sexta-feira, 11 de março de 2011

Centro de Saúde de Barrancos vai perder enfermeiros

O Centro de Saúde de Barrancos poderá perder dois, dos três enfermeiros que tem actualmente ao seu serviço.
A redução do pessoal de enfermagem do nosso centro de saúde será o resultado da aplicação do cálculo de dotação previsto no acordo assinado entre o ministério da Saúde e a Ordem dos Enfermeiros (Guia de Recomedações), que começa a ser aplicado nas cinco regiões de saúde ainda este ano.
De acordo com o Guia de Recomendações, a dotação será de um enfermeiro por 1550 utentes ou 350 famílias. O centro de saúde de Barrancos, com cuidados primários, que não terá mais de 1900 utentes, poderá ficar então com apenas um, ou dois enfermeiros, neste último caso se forem atendidos outros factores, tais como as características da população que serve, maioritariamente envelhecida.
De salientar que as obras do novo centro de saúde de Barrancos estarão concluídas até finais de Maio próximo, tendo inclusive sido contratada uma nova enfermeira há menos de dois meses.

2 comentários:

Burro Celestino disse...

Boa tarde Jacinto!
Correndo o risco de contrariar muita gente, sempre fui da opinião que Barrancos não precisava de novo centro de saúde, na minha opinião o que falta a Barrancos é matéria humana, e é caso para dizer que vamos ter um grande, novo e belo centro de saúde, sem profissionais para trabalhar e tirar o máximo proveito das novas instalações.
Permite-me duvidar também dos 1900 utentes que tem o centro de saúde, mas os sensos nos trarão certamente mais clareza a esse respeito.
Cumprimentos a todos.

romcadur disse...

Nos factores de ponderação para o acordo entre a DRS e o Guia de Recomendações terá havido a atenção de meter a variável distancia(isolamento) da povoação, é que o hospital mais próximo está a 100 Km e todos sabemos que nesse trajecto acontece de tudo, desde partos a mortes.

As pessoas que fazem estes estudos de rácio tem que ter estes factores em conta se não os tiverem, estão errados os calculos e ai é necessário conversar com quem de direito para realçar e rectificar.

Um técnico como um enfermeiro/a está preparado para salvar uma vida e aqui o tempo é importantíssimo e como sabemos ó espaço está directamente lidado ao tempo.

Que alguém faça este alerta as autoridades competentes para não deixar Barrancos desguarnecido do essencial, não se pretendem luxo mas sim o mínimo.