segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Grupo de Teatro de Barrancos

Pelo interesse cultural, aqui fica a proposta convite:

"Proposta - Convite
Esta não é uma iniciativa original na nossa Terra.
Já houve uma grande tradição em Teatro em Barrancos, muitos foram os jovens e menos jovens, rapazes e raparigas de todas as idades que em tempos passados dedicaram o seu tempo e as suas energias a fazer rir, chorar ou simplesmente a divertir e distrair os outros através do Teatro.
Em alguns casos foram etapas de enorme actividade cultural e sobretudo grandes momentos de convívio e de vivências únicas de todos os que se envolveram em tais projectos e do público em geral.
Houve grandes êxitos de Teatro, houve tempos em que o Teatro em Barrancos era um ponto de encontro, de reflexão, mas sobretudo uma riqueza cultural e humana, para os integrantes dos vários grupos que foram existindo, mas sobretudo e isso sim é o mais importante, para o público e para as gentes de Barrancos que encontravam no Teatro momentos de descontracção e divertimento.
Esses momentos, esses tempos fazem parte da história da nossa Terra, devemos orgulhar-nos, olhar para eles e reflectir sobre a sua importância enquadrados nas épocas que ocorreram.
Hoje achamos que é possível devolver a Barrancos o Teatro e a alegria, a imensa energia e criatividade que um Grupo de Teatro pode trazer ao quotidiano cultural da nossa Terra.
Por esses motivos estamos convencidos e empenhados em criar um Grupo de Teatro em Barrancos, para voltar a trazer o Teatro feito por Barranquenhos, para reunir os jovens e todos os interessados numa actividade que entendemos ser importante e sobretudo um atractivo e um ponto de convívio e criatividade.
Nesta fase do nosso projecto é ainda prematuro falar de quais os projectos e as ideias que pretendemos colocar em prática, estamos ainda a reunir as pessoas, planificar as ideias e encontrar soluções. Somos já um pequeno grupo que cada dia vai crescendo um pouco mais.
Toda a gente interessada pode juntar-se a nós, estamos convencidos que iremos juntar um Grupo de Teatro que volte a fazer Teatro na nossa Terra e possa levar a nossa arte, cultura, dinamismo e criatividade pelo País fora.
JUNTA-TE A NÓS!
Augusto Rodrigues (961610056) Inês Bergano(967485866)"

5 comentários:

Tói Guerreiro disse...

Parabéns aos mentores do projecto!
Lembro-me dos meus pais,comentarem e recordarem de peças teatrais,realizadas na casa do Povo nos anos 30/40,também mais tarde nos anos 60,lembro-me de assistir a algumas variedades,onde grande parte do Povo se reunia.E de facto aquele espaço exíguo,era naquele momento o entretenimento de todos,onde atenoavam as mágoas,agruras e dificuldades da vida.Julgo,oportuno esta idéia,de maneira a aproveitar o excelente espaço do Cine Teatro de Barrancos,envolvendo os jovens e a população na vida cultural e recreativa de Barrancos.

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Olá e parabéns ao Augusto e à Inês!
Fiquei muito contente com esta notícia, até que enfim!!
Pensei que em Barrancos já não existissem jovens com este tipo de iniciativas.
Emocionei-me ao ler a notícia, pois eu vivi momentos inesquecíveis a fazer teatro, dos quais sinto uma imensa saudade. Ainda tu Augusto, eras uma criança, mas já seguias os nossos passos.Estou a falar do Grupo de Teatro dos Enguripitados; tal como eu outros amigos terão recordado esses momentos ao ler esta notícia.
Fico feliz por vocês, e por Barrancos, pois a nossa terra precisa de animação.
Desejo-vos muito sucesso e dizer que têm o meu apoio, e divirtam-se muito a fazer TEATRO.

Suzete Andana

Anónimo disse...

Olá Susete.

Foram sem dúvida os melhores momentos da minha vida. Cresci e aprendi muito, eu, e todos nós. Mas esse tempo já lá vai.

Antes da pausa pedagógica de Natal tive o privilégio de assistir a alguns ensaios dos miúdos da escola no nosso Cine Teatro e digo-vos uma coisa: com aquelas condições é um "crime" não haver um Grupo de Teatro na nossa terra.

Augusto e Inês a vossa iniciativa é de louvar. Muitos Parabéns. Espero que seja acompanhada por muitos jovens dos zero aos cem anos, e espero que esta iniciativa seja apoiada pelas entidades com algum peso do nosso concelho: autarquias e escola terão aqui um papel de algum relevo.

Pessoalmente, não me vou envolver, para já, pois sinto que não poderia ter a disponibilidade que um grupo de teatro merece. Na escola vou motivar os alunos para aderirem a esta iniciativa.
Só um conselho, se me permitem, lutem contra os obstáculos que forem surgindo que vão ser muitos e, acima de tudo, sejam sempre "independentes"...

Ico Bossa

Anónimo disse...

Eu também me lembro de participar num dos teatros realizado pelo Grupo de Teatro dos Enguripitados, e do prazer que foi levantar-me cedinho nas férias grandes todos os dias antes da estreia e ir para o salão da Sociedade preparar as luzes, os cenários, pintar, ajudar nos ensaios, de fazer de tudo um pouco. Porque o convívio, a vontade e o querer fazer, que nos unia era muito forte.

Acho que é uma iniciativa excelente por parte da malta nova de Barrancos. Naquilo que for possível estarei sempre pronto a dar uma ajudinha, nem que seja a bater-vos palmas!

H.A. (A Loira)

Vânia Reganha disse...

Pessoal vamos lá juntarmos a esta gente, e voltar a participar nesta aventura que é fazer Teatro.
Eu fiz muitos, todos eram diferentes e especiais. Ai que saudades de ser a Margarita/Manuela, a Elisete, uma barrigada de rir.
Desafio a todos os colegas de palco que nos voltemos a juntar nem que seja por mais uma única vez, pelo menos, às pessoas que vivem e trabalhem em Barrancos.
Vamos!!!
Vânia Reganha