segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ranking das Escolas do ensino básico: Barrancos em 1160º lugar

O Agrupamento de Escolas de Barrancos (EBI) ocupa este ano o 1160º lugar, em 1295 possíveis no ranking das escolas do ensino básico (ver imagem abaixo). O ranking ou posição das escolas do ensino básico, anualmente divulgado desde há cerca de 10 anos, é elaborado com base nos resultados dos exames nacionais às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.
Não é ainda um instrumento perfeito, porque compara realidades diferentes! Mas, é com base nos resultados (médias) dos exames nacionais atrás referidos, que conhecemos a posição que "ocupa" cada estabelecimento de ensino em determinado ano.
Na Escola Básica Integrada de Barrancos estes resultados vêm sendo acompanhados, desde há pelo menos três anos, no âmbito dos diversos órgãos do agrupamento. Os debates e a reflexão que se tem gerado "à volta dos resultados" entre toda a comunidade escolar, envolvendo docentes, pais e encarregados de educação e alunos dos 7º ao 9º anos, tem contribuído, ainda que lentamente, para a evolução positiva (subida no ranking) que temos vindo a alcançar desde 2006. O esforço não terá sido em vão, mas não é o suficiente.
Na escola os nossos alunos terão de melhorar mais o seu desempenho escolar, com a ajuda de todos, em especial dos pais e/ou encarregados de educação. As expectativas estão altas para o corrente ano lectivo.  Esperamos que a turma do 9º ano 2010/2011 esteja à altura e faça "subir" o agrupamento,  pelos menos até à posição 900º!

1 comentário:

romcadur disse...

´Ha no quadro uma leve evolução o que quer dizer que houve intenção de inverter e creio que ainda haverá.

Ainda bem que assim é, pois os nossos alunos não são piores do que os outros e merecem, está claro com o seu esforço e contributo que, saiam dessa escola preparados.

Já o disse antes, não há alunos maus, o que existe é aluno pouco, nada ou muito interessados no que estão a ouvir e além disso o professor necessita de uma autoridade contida no sentido de ser ou voltar a ser o senhor da aula.