terça-feira, 29 de novembro de 2011

Barrancos já tem novo Centro de Saúde

O ministro da Saúde, Paulo Macedo e o Presidente da Câmara Municipal, António Tereno, presidiram ontem à inauguração do Centro de Saúde de Barrancos, instalado no edifício da antiga escola primária nº 2, situada frente ao Mercado Municipal.
A inauguração oficial - descerramento da placa - foi precedida de uma visita guiada às instalações, que o ministro fez questão de conhecer, seguindo-se as boas-vindas apresentadas pela anfitriã da casa e diretora do centro de Saúde, Isabel Barreto. 
Na recepção, o presidente da câmara de Barrancos, depois de ressalvar a importância da parceria entre a "Câmara Municipal e a ARS Alentejo vs ministério da Saúde, para a conclusão deste projecto",  fez questão de alertar o "senhor ministro"  para a necessidade de alargamento do horário de funcionamento do centro de saúde, que "não pode ficar limitado ao período 8h30/17h30". Para isso,  relembrou, a equipa de trabalho do  "nosso centro, precisa de mais um médico", para apoiar a Drª Patrícia Vilela, única médica de família no serviço (dias de semana) e do Dr. Francisco Alcayde (fins-de-semana).
Na resposta, o ministro, que parecia conhecedor da nossa realidade sobre os rácios de pessoal médico/enfermagem/utente, "que estão na média nacional", reconheceu que para "colmatar períodos de férias, doenças e outras ausências, o ideal seria a existência de dois médicos", possibilidade sobre a qual não se comprometeu. 
As novas instalações começam a funcionar hoje, sendo os primeiros doentes atendidos a partir das 8h30, depois concluídas as mudanças dos equipamentos médicos e de enfermagem, e toda a logística técnica e administrativa.
Este novo Centro de Saúde dispõe de 3 gabinetes de consulta, um gabinete de enfermagem, uma sala de tratamentos, gabinete de Saúde Pública/Ambiental e respectivos Apoios, e disponibilizará as valências de Medicina Geral e Familiar, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Enfermagem.
O novo Centro de Saúde de Barrancos, tem sede na Rua Duque de Cadaval, podendo ser contatado pelo Telf. 285 950 090 (nº novo)
Ministro da Saúde, Paulo Macedo e o Presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno
Paulo Macedo e António Tereno
Placa celebrando o acontecimento
Presidente da CMB, Ministro da Saúde e Presidente da ARS Alentejo, José Noronha Robalo 
Mesa de Honra, no momento das boas-vindas apresentadas pela Directora do Centro de
Saúde de Barrancos, Isabel Barreto
Entre as entidades oficiais e convidados presentes, Dr. Francisco Alcalde (ao centro, de óculos de sol)
Drª Patrícia Vilela, médica de família de Barrancos

Sem comentários: