sexta-feira, 13 de julho de 2012

Governo retira subsídio de transporte aos estudantes do ensino secundário

Os estudantes do ensino secundário poderão ficar sem "passe escolar" (desconto nos transportes) no próximo ano letivo, caso seja aprovada a proposta do governo que se encontra em apreciação pública.
A proposta de decreto-lei que regula o regime de frequência e de matrícula no ensino básico e altera o artigo 3º do  Decreto-lei nº 299/84, passa a dispor que "o transporte escolar é gratuito até ao final do 3º ciclo". Ora, tendo em conta que a escolaridade obrigatória foi alargada até ao 12º ano, a partir do ano letivo 2012/13, ficam de fora dos apoios todos os alunos dos 10º ao 12º anos!
Recorda-se que o Município de Barrancos vem comparticipando as despesas com transporte escolar os alunos do ensino secundário em Moura, no âmbito duma medida municipal que poderá ser ser obrigado a anular, caso venha a ser aprovada a proposta do ministério da Educação.
Camioneta "da Barranquense". Fonto antiga retirada daqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

É no minimo, mais uma medida ridicula! Vão somente potenciar a desistência dos alunos em continuar a frequentar o ensino secundário, e acho mal se a nossa autarquia faz isso, mesmo que a medida seja aprovada pelo governo. Somos quiçá, o único município onde os alunos para frequentar o ensino secundário têm de se deslocar a uma escola tão distante da sua residência (no nosso caso e escola com ensino secundário mais perto é em Moura a uma distancia de 100km/dia), já por não falar dos horários...
Lembrem-se que cada caso é um caso, e esta situação é muito diferente na periferia da cidade de Lisboa do que em Barrancos

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:

1- A proposta legislativa citada na notícia vai no sentido de eliminar o “passe social” aos estudantes do ensino secundário.

2 – Num ano em que se inicia a escolaridade obrigatória até ao 12º ano, esta medida legislativa vai um pouco ao arrepio do bom senso. Talvez seja um lapso do legislador!

2 - Entretanto, tal como o município de Barrancos, vários outros municípios nacionais vem comparticipando nas despesas com transporte escolar dos 10º a 12º anos, com recursos próprios, sem qualquer contrapartida governamental.

3 – A eliminação da legislação que “autoriza” a criação de mecanismos de apoios poderá implicar a anulação das comparticipações municipais, por inexistência de norma habilitante. Isto é, os municípios passam a ser incompetentes neste domínio da ação social!
Espera-se que isto não suceda.

Cpts
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Bom dia, no caso da proposta ser aceite, tambem deixariam de pagar o passe para aqueles que frequentam a escola profissional? É que eu sou um desses estudantes e gostaria de saber. Obrigado.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor, em resposta ao anónimo/a das 8h40:

Provavelmente sim, mas o ensino profissional tem, por enquanto, regras específicas e o seu financiamento, até 2014, está assegurado pelo Fundo Social Europeu (FSE).

Cpts