domingo, 16 de janeiro de 2011

Voluntários de Barrancos participaram na contagem de coelhos

"Cinco Voluntários de Barrancos participaram durante o mês de Julho de 2010 num projecto de investigação a nível europeu (projecto TESS), onde foram responsáveis pelo recenseamento da população de coelho-bravo numa área piloto.
O projecto TESS – Transactional Environmental Support System é um projecto financiado por fundos europeus no âmbito do Sétimo Programa Quadro da União Europeia, que tem a duração de 30 meses (Outubro 2008 - Março de 2011) e que conta com a participação de 14 instituições de 10 países europeus. Portugal é um dos países envolvidos nesta iniciativa, encontrando-se representado pela empresa ERENA, S.A..
A experiência decorreu com enorme sucesso, sendo de destacar a rápida adaptação à metodologia e ao equipamento evidenciada pelos voluntários e, principalmente, o facto dos resultados por eles obtidos não diferirem significativamente dos obtidos pela equipa de especialistas. Estes resultados mostram que iniciativas deste género podem e devem ser estimuladas uma vez que contribuem para o envolvimento das populações locais em questões relacionadas com a conservação da natureza e da biodiversidade, e ao mesmo tempo podem ter um impacto social muito positivo ao promover a criação de ocupações temporárias ou mesmo permanentes em zonas economicamente deprimidas."

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem foram esses voluntários, conhecen-se nomes?

Jacinto Saramago disse...

Cro/a anónimo/a
Não sei quem foram, mas se for assim tão importante conhecer essas pessoas, deve pedir essa informação aos promotores do projecto TESS seguindo o link do texto.
Cpts.
Jacinto Saramago