sábado, 22 de setembro de 2012

Selo do carro está a provocar caos nas finanças

Centenas de milhares de proprietários de automóveis estão a ser notificados pelas Finanças para fazerem prova do pagamento do selo do carro em 2008.
Em Barrancos, soube o eB, há cerca de meia centena de proprietários notificados, que não conseguem fazer a prova do pagamento do selo de automóveis que já não possuem. Há pessoas notificadas para pagamento de selos de dois ou mais automóveis, vendidos em 2007 e 2008, que ainda não foram objecto de registo da venda por parte dos novos proprietários. Alguns, cansados e não conseguindo fazer prova da venda da viatura, optaram por pagar. Nalguns casos, mais de € 100,00.
O eB conhece casos de pessoas que, tendo verificado no Portal das Finanças que continuavam proprietários de automóveis vendidos há anos, procederam ao pedido de abate junto do IMTT, em 2008, 2009 ou 2010. Nestes casos, basta dirigirem-se às Finanças acompanhados do documento comprovativo do pedido de abate, para regularização da situação.
Os proprietários notificados pelas Finanças que, comprovadamente, não possuam o automóvel desde 2008, devem dirigir-se ao IMTT e pedir o abate do veículo. Em alternativa, caso conheçam o novo dono, deverão pedir para regularizar a situação, pagando a dívida em atraso e registando o automóvel em seu nome, sob pena de abate do veículo. Parece fácil, mas vai haver muitos problemas. E muitas dores de cabeça!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que tenho ouvido, ha casos de proprietarios com valor a pagar de mais de 500.00 euros, e o mais grave é que têm mesmo de pagar, independentemente de reclamar ou não.
A grande culpa a têm tido os vendedores de automoveis com quem essas pessoas trocaram de carro, pois não adoptaram os procedimentos corretos, ficaram com os carros velhos para revenda, acabaram por vender a quem nunca os colocou em nome deles nem lhes tirou o selo, dai agora este GRANDE PROBLEMA para quem não tem culpa e fez tudo legalmente

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:

Conheço pessoalmente casos complicados: um já pagou mais de 100 euros, por uma viatura que não tem desde 2007; outro, continua com dois carros registados em seu nome, mas vendidos em 2007 e 2008; outro com a notificação para pagamento de 300 euros!! A nível nacional são quase um milhão de contribuintes com problemas semelhantes, segundo as notícias da comunicação social de hoje.

Cpts

Anónimo disse...

Sempre dá jeito às Finanças haver problemas, é mais uns "erois" que vão direitinho ao bolso do nosso "amigo" Gaspar!!! Grande cambada de ALDRABÕES!!! Em cada azinheira que tem o alentejo, uma boa corda, chegava e sobrava para cada um que tá em Belem e nos arredores!!!
Até a próxima...

Anónimo disse...

Se as seguradoras só passassem os seguros em nome dos proprietarios dos veiculos, estas coisas não passavam... mas como só queremos encher os bolsos. Falo por experiencia propria, tive um carro em meu nome e o seguro em nome de outra pessoa (durante 8ano).