quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O caso do mapa: Aqui, em Barrancos, começa Portugal!

O apagamento de Barrancos de um mapa de Portugal, aqui denunciado publicamente, tem sido objecto de indignação de barranquenhos e amigos, mas também de outros leitores do blogue, alguns dos quais estrangeiros.
A alteração da integridade territorial de um Estado por uma empresa que se auto-proclama "especializada em cartografia" (Turinta), com a cumplicidade de um operador de telemóveis (Optimus) e de um "jornal de referência" (Expresso), não podia passar sem merecer um veemente protesto das autoridades locais e da população em geral.
A Câmara Municipal de Barrancos foi um dos primeiros a apresentar a sua indignação junto do director do semanário Expresso, que distribuiu o  brinde-pasquim.  No protesto (ver ofício) enviado na terça-feira, dia 25, António Tereno, presidente da câmara de Barrancos, questiona o director do Expresso, que "contribuiu e colaborou na distribuição de um produto que desvirtua e altera, unilateralmente, a integridade territorial de Portugal".
No protesto, o presidente da câmara municipal recorda que geograficamente estamos  "junto a Espanha, falamos um dialecto próprio, o barranquenho, fruto das contigências históricas e do cruzamento de culturas, mas, ninguém duvide, continuamos a ser portugueses e orgulhosos de fazer parte do território português".


António Tereno, em nome da Câmara Municipal de Barrancos termina  o protesto relebrando, que "aqui, em Barrancos, começa Portugal."





No mesmo sentido, muitos outros leitores contactaram o blogue dando conta da sua indignação e do protesto que enviaram aos responsáveis da Turinta, da Optimus e do Expresso.
Pela seu conteudo e espontaneidade, aqui fica o protesto enviado por um leitor, que pode servir de exemplo para mais reclamações e pedidos de esclarecimento:
"Senhores (Gerente da Turinta)
Não queria acreditar quando vi, pensei até que se tratava de erro (...), mas afinal foi toda uma publicação defeituosa que foi publicada.
Para além de prestar um péssimo serviço à informação pública em geral - retiraram do mapa (...)povoações Portuguesas, neste caso BARRANCOS, empurrando-a  ... para o Reino de Espanha.
Quero pensar que não foi propositado, é lamentável. (..)
Barrancos é, e será, Portugal, até o perder dos tempos, e pelo menos enquanto os Barranquenhos quiserem.
Fica aqui o repúdio por um caso que merece, pelo menos, uma nova publicação e um pedido de desculpas a esta Terra, …"

4 comentários:

Burro Celestino disse...

É triste, mas é a pura da realidade e só nós Barranquenhos não nos apercebemos disso, mas Barrancos pura e simplesmente não existe para os nossos governantes, ninguem se lembra de Barrancos, a não ser no mês de Agosto para na maioria falarem mal das nossas festas.
E prova disso é o estado lamentável das nossas estradas, que há anos que vimos reclamando o arranjo e o resultado é o que se vê.
Orgulhoso de ser português, sim, mas vergonhoso de esta república e de estes senhores que se julgam acima de tudo e de todos.
Cumprimentos Barranquenhos.

IANTT disse...

Aplaudo la iniciativa de la Camara y me parece muy correcta y elegante la carta a Expresso.

Anónimo disse...

Mas vocês não se preocupem, com a reeleição do Cavaco Silva para Presidente da Republica, e com a promessa que o mesmo realizou aquando da visita à nossa terra, em breve teremos uma bela via de acesso, com um itenerário magnifico, e se o governo não tiver verba para tal, ou o orçamento não chegar, ele empresta algum do dele... acreditem!

Anónimo disse...

Bueno as nossas estradas estão más, mas há piores. Somos Barraquenhos e temos que puxar pelo nosso mas tb ñ devemos julgar que somos o centro do mundo.