sábado, 6 de outubro de 2012

O olival barranquenho em outubro 2012

As chuvas da semana passada arrebitaram o olival e fizeram crescer a azeitona, que já está boa para machacar.
Não será um ano de muita zafra, mas há zonas com olival carregado. Vamos ver se aguenta até meados de novembro, quando começa a campanha de 2012/13.
O olival...
  ... a oliveira...
... e as azeitonas. Fotos: eB, 01out2012

10 comentários:

Anónimo disse...

Depois é tão má paga na cooperativa (que tem lucros exurbitantes todos os anos...) que mais vale ficá-la na oliveira para os zurzais a comerem, pelo menos poupa-se trabalho!

Anónimo disse...

Mas afinal o que se passa na cooperativa agricola de moura e barrancos que sempre que chega a altura das campanhas de azeitonas começa o pessoal todo a queixar-se? Como é possivel alguns sócios e quem lá trabalha (sejam em moura, sobral ou barrancos) estarem contentes e "ricos" e os restantes nem apanharem a azeitona porque não compensa? Alguem tem resposta a esta problemática, algum sócio pode explicar? É que a CAMB nos últimos anos tem apresentado lucros consideráveis atendendo inclusive aos insvestimentos realizados (que em barrancos não tem sido)

romcadur disse...

O olival tradicional está a desaparecer, estre outras questões está a mão de obra que fazendo contas não dá a receita para a despesa.
Por outro lado, as novas arvores já viradas para a produção intensiva, quer na forma de plantio, com a finalidade da colheita automática, quer ainda na produção de arvores já com resistência ás pragas.
É assim como tudo no planeta vai correndo, há poucos séculos eramos metade da população e sem maquinarias dava para apanhar os frutos e ate para oferecer aos familiares e amigos, hoje o planeta esta superpovoado e para além dos milhões que passam fome, há que descobrir maneira de a matar aos que comem.

Anónimo disse...

Romão vai comer um prato de azeitonas mas sem tinto... eheh

"(...) eramos metade da população e sem maquinarias dava para apanhar os frutos e ate para oferecer aos familiares e amigos, hoje o planeta esta superpovoado e para além dos milhões que passam fome, há que descobrir maneira de a matar aos que comem (...)"

mais uma razão para apanhar a azeitona e não fica-la nas oliveiras, ou a azeitona e o azeite não mata a fome a esses que refere no seu comentário?
Juro que não percebo

Anónimo disse...

Pergunto eu, quê interesses serve a Cooperativa Agricola de Moura e Barrancos? O dos sócis garanto-vos que não é

Anónimo disse...

É uma vergonha esta cooperativa, mas o mais grave é terem levado a produção de Barrancos para Moura, quem foi ou foram os responsáveis por isto, porque motivo, alguem sabe?

Anónimo disse...

É pena que as assembleias sejam em Moura. Aí sim o local apropriado para tirar todas a duvidas possíveis e imaginárias. Uma coisa é certa: Tudo que envolve o olival hoje em nada ou pouco tem a ver com o que se passava no olival há 30 anos atrás.
Como posso equiparar-me eu que tenho 1ha em Barrancos a um que tem 1000ha em Moura? Se a mim me pagarem e 0,30E perco dinheiro ao outro pagam-lhe a 0,15E e é capaz de ganhar dinheiro. E contra isso não há nada a fazer... É igual para tudo...
Cumprimentos de um sócio da Cooperativa.

Anónimo disse...

Anónimo de 9 de Outubro de 2012 22:04, sócio ou péssimo gestor agricola eis a questão...
Fazer Assembleias em Moura está bem porque é a sede, mas não podem ir fazendo algumas noutras zonas, para não ser tudo centralizado em Moura, para não serem os socios de "fora" sempre os que se têm de deslocar, por exemplo.
Quanto ao preço, recordo-lhe a si também que não lhe pagam a azeitona a 0.30 igual que a um sócio de moura não a pagam a 0.15, e que não é relevante a dimensão do olival para o preço a pagar pela azeitona

Anónimo disse...

Peço desculpa ao anónimo de 10/10 das 10h:18m, mas não entendeu o meo raciocinio. Eu disse que para tudo é preciso dimenção se não não matamos a fome! E quanto a péssimo gestor agricola, não entendo?!!!!! Apresente-se e pode ser que tenha alguma coisa a ensinar-me... no te hode!!!!!
Cumprimentos...

Anónimo disse...

caro anonimo de 11 de Outubro de 2012 19:36, o seu raciocinio foi misturar preço a pagar pela produção com a dimensão da mesma o que esta errado! Pela sua conversa é dos que tem uma oliveira no quintal e mesmo assim fica à espera que venha o seu vizinho apanhar a azeitona. Ahh e por curiosidade diz-se "NO TE JODE" em vez de "no te hode" seu criador de burros sem patas