sexta-feira, 30 de abril de 2010

Barrancos atribui Medalha de Ouro ao Presidente da República

A Vila de Barrancos concedeu a Medalha de Ouro ao Presidente da República, que este domingo, dia 2 de Maio, estará em visita oficial a Barrancos para a inauguração do  Parque Empresarial (1ª fase) e do Cineteatro. A proposta, subscrita por unanimidade pela Câmara Municipal, foi ratificada ontem à noite na assembleia municipal, com apenas um voto contra.
A Medalha de Ouro da Vila de Barrancos, instituída pelo Regulamento Municipal de Condecorações, de 16/08/1995, "destina-se a galardoar titulares de órgãos de soberania, nacionais ou estrangeiros, e personalidades de reconhecido mérito ou relevo, que se desloquem em visita oficial ao Muncípio de Barrancos."

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O curso de Nadador Salvador em Barrancos

Começou dia 26, segunda-feira, o curso de Nadador Salvador ministrado por um formador do Instituto de Socorros a Náufragos. No curso, com uma duração de 135 horas, que vai decorrer no Complexo Municipal de Piscinas, até 29 de Maio de 2010, participam 16 formandos, residentes em Barrancos.
A preparação dos nadadores...
... e as instruções do formador.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Posto da Guarda Fiscal de Russianas

Imagens (abaixo) actuais do antigo Posto da Guarda Fiscal de Russianas, Barrancos, constituído pelo Posto Fiscal e seis moradias geminadas, residências dos guardas e famílias ali colocados. Localizado num planalto, na zona do Alcornoque, com boa vista para os territórios espanhol e português, desempenhou um papel importantíssimo durante a guerra civil espanhola. Depois da guerra, continuou como posto avançado no controlo do contrabando, até ao seu abandono, em meados dos anos 70 do séc. XX.
Posto Fiscal
Posto Fiscal e casa dos guardas
Casa dos guardas
Pormenor das casas dos guardas
Interior da casa dos guardas

Presidente da República visita Barrancos

O Presidente da República, Cavaco Silva, visita Barrancos,  este domingo, dia 2 de Maio. Na visita, a convite da Câmara Municipal de Barrancos, o Presidente da República preside às Cerimónias de Inauguração das infraestruturas do Parque Empresarial de Barrancos (1ª fase) e o Cineteatro de Barrancos.
O programa oficial da visita, é o seguinte:
11h00 – Chegada a Barrancos
11h05 – Cerimónia de Inauguração do Parque Empresarial de Barrancos
11h15 – Visita à Barrancarnes (Casa do Porco Preto)
12h00 – Cerimónia de Inauguração do Cineteatro de Barrancos, com um breve espectáculo inaugural.

Assembleia Municipal de Barrancos reune dia 29 (Actualizado com decisões)

A Assembleia Municipal de Barrancos reune esta quinta-feira, dia 29, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Município, tendo a seguinte
Ordem de Trabalhos
1 – Apreciação e aprovação da acta da sessão ordinária de 25/02/2010.
Decisão: Aprovada
2 - Apreciação de expediente diverso e prestação de informações ou esclarecimentos.
Decisão: Tomar conhecimento
3 - Apreciação da informação escrita do presidente da câmara e análise da situação financeira do município.
Decisão: Tomar conhecimento
4 - Apreciação e avaliação do inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e apreciação e votação do “Relatório e Prestação de Contas de 2009”.
Decisão: Aprovado, por maioria, com os votos a favor da CDU e contra do PS
5 – Apreciação e aprovação do projecto de “Regulamento de taxas e licenças do Município de Barrancos”.
Decisão: Aprovado, por unanimidade
6 - Apreciação e aprovação da abertura de concurso público para a “Concessão da exploração do bar do Complexo Municipal de Piscinas de Barrancos”.
Decisão: Aprovada, por unanimidade.
7 - Apreciação e decisão sobre a adaptação dos estatutos da AMBAAL à Lei nº 45/2008, de 27/08.
Decisão: Aprovada, com uma abstenção.
8 - Ratificação da concessão de Medalha de Ouro da Vila ao Presidente da República, (Aníbal Cavaco Silva)
Decisão: Ratificada (recebeu um voto contra)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica

BARRANCOS aderiu à Rede de AutarquiasMostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica”, uma iniciativa promovida pela Presidência da União Europeia e à qual o Governo Português se associou, através da Secretaria de Estado da Igualdade.
No âmbito do Município de Barrancos, a iniciativa será acompanhada pela vice-presidente da Câmara, através da DASC/Serviço de Assuntos Sociais.

Bombeiros de Barrancos apresentam contas do Festival Taurino

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barrancos divulgou publicamente o comunicado (anexo), no qual anuncia que o Festival Taurino, que decorreu  no dia 10 de Abril, durante a expoBARRANCOS 2010, teve uma receita de € 2.427,25.

AMARCONBARCOS - associação de Marinheiros barranquenhos

Marinheiros e antigos marinheiros barranquenhos fundaram, no passado dia 10, a Associação dos Marinheiros do Concelho de Barrancos - "AMARCONBARCOS".
A associação tem como objectivo principal, "congregar os sócios e levar ao conhecimento de todos os indivíduos nascidos, criados, filhos de naturais, ou familiares em primeiro grau, do concelho de Barrancos que tenham prestado, prestem ou venham a prestar serviço militar na Marinha Portuguesa, em qualquer posto ou situação, todos os assuntos relacionados com o Concelho em geral e com a Marinha Portuguesa em particular".
A composição dos primeiros órgãos sociais, desta nóvel associação é a seguinte:

Direcção:
Presidente: António Marques Novalio
Vice-Presidente: Francisco Eduardo Gomes Pica
Secretário: Manuel Peres Valério
Tesoureiro: Romão Caçador Durão
Assembleia-Geral:
Presidente: José Caros D'Abrio Barrocal
Vice-Presidente: António Paias Pica
Secretário: António Roque Nunes
Conselho Fiscal:
Presidente: José Francisco Alves Barrocal
1º Relator: Luís Miguel Barrocal
2º Relator: Idalino Alcario Saramago

A AMARCONBARCOS, tem a sua sede social na Vila Barrancos, podendo ser mudada para outra localidade, por decisão da Assembleia-Geral.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Escritora Ana Maria Magalhães visita Biblioteca de Barrancos (actualizada)

A escritora Ana Maria Magalhães visitou sexta-feira, dia 23, a Biblioteca de Barrancos, numa iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação. De acordo com o blogue Barrancos dos Pequeninos, que dá a notícia, a escritora foi "confrontada" na Biblioteca de Barrancos, com as questões colocadas pelos alunos do 1º ano, da prof. Célia, que ficaram a saber algumas curiosidades sobre o seu trabalho.

Ana Mª Magalhães, em diálogo com os alunos

O 6º ano apresentou uma pequena dramatização da leitura : "O Dia do Terramoto" em que houve um momento de história ao vivo com duas personagens que marcaram esse período da História de Portugal: Marquês de Pombal (Dani) e a Rainha D. Maria I (Joana). Consta, quem viu, que a escritora ficou de boca aberta com a representação, tendo elogiado os actores e os encenadores:
O marquês (Primeiro-Ministro) e a sua rainha (Chefe de Estado)

As flores de Barrancos: Agarrocha Flores

Barrancos passou a ser produtor de flores de corte.
Quem visitou Barrancos nos últimos meses provavelmente reparou nas estufas que ficam situadas na estrada da Pipa (EM Pipa/Noudar, km 0,3). As estufas constituem um projecto inovador em Barrancos, promovido pelo Maurício Dinis Reganha Calhaco, um jovem barranquenho regressado recentemente da Suiça, onde esteve emigrado.
Para a preparação e adaptação dos terrenos com solo adequado, numa zona árida e rochosa, foi necessário proceder a movimentos e transferência de terras.
O projecto, que espero venha a  ser de sucesso, é o resultado de um investimento pessoal do Mauricio sem qualquer apoio ou financiamento nacional ou comunitário. Como todos os negócios tem riscos. O retorno do investimento não é imediato, mas o Maurício, mostrando-se determinado e empreendedor, preferiu apostar num negócio próprio à inevitabilidade e ao conformismo dominante.
Nas estufas, donde por estes dias "sairam" as primeiras flores, são produzidos flores de corte: cravos, gladiolos, gerberas, coroas imperiais, lisiantos, bocas de lobo, cécias e estatícias (lavandas do mar).
A produção e a distribuição assenta numa estrutura artesanal e familiar, notando-se na atitude do Maurício um forte desejo de melhoramento e de expansão, sendo esta condicionada à procura deste tipo de flores.
Para informação complementar, poderão os interessados contactar a Agarrocha Flores, sita na EM da Pipa/Noudar, Km 0,3, pelo telefone 92 554 5147 (Carla ou Dinis Calhaco) ou pelo mail mcalhaco@live.com.pt.
Da próxima vez que passares para a Pipa ou para Noudar, não esqueças, entra e compra uma flor.

As estufas de Barrancos vistas da Estrada Internacional

Pormenor do interior das estufas - cravos
Estufas de Barrancos - interior
Estufas de Barrancos, gereberas
As coroas imperiais, de Barrancos 

Força, Maurício. O estado de Barrancos deseja-te os maiores sucessos neste negócio, que contribua para o desenvolvimento económico-social da nossa Terra.

domingo, 25 de abril de 2010

Desporto: Resultados das equipas locais

De ontem, sábado, dia 24, veio o balde de água fria, na final dos play-off de acesso à 3ª divisão nacional de Futsal,
Barrancos Futsal 3 - SC Aljustelense 6; resultado alcançado a penaltis, depois de um empate a 2. 
.
De hoje, domingo, dia 25, em mais uma jornada do Campeonato Distrital da 1ª divisão (Beja),
Barrancos Futebol Clube 1 - Despertar FC 1.

25 de Abril de 2010 em Barrancos: Imagens para a História

A alvorada da Banda Filarmónica... ao passar pelo Café Cantare
...e a chegada à Praça da Liberdade
As corridas da Liberdade...
... e as pinturas murais...
... que as crianças adoram.
Pormenor do Quintalão. O presidente da AMB (direita), o presidente da CMB (centro) e a vice-presidente da CMB (a falar)
O grupo Seara Nova
A entrega dos prémios desportivos, a crianças...
... e adultos.

25 de Abril de 2010

Hoje, tal como nos anteriores 25 de Abril, Barrancos celebra tradicionalmente o 25 de Abril de 1974 com Festa - desporto, animação nas ruas e baile no Quintalão. Com ligeiras alterações, tem sido este o modelo das Comemorações Oficiais do Dia da Liberdade em Barrancos.
A esta hora a Banda de Música está preste a terminar a "Alvorada"; na Praça da Liberdade, junto às portas das sociedades, muitos barranquenhos conversam, alguns todos os dias; na praça pequena, as crianças preparam-se para participar na "Corrida da Liberdade" ou nas tradicionais "Pinturas".

36 anos depois do 25 de Abril de 1974, celebramos Abril Em Festa.

sábado, 24 de abril de 2010

O monumento de homenagem ao Povo de Barrancos e ao Tenente Seixas

Oliva de la Frontera, Espanha, inaugurou ontem o monumento de homenagem ao tenente Seixas e ao Povo de Barrancos, numa cerimónia presidida pelo presidente do governo regional da Extremadura, Guillermo Vara, com a presença do alcalde local, Victor Mainar, do presidente da câmara de Barrancos, António Tereno, e a subdelegada do governo de Espanha, na região da Extremadura. No acto inaugural  participaram muitos locais, com destaque para os mais idosos, um dos quais a chorar, a confirmar com acenos de cabeça as palavras de reconhecimento e agradecimento que iam sendo proferidas pelas autoridades presentes.
O monumento, uma mão aberta sobre um monte de pedras, colocado numa praça frente à estação de autobus de Oliva, representa "la propria mano del teniente". Para o alcalde de Oliva, este monumento pretende "homenagear y agradecer el apoyo humanitário del pueblo de Barrancos e que tanto la actuación de éstos como la del teniente António de Augusto Seixas, tengan em reconocimiento oficial y el recuerdo que se merecen".
No discurso de agradecimento, o presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno, comentou que a "mão aberta" simbolizava também a dádiva e o acolhimento, característica do Povo Barranquenho, fazendo votos para que os tristes acontecimentos de 1936 jamais se voltem a repetir. Barrancos "esteve e estará sempre do lado da justiça e pelos Direitos do Homem" (sic).
Para o presidente da Junta da Extremadura, Guilhermo Vara, esta homanegem mais do que um agradecimento pela acção de um Homem (Seixas) e de um Povo (Barrancos), constituia um acto de justiça, do qual Oliva, a Extremadura e Espanha, se sentiam devedores.
Na cerimónia, entre o povo, estava um neto do Tenente Seixas (Eliseu Valadares), que dispensou protoganismos. Muito depois de terminados os discursos e dispersado as autoridades, chegou uma filha e um outro neto do Ten. Seixas, que desta forma, discreta, se associaram à homenagem ao pai, ao avô e ao militar, que desde há mais de 70 anos convive no imaginário de muitos oliveros e extremenhos. 

Autoridades politicas, espanholas e portuguesas, no momento da inaguração


Presidente da Junta da Extremadura, Alcalde de Oliva e Presidente da CM Barrancos

Presidente da Câmara de Barrancos, no discurso de agradecimento

Alcalde de Oliva, justificando a iniciativa 
 Presidente da Junta de Extremadura recordando os actos de coragem do Ten. Seixas e do Povo Barranquenho
O monumento...

... e a placa, recordando

Eliseu Seixas de Aguiar, neto do Ten. Seixas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Concurso de fotografia: Fontanários do Alentejo

A Casa do Alentejo, no âmbito das comemorações do seu 87º aniversário, promove o concurso de fotografia Fontanários do Alentejo. Para participação no concurso aconselha-se a consulta do regulamento. A entrega das obras decorre de 1 a 30 de Maio de 2010.


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Barrancos prepara-se para o evento do ano

Terminada a expoBARRANCOS 2010, Barrancos prepara-se para o evento do ano: a inauguração da Pastelaria Margarida onde, segundo fontes próximas da empresária, já estão credenciados as principais revistas do coração e os blogues e bloguistas barranquenhos. O estado de Barrancos será dos primeiros!
Já faltam poucos dias... já cheira a bolos e doces quando passamos pela porta....

25 de Abril, em Barrancos

Por Garzon, pela democracia

O estado de Barrancos solidariza-se e junta-se aos democratas que apoiam o juiz espanhol Baltazar Garzon, que neste momento enfrenta os neofranquistas do Supremo Tribunal de Justiça de Espanha que acolheu uma queixa apresentada por um grupo neofascistas.
Pela democracia.
En defensa de la democracia.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Oliva de la Frontera - presta Homenagem a Barrancos e ao tenente Seixas

Oliva de Frontera, Espanha, inaugura esta sexta-feira, dia 23, às 12 horas locais, um monumento de Homenagem "al teniente Seixas y al Pueblo de Barrancos", numa cerimónia presidida pelo Presidente da Junta de Extremadura, D. Guilhermo Fernandez Vara.

Monumento a inaugurar - foto cedida pelo Ayt. Oliva de la Frontera, Badajoz, Espanha
(Praceta junto à calle Travessia del Prado e calle Reyes Huerta - frente à estação de autobus)

terça-feira, 20 de abril de 2010

Futsal - final do play-off - convite ao público

Aqui fica, com antecedência devida para que o possamos marcar na agenda deste fim-de-semana, o jogo importantíssimo de futsal (Barrancos FS vs Aljustrelense) - final dos play-off de acesso à 3ª divisão nacional de Futsal -, que vai ser disputado no Pavilhão Paulo Guerra, dia 24, sábado, com início às 18 horas:



É muito importante a presença do público de apoio à nossa equipa. Comparece. Participa.
Aceitemos o desafio da equipa: "vamos encher o pavilhão".

Curso de Nadador Salvador em Barrancos - últimas vagas

O Instituto de Socorros a Náufragos e a Câmara Municipal de Barrancos vão promover um curso de Nadador Salvador, com início no dia 26 de Abril de 2010 (horário pós-laboral).
De acordo com a informação da CMB ainda há algumas vagas, podendo os interessados proceder à sua inscrição até ao dia 22, quinta-feira.
O curso, que é condição indispensável para o exercício das funções de Nadador Salvador, tem um custo de cerca de € 200/formando, sendo este ano financiado integralmente pelo Município de Barrancos.

Barrancos: iniciativas culturais a não perder

Para quem não sabe ou não se recorda, continuam a decorrer em Barrancos, desde o passado fim-de-semana, duas interessantes iniciativas culturais: 
A 12º Feira do Livro, na Casa das Associações e a exposição "Barrancos, Memória Arquitectónica", integrada nas comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, no Museu Municipal.
As entradas são grátis. Vale a pena uma visita. E, na feira, pode encontrar livros a preços muito baixos...
Imagens da 12º Feira do Livro, Barrancos 2010
Casa das Associações, Barrancos

Pormenor das bancadas da Feira do Livro, 2010...

... e dos livros disponíveis

 Imagens da expo "Barrancos, memória arquitectónica", 2010
réplica da Igreja Matriz de Barrancos, da autoria do Sr. Celestino Gavino

réplica do edifício dos Correios, da autoria do Sr. Manuel Torrado Guerreiro

pormenor de um painel de fotografias

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A primavera: os ninhos e os ovos...

Estamos na primavera, em Abril, época de campos floridos, de grilos a cantar, também de espargos e  cogumelos tardios, neste caso nas umbrias.
Há alguns anos, mais de dez, depois das aulas, como não havia computadores, playstation e similares, juntavamo-nos em grupos de amigos e percorríamos os campos - currais ou ferragiais - em volta da Vila, à procura de ninhos. Um dos passatempos favoritos era "inventariar" ninhos e ovos. Como as brincadeiras eram muitas, nunca acompanhavamos as ninhadas. Ninhos de melros, de gaios, de cotovias, depois de perdiz e de rolas, eram os mais apetecíveis...
Ontem, encontrei um ninho de melro e lembrei-me disso!
Ninho de melro em laranjeira

Ovo de melroa

sábado, 17 de abril de 2010

Lar de Barrancos na expoBARRANCOS 2010: receita do expositor/stand

O Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos angariou € 753,50 na quermesse/rifa que promoveu na expoBARRANCOS 2010.

Na rifa do borrego, foi premiado o nº 57 cujo comprador escreveu no canhoto “reverte a favor do Lar”.

Angela Merkel à Presidência!

A maioria das notícias deste blogue são locais. Hoje, fugindo um pouco da rotina permito-me escrever sobre a actualidade internacional, para apresentar uma proposta para o País: Vamos adoptar Angela Merkel.
O encerramento do espaço aéreo devido às cinzas do vulcão da Islândia é uma oportunidade que Portugal deve aproveitar. Deixem o Cavaco e Compª em Praga e coloquemos em Belém a chanceler alemã, Angela Merkel, que está em Lisboa, desde ontem.
Portugal não pode estar sem Presidente da República! Os alemães podem sempre dar um saltinho a Praga, que estão pertos, e adoptar Cavaco. Parece-me uma boa troca.
Sócrates está cá? Não haverá mais nenhum dignitário estrangeiro retido em Lisboa?...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Barrancos comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Barrancos, através do Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, promove a exposição BARRANCOS, Memória Arquitectónica, integrada nas comemorações nacionais do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
A exposição ficará patente ao público de 18 de Abril a 9 de Maio de 2010.