quinta-feira, 3 de março de 2011

Censos 2011 - Informação à População

A pedido da delegada local do INE para os Censos 2011, publica-se a informação sobre o assunto:
O objectivo dos Censos 2011 é o de recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como, todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional e a resposta é obrigatória por Lei.
Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários.
Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados.
As respostas aos Censos 2011 devem ser dadas em Março/Abril, tendo por referência o dia 21 de Março («momento censitário»).
Pela primeira vez, em Portugal, a resposta aos questionários pode ser dada pela Internet e não apenas através do tradicional preenchimento em papel.
Como decorrem os trabalhos de campo?
Todas as residências são contactadas, por um recenseador, para entrega da documentação relativa à operação: os questionários em papel e um envelope fechado, contendo os códigos de acesso para a resposta segura pela Internet.
A documentação é deixada na caixa do correio, no caso de os moradores se encontrarem ausentes.
A resposta aos Censos tem início a 21 de Março de 2011.
Se optar por responder pela Internet o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado por sms de que a sua resposta já foi dada.
Caso opte por preencher os questionários em papel o recenseador voltará à sua residência para recolhê-los.
À medida que forem dadas as respostas, em algumas freguesias do país é reinquirida, presencialmente, uma pequena amostra da população para controlo da qualidade. Nestes casos, o contacto será, igualmente, efectuado por um recenseador do INE, devidamente identificado, que lhe prestará todos os esclarecimentos.
Trabalhos de campo
Os trabalhos de campo dos Censos 2011 decorrem no período de 7 de Março a 24 de Abril de 2011.
Os trabalhos de campo obedecem às seguintes fases:
Fase 1: De 7 a 20 de Março: Distribuição da documentação aos cidadãos
Fase 2: De 21 a 27 de Março: Resposta só pela Internet
Fase 3: De 28 de Março a 10 de Abril: Resposta pela Internet e em papel
Fase 4: De 10 a 24 de Abril: Resposta só em papel
Porque é importante responder aos Censos?
Os Recenseamentos da População e da Habitação, vulgo Censos, são a maior operação estatística realizada em qualquer país do mundo, assumindo os seus resultados grande importância para o conhecimento da população e do parque habitacional.
A informação censitária é determinante para os governos centrais, regionais e autarquias, para empresas, para outras entidades públicas e privadas, para investigadores e para cidadãos em geral.
Os Censos proporcionam um quadro de informação completo e pormenorizado; trata-se de uma operação estatística única, que permite contar e caracterizar todas as pessoas e todas as habitações e edifícios habitacionais, existentes no país.
A informação disponibilizada pelos Censos é, pois, de grande utilidade para a definição de políticas a nível regional e local e para o planeamento de infraestruturas e serviços essenciais à população.
Responder aos Censos é o exercício de uma cidadania activa
A resposta aos Censos é, simultaneamente, um direito e um dever de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor desse retrato e das medidas que, a partir dele, forem tomadas.

5 comentários:

Anónimo disse...

"A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional e a resposta é obrigatória por Lei". Peço imensa desculpa mas se eu não quiser responder, ninguem me vai obrigar porque não me parece que este "obrigatório por lei" seja bem assim... Alguem que explique melhor

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Caro anónimo, sendo a "resposta obrigatória, por Lei", o não cumprimento desta ou a falta de colaboração constitui crime!

Em 2001, sendo o autor deste blogue, o delegado local do INE/Censos, fomos confrontados com dois ou três conterrâneos que se recusavam a prestar informação aos recenseadores. No entanto, o bom-senso e o diálogo contribuiu para a resposta.

Sei de casos onde foi necessário a interenção das autoridades policiais para recolha dos questionários e obtenção de resposta, inclusivé com detenções de pessoas que se negavam a contribuir.

Finalmente, caso queira estar melhor informado, e já que possui acesso à internet, sugiro que faça uma "ronda" pelo site CENSOS 2011.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

"o bom-senso e o diálogo contribuiu para a resposta" sem dúvidas que esta é a melhor opção!
Muitos podem recusar-se este ano sob forma de protesto contra determinados factos, efim...

Anónimo disse...

Só para dar uma informação se me permite:

Vejam este link:

http://economico.sapo.pt/noticias/fugir-aos-censos-da-multa-ate-3700-euros_112671.html

Não convém fugir...Eles andam à procura de €€

H.A.

Anónimo disse...

De acordo com o link da H.A. "dá multa até 3.700 euros"...
Pergunto eu: desde quando um trabalhador a recibos verdes, é considerado um trabalhador por conta de outrem? Qual é o valor da multa para quem assim o decidiu?`
Têm vergonha de ser o pais da europa com mais trabalhadores a recibos verdes, ou mesmo o pais com mais aposentados a trabalhar neste regime (a grande maioria para o governo) quando se tem um elevado numero de desempregados, é isso?
Obrigado pelo desabafo...