quinta-feira, 14 de março de 2013

Estão a "furtar óleo alimentar usado em Barrancos"?

Vários jornais nacionais e regionais, citando a Resialentejo, têm dado destaque ao "aumento exponencial de furtos de óleo alimentar usado e depositado por empresas e particulares nos oleões de que é proprietária e estão instalados nos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura e Serpa."
Em Barrancos, soube o eB, não tem havido qualquer furto de óleo usado, muito menos o "aumento exponencial" citado na notícia alarmista.
Na vila de Barrancos, só resta o oleão que se encontra na  Estação de Transferência de RSU, situada na Eira de Carrasco.  Os outros dois desapareceram ou foram retirados pela empresa gestora (Resialentejo). O que estava no Miradouro "desapareceu" há mais de três meses e o outro, que estava na zona do Mercado Municipal, ficou danificado aquando das obras do centro de saúde, não tendo sido substituído.

6 comentários:

aeloy disse...

O pior é que quem o está a furtar está a inutilizá-lo, dado que o oleo usado só pode ser utilizado como aditivo do diesel, ou até como seu substituto após tratamento físico-químico, que é complexo e não pode ser levado a cabo por um #esperto#, mas em unidade industrial, com equipamento próprio.
E certamente não pode ter qualquer outra utilização!
António Eloy

Anónimo disse...

Sr Eloy, se o estão a roubar por algo será, não iam ter trabalho para nada digo eu.
Quanto em Barrancos não haver local proprio para depositar o óleo é ridiculo e inadmissivel, isso significa que o óleo (na sua grande maioria) está a ser depositado no esgoto, o que é muito mau, perigoso e prejudicial para o meio ambiente

Fatima Godinho disse...

Eu uso o oleo alimentar usado para fazer "sabão", este(o oleo usado) também tem mais utilidades que podem ser feitas em casa e sem grandes "requesitos"!!! Quem sabe se não há mais pessoas a fazer o mesmo por causa da "crise"!!! :)

Anónimo disse...

Fátima, seria de interesse um post para explicar essa táctica melhor. A mesma poderia ser ensinada na escola aos nossos jovens numa pequena actividade. Seria bom falar com o professor ico, ele de certeza que pelo bem do ambiente alinha. fica a dica

Fatima Godinho disse...

Eu aprendi a fazer sabão com o meu filho mais velho, também aluno da escola cá em Barrancos, pesquisámos no google e partimos na aventura... Hoje em dia basta um clik para obtermos a informação que queremos mas sem duvida que seria interessante que os alunos, pelo menos os mais crescido aprendessem ou ficassem com a ideia, é uma tarefa perigosa pois para a sua elaboração necessita levar soda caustica entre os igredientes e dai os mais pequenos não poderem partilhar desta tecnica.

aeloy disse...

Pois informei-me melhor que este oleo usado é vendido em Espanha, para re-utilização(após tratamento).
Ou seja é um valor, que devido a adequada (em Espanha) tarificação estamos a perder(excepto os bandidos que o roubam).
A re-utilização doméstica pode ser uma opção, mas com problemas associados e julgo que a relação custo/benefício é pequena, mas claro é melhor que despejá-lo no esgoto. Na falta de oleão deverá ser colocado com o lixo doméstico! (em garafa fechada, claro.
António Eloy