sexta-feira, 12 de abril de 2013

Proposta de lei do governo vai aumentar o preço da água

A proposta de lei que o governo aprovou ontem quinta-feira, dia 11, tem como consequência o aumento do preço da água na esmagadora maioria dos municípios. No caso de Barrancos, que tem um dos tarifários mais baratos a nível nacional, a fatura da água poderá aumentar entre 30 a 50%.
A  proposta de lei, ora aprovada, estabelece o  regime jurídico dos serviços municipais de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos, modificando os regimes de faturação e contraordenacional.
De acordo com a nova legislação, compete ao regulador (ERSAR) proceder ao controlo e "harmonização dos tarifários" - a chamada tarifa única, como na luz, que estava previsto desde há cerca de dois anos.

6 comentários:

Anónimo disse...

É impressão minha ou Barrancos não tem as mesmas condições sócio-económicas que os restantes municípios para suportar tal aumento? E em termos de qualidade, acham realmente que temos qualidade para aumentar o custo da água?

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Com esta lei petende-se unfirmizar os tarifários de água, tal como já existe com a luz, e neste caso as "condições socioeconómicas" não foram tidas em conta.

O preço da luz em Barrancos é igual a Lisboa, Porto, etc...
Com a água vai acontecer o mesmo, num prazo muito curto.

Cpts

Anónimo disse...

tenho é pena de ver, saber e sentir que a água fora de barrancos tem um custo superior, mas também sou o primeiro a referir que também a sua qualidade é superior

Anónimo disse...

Eu acho que seria justo esse aumento se tivessemos condições sócio-económicas e água com boa qualidade,ou seja a água que sai das torneiras em barrancos não presta para beber e quando chegamos à época de verão ainda piora mais situação.

Jacinto Saramago disse...

Caro(a) anónimo(a) das 00h29: Lamento desiludir, mas muito em breve os tarifarios deixem de ser aprovados pelas CM e passam a ser aprovados pelo ERSAR, entidade reguladora, tal como acontece com a luz.
Volto a referir, para quem não compreendeu: o govefno pretende criar preço único para a água igual em todo o país. Isto é, você em Barrancos, vai pagar o m3 igual que outro cliente em Lisboa, em Faro, no Porto.... Já sucede com a luz há muitos anos, e ninguém levantou a questão das alegadas condições socioeconómicas, que neste caso serão ignoradas.

Cpts

Anónimo disse...

essa das capacidades económicas é uma comédia! se temos dinheiro para estar um fds inteiro a beber cervejas também temos dinheiro para pagar as nossas contas de casa! Larguem os vícios...