segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Baile dos Quintos 2010

Para que os Quintos 2010 possam começar a ronda das tabernas, a cantar "aos quintos", aqui fica uma pequena amostra daquilo que os quintos barranquenhos cantaram ao longo de gerações...

Quítate desa ventana!
Non me seas ventanera!
Que taberna de buen vino,
No necesita bandera!
ou
Quítate desa ventama,
Cara de sardinha frita!
Que, cada vez que te veo,
Se me revuelvem las tripas!
ou
Se tu madre te manda
Que non me quieras.
Enojate e lhorale
La noche entera!
ou
Cuando paso por tu puerta,
parto pan y voy comiendo.
“pa” que no diga tu madre,
que con verte me mantengo!

13 comentários:

Anónimo disse...

Jacinto podia-me dizer quem são os quintos este ano?
Abraço
Ze Antonio

Jacinto Saramago disse...

Caro Zé António:
Tentarei saber quem são, mas deixo aqui o apelo a um dos quintos 2010, para que, através deste blogue, possa divulgar o nome de todos.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

miguel dias, João Bergano, Miguel Rico, Ruben Rosado, Augosto Rodrigues, Francisco Torrado, Manuel Verrisimo, Álvaro Carvalho, Carlos REganha...não sei mais.

cumprimentos kiko bergano

Anónimo disse...

Kiko desculpa mas o alvaro não é... falta ai o Luis Lerias

Obrigado ana rita

Anónimo disse...

o alvaro carvalho, dinis bergano e joao durao nao qerem fazer... já são homens!

Anónimo disse...

assim e que querem manter as tradiçoes??? esses putos deviam era ter vergonha!!!

antonio lerias

Aurora Oliveira disse...

Ola Jacinto,

Aproveito para dizer que as "Quintas/2010" sao: a Madalena, Joana, Ana Rita, Dolores, Sara e Carmem.

Beijinhos desde Madrid
para tod@s
Aurora Oliveira

Anónimo disse...

o JOÃO DURÃO, DINIS BOSSA,ALVARO CARVALHO,RAFAEL GUERRA,VICTOR RIO RAMOS,estão no seu livre direito de quererem ou não participar no jantar e baile de quintos.
cada um faz o que bem entende da sua vida.
e o sr. antonio lerias sabe o que é ter vergonha, ser homens!!!!!

Anónimo disse...

Aviso desde já que ser quintos é uma vez na vida e não custa a ninguém, com um bocado de esforço todos conseguimos... Aqueles que não quiseram fazer esta festa foi de livre e vontade deles, mas houve alguns que não foi por não querer, mas sim por não poder esta presente neste dia, que é o caso do Victor "Sapo"... Mas o que eu estou vendo, é que esta tradição está a cair, e não por não haver quintos para realiza-la mas sim pelos mesmos não querer fazer nada e achar do tipo "os Quintos é uma tontada, e gasta-se muito dinheiro" ou então "com o dinheiro dos quintos tirava eu a carta de condução", mas enganam-se que com o dinheiro da carta de condução fazem 10 Bailes de quintos, e com o ser uma tontada e gastasse muito dinheiro, É UMA VEZ NA VIDA que gastamos esse dinheiro.
É por já ter ouvido vários comentários como estes que eu digo que esta tradição um dia irá acabar, mas espero que eu me esteja enganando.
Abraços Augusto Rodrigues "Quinto 2010"

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Não sei se são os Quintos, mas aqui fica a listagem dos convocados para o Dia da Defesa Nacional 2010/2011:

http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/412D205B-6F54-4C9B-B3AD-2A2FB1DFB948/0/EditaisBarrancos2010.PDF

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

eu fiz este baile e gostei bastante desta noite...para mim foi uma noite inesqueçivel....adorei....foi uma vez na vida...nao custou nada....e correu tudo bem...viva aos quintos de 92....abraços

Anónimo disse...

pois adorei a noite de sabado o quintalao estava lindiximo estao de PARABENS....continuem com a tradição....

Anónimo disse...

o meu filho foi quinto ,gostei bastante que partissipa-se foi lindo o convivio velos todos juntos cantando e divertindo-se foi uma noite bem agradavel,tavam todos lindissimos felicidades para todos,que festejem muitos e muitos anos este dia

uma mae babada
conceição rico