sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O “curral do concelho” de Barrancos: onde era e para que servia?

A propósito da notícia sobre a Adua de Barrancos, falamos aqui pela primeira vez dum local hoje inexistente: o “curral do concelho”.
Estamos agora em condições de confirmar, graças a um leitor atento do eB, que o “Curral do Concelho”, se situava no espaço hoje ocupado pelo Mercado Municipal, desde 1972, sendo aí que eram entregues os animais apreendidos pela GNR na área do município. Os donos seriam depois notificados pela Câmara Municipal para pagamento de multa e levantamento do gado. O animal não reclamado, ficava na Adua em nome do Município, à espera de melhor dia.
Mercado Municipal de Barrancos - construído no antigo "Curral do Concelho". Foto: Arquivo eB

2 comentários:

Anónimo disse...

este cural do concelho deveria novamente ser estabelecido, existem infelizmente muitos animais soltos por barrancos invadindo terrenos privados e no meio das estradas tronando-se um perigo publico.

romcadur disse...

Sim era ai parte do Curral do Concelho, no sítio onde está o edifiio do peixe e dos talhos no lº andar era a casa de minha avó paterna, Tia Constantina boas recordações pois havia uma figueira que dava para o curral e da qual eu devo ter comido uma grande percentagem de figos, antes porem de ser mercado este local foi a central electrica que gerou energia para a vila durante alguns anos. Evoluções