segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Gás de xisto em Barrancos?

A descoberta de gás de xisto (ou shale gás) e a possibilidade da sua exploração, está a despertar o interesse da comunidade científica e das grandes companhias petrolíferas mundiais.
O xisto de Barrancos é reconhecido e valorizado para uso em pavimentos e revestimentos, desde há séculos. 
Será que o nosso subsolo xistoso também tem reservas de gás, com potencialidades para exploração? Haverá alguma empresa interessada na prospeção em Barrancos?
Taludes de xisto de Barrancos. Foto: eB, 10out2012

3 comentários:

Anónimo disse...

Era bom que tivesse potencialidade para exploração. Mas tal como o petróleo em portugal, a sua extracção não compensam, as reservas devem ser mínimas, comparadas com países como os Estados Unidos, China, Canada e Argentina, penso eu.
Mas ter a água dos lençóis freáticos contaminada e sismos na nossa região é uma coisa que não me agrada.

Cumprimentos

Anónimo disse...

e a péssima qualidade da água, repararam esta manha na quantidade de terra que a mesma tinha? Afinal tomamos banho para ficar asseados ou ainda mais sujos? que tristeza

aeloy disse...

Quanto ao gás de xisto, ele representa uma ameaça ambiental real e muito perigosa, visto que na sua exploração é utilizada água com reagentes químicos. Esses reagentes penetram no solo, nos colectores de água potável das cidades e de Barrancos!!1, mas isso não é tudo. Para obter esse gás é necessária uma perfuração horizontal contínua, ou seja tem que se perfurar permanentemente uma área enorme.
E, ainda, o gás de xisto é um subproduto, um fóssil que não atingiu os milhões de anos de maturação de outros fósseis e por isso apresenta um coeficiente calorífero muito degradado.
Em muitos países está-se a estabelecer moratórias em relação à exploração deste produto, e como é obvio a Portugal chegará mais depressa, isto é nunca, o petróleo em Alcobaça.
Julgo que esta notícia devia ir para o 1º de Abril...
António Eloy