segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Lembranças da Festa de Barrancos de há 20 anos (1992)

Planta do recinto do baile no Quintalão de Festas (antes da remodelação), quando ainda havia mesas e cadeiras, ao preço de € 4,00 (800 escudos, em moeda da época).
Planta do baile da Fêra de 1992. Fotomontagem: eB.

17 comentários:

Anónimo disse...

Nesses tempos é que os bailes eram bonitos.

Anónimo disse...

Pois claro que sim, tinhas até de pagar para te poderes sentar imagina bem... se me disse-se que estavam cheios de pessoas não vê como acredito.
Neste momento não estão nunca cheios e um dos grandes culpados, além das pessoas que entendem não ir aos bailes, é quem licencia/autoriza os bares a funcionar até às 4h com musica ao vivo (incomodando tudo e todos...)

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
O segundo parágrafo do anónimo/a das 09h09 levanta uma questão pertinente que merece uma reflexão. Aliás, toda as "nossas" festas merecem reflexão e serem repensados alguns, vamos charmar, "rituais".

Porquê não vamos aos bailes, com entradas grátis?

Porquê a praça (animadora) enche, mas a maioria dos jovens (falo em geral) prefere "ficar fora"?

Porquê música pimba na praça (animadora) e no baile?

Porquê preços tão altos para as bilhetes dos tabuados, enquanto o preço dos touros é metade de há 20 anos? (em 1992 os touros custaram 2 mil euros, hoje talvez não chegue aos mil!!!);

Porquê?
Porquê?

Contributos para o debate precisam-se e já foram solicitados em 2011.

romcadur disse...

Todos devemos pensar um pouco nas interrugações que o bloguista põe, para bem de uma "fêra" que não fira ninguém e na qual se cumpra os estabelecido.

Porquê não vamos aos bailes, com entradas grátis?

Porquê a praça (animadora) enche, mas a maioria dos jovens (falo em geral) prefere "ficar fora"?

Porquê música pimba na praça (animadora) e no baile?

Porquê preços tão altos para as bilhetes dos tabuados, enquanto o preço dos touros é metade de há 20 anos? (em 1992 os touros custaram 2 mil euros, hoje talvez não chegue aos mil!!!);

Porquê?
Porquê?
Quem faz o bailaricos e sempre fez é a juventude não são os de 50/60 ou mais.
Se há outos lugares que oferecem maior qualidade e melhor ambiente, é claro que é para ai que os jovens vão.
SUGESTÃO: Explore-se a noite na praça, com todas as valênias, boa música, dança, bebidas etc.

Está claro que para manter os jovens ou menos jovens no ambiente festivo, terá de haver qualidade, não "PIMBA".

Porque os bilhetes tão altos nos tabuados?

Bem há anos a esta parte, entendeu-se que os menos abastados, ficariam em baixo e não pagariam. O que se observa hoje? Os abastados e os forasteiros dificilmente pagam, assim o resto é que suporta os custos.

SUGESTÃO: Feche-se a praça de forma a que toda a pessoa que lá entre para a corrida tenha que pagar, o mesmo acontecendo para o espectéculo à noite, Assim devidiremos os custos por todos e será mais barato o bilhete. Não nos esqueçamos que no dia 15 de Agosto já havia bancos na praça. O que me criou muita vontade de fazer o lume de 24 de Dezenbro.

Esta contribuição de opinião, não esquece os reformados e outros para quem haveria sempre, se não isenção, pelo menos, um pagamento simbolico.

Quanto aos Bares, estão licenciados, não para exederem os decibeis com som estridente e inómodos da visinhança até de manhã, mas para desenvolverem o seu negócio "legalmente".

Anónimo disse...

Porque a comissão de festa permite que as pessoas reservem lugar no tabuão com garrafas de plastico cheias de areia? será que ainda não se aperceberam que muitas garrafas estão a apanhar o sitio para ser ocupado após ser largado o primeiro touro?
Se me permitem a sugestão, no próximo ano fique um elemento da comissão de festas em cima de cada tabuão no periodo das 15h até ao inicio da tourada, proibindo as tais garrafas e permitindo que as pessoas à medida que cheguem ocupem o seu sitio e o reservem lá sentados, verão que os tabuões geram muito mais receitas do que até então...
Ocupam o lugar com garrafas, depois sobem-se após ser largado o primeiro touro ou aquando do primeiro par de bandarilhas vendo a faena sem pagar!
Reservam 7/8 lugares (para a amiga X, a amiga Y, a prima que vem de fora, a tia, etc etc) depois não aparecem e sicam os lugares por vender, que outras pessoas poderiam tê.los ocupado e pago mas que no entanto estavam reservados com... garrafas de agua cheias de areia!
Ponderem isto também

Anónimo disse...

Há 20 anos se dava mais valor a fêra do que se dá hoje. Hoje as toradas são uma palhaçada, 15 euros por dia para quem vai ao tabuão ver touradas que duram 15 a 20minutos. os touros até são bons, mas os toureiros não sabem fazer nada deles, ainda não sairam dos curros e já os querem matar!

E para além disso onde uma imperial vale 1 euro?? os comerciantes aproveitam a fêra para encherem os bolsos de dinheiro, e já que é assim, com o cara que são as bebidas deviam apenas ter licença te as 2 da manha. e nos bailes se tivessem o preço das bebidas razoavel de certeza que se enchiam... é a minha opinião, mas como eu não mando nada...

abraço jacinto e parabens pelas noticias que tens metido, que para quem esta longe e não pode ir a fêra se sente como se ai tivesse.

romcadur disse...

Caro Jacinto, iso é um tema quente, mas válido para que se possam apanhar opiniões.

Cabe-te ati ser o coordenador das ideias, pois só tu podes ler tudo.

Quando falei há pouco do aproveitamento do espaço PRAÇA, não me esquei dos duas soiedades, RICOS e POBRES, que felizmente hoje estão longe da realidade.

No entanto, também para esse espaço pode haver soluções, acordadas com as AG e Dire. os sócios são prioritários o resto pagaria bilhete igual ao da praça sendo uma fatia para a comissão e outra para a Sociedade no sistema de capacidade subrante de lugares.

Não é difíil fazer quatro tampões, com portas largas quando neessário e estreitas quando devem ser para controlo, os sócios de cada sociedade tem um cartão que o identifica e pronto o resto, paga para entrar no recinto de feira quer para a tourada, quer para o espetáulo. Quatro portadas controladas e tudo com lugares numerados, acabava-se com os gentios no chão, dignificando assim as faenas inlusivé com as pessoas em pé que não deixam ver os espectáulos. Sim senhor e porque não mesas, onde as familias se podes sentar a beber e comer.

Estas ideias não passam de ideias, outras te mandarei se surgirem.

Já agora uma confidênia(pública) tenho um esboço em PC da remodelação da praça que um dia deste te ofereço.

Anónimo disse...

Variedades e bailes no parque de feiras,problema resolvido e vejam exemplo em abril e com muito boas condições.....................

Anónimo disse...

A unica coisa boa das touradas são os paus, a adrenalina que se sentem ao ser roçado pelo animal, o nervosinho miudo ao vê-lo ali tão perto de nós quando estamos agachados no chão, falo por mim e por mim só, se me tiram isso nunca mais vou a uma tourada, pois de tourada ñ tem nada, 2 touros, 20M, com sorte 30M, para o preço que pedem, é gozar com quem paga bilhete.

Anónimo disse...

O futuro de qualquer festa é a centralização, nós vamos demorar a chegar lá, mas estou convicto que chegaremos. A ExpoBarrancos é um bom exemplo disso.

Anónimo disse...

Na minha opinião as forças vivas de Barrancos devem juntar forças para que a festa continue!!!! Claro que certas coisa devem ser mudadas!!Nas muitas ideias que tenho vou dizer só uma !!! Dia 28 há tempo suficiente para montar um bom palco ( não aquele que é montado agora ) e trazer um grande nome da musica Espanhola ou um bom artista Português !!!Aproveito também para desejar muita sorte há nova comissão de festas !!!!
Ass: Sérgio Alcario Portimão.

Anónimo disse...

Sim um bom artista Português, mas estão a melhorar de ano para ano espero que assim continuem para as comissões seguintes... Há anos atrás era sevilhanas, banda, sevilhanas, banda, sevilhanas ... na minha opinião AINDA BEM QUE MUDARAM MAS PARA MELHOR. Continuem assim.

Anónimo disse...

Sim continuem assim, antes era por demais sevilhanas e + sevilhanas banda e + banda... era O descalabro total.

Anónimo disse...

Fogo tanto criticam de ser muitas sevilhanas e depois nos bares durante esses 4 dias é o que se ouve e estão sempre cheios que nem se cabe... afinal o que está mal é o tipo de música? Não me parece...

Anónimo disse...

Sim o anónimo das 17:50 tem razão nessa parte dos bares, mas na praça antes era por demais só sevilhanas fogo! ainda bem que mudou isso.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 17:50 acho que tem toda a razão,mas na minha openião acho que o que o pessoal quer,é cante e não danças...

Anónimo disse...

Sim este ano foi diferente mas para melhor