sábado, 16 de outubro de 2010

Escola Municipal de Desporto de Barrancos: começou a trabalhar

Começaram, no início do mês, as actividades da Escola Municipal de Desporto de Barrancos, época 2010/2011. Os interessados poderão comparecer nos locais da modalidade de opção e iniciar uma actividade desportiva...

A Escola Municipal de Desporto é um programa municipal de fomento e dinamização de actividades desportivas, que pretende acolher crianças e jovens interessadas na prática de modalidades desportivas numa vertente lúdica, recreativa e/ou competitiva. A Escola, enquanto estrutura de carácter permanente, sem personalidade jurídica, não se sobrepõe ao movimento associativo local, pretendendo antes ser um complemento e nalguns casos o seu suporte.
A Escola Municipal de Desporto tem como destinatários as crianças e jovens dos 5 aos 16 anos. No entanto, para esta época desportiva foram alargadas as acividades e abrangidos públicos a partir dos 17 anos. Desta forma pretende-se que, entre outros, os atletas e jogadores da equipa do Barrancos Futebl Clube (BFC), que este ano não participam em competições oficiais, possam continuar a praticar desporto e a garantir a sua manutenção física e desportiva.

11 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem pensado, e uma óptima alternativa. Parabéns por esta iniciativa a quem de direito.

carlix disse...

estas modalidades deveria haver para outras idades ou não? Barrancos é quase o fim do mundo.

Anónimo disse...

Modalidades: Atlétismo, Futebol, Patinagem e Jogos Tradicionais... Não está na hora de inovar em termos de modalidades? Existem tantas outras modalidades interessantes e com todas as condições, por não dizer as melhores, para ser praticadas em Barrancos e porque não se fazem... o pessoal e principalmente as crianças estão saturadas de ter sempre os mesmos desportos, sempre á base do futebol...
Se reparar-mos no horário das modalidades verificamos que o atletismo nem aparece em horário algum, e é sempre à base do futebol, precisa-se ser mais criativo para cativar o público...

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor, em resposta ao anónimo/a das 17h55:
Tem toda a razão, deveria haver outras modalidade! O problema é que 99,9% das crianças inscritas optaram por ... futebol! Havia e há mais opções, tantas quantas possam ser praticadas nos equipamentos desportivos locais.

Mas, Barrancos, como deve saber, tem pouca população e as crianças não são assim tantas: 66 no primeiro ciclo e 130 nos segundos e terceiros ciclos.

Quanto ao atletismo, nem pensar. Ninguém quer ouvir falar disso, Apenas um inscrito declarou que gostava de "marcha".
Somos/fomos uma potência no atletismo: Paulo Guerra, Manuel Damião e Carluxo, este enquanto infantil/juvenil. Depois destes, ainda houve fortes candidatos,mas ficaram pelo caminho na mudança de idades (16 anos).

Patinagem: está na moda desde há dois anos, e as meninas são as que mais a procuram.

Jogos tradicionais: por enquanto muito praticado em Barrancos, graças aos encontros e torneios que a CMB vem promovendo. Há 15 anos já quase ninguém sabia como se jogava à malha...

Idades: A Escola está orientada para os grupos estários dos 5-16 anos; este ano alargou-se a todos os grupos etários. Infelizmente, sem sucesso. Nem para as "caminhadas" se conseguem interessados.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Caro amigo Jacinto um ficaran pelo caminho e a otro nao lhederan atençao como o casso do Rafael Mondragao 1º ateleta de botebol a ser combidado por clube desta envergadora como Spotig e pelo Benfica para faser treinos jontamente com a propria equipa deles nao eran provas de capectaçao ja estava com um passo mais afrente mas nem a camara nem o B.F.C.fiseran nada foi tudo sopurtado pelos pais omde foi tamben combidado para jogar nu numdialito en VILA REAL DE SANTO ANTONIO onde tinha que treinar 3 veses por semana em Evora dorante um mes omde os pais pediran trasporte a camara num mes o levaran duas veses onde lhe diseran que nao podia ser combocado por folta de presenca nus treinos. ums lhe dao tudo e otro ficam pelo caminho mas eses ateletas todos que mençionaste tiveran trasporte para tudo e mis algoma coisa porque e um bom ateleta mas niguem o ajudo. ASSINO K.B

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Caro K.B., apesar de não perceber praticamente nada do que escreve, aquilo que se entende não é verdade.
Aconselho-o/a a informar-se junto do BFC, quiças dos pais e depois verá como o Rafael teve os apoios que estavam ao alcance dos intervenientes.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Sr. K.B. está completamente enganado, aliás outros atletas tb ja foram prestar provas a outros clubes com transporte e apoio tanto da camara como do clube, ou não se recorda?! Que não corra bem, isso não é culpa de nenhuma destas entidades...
Aliás, na minha opinião a camara nem transporte deviam ter cedido, pois é uma situação que apenas tem um unico interessado e com interesses pessoais, não colectivos...

Burro Celestino disse...

O Rafael teve muitos apoios, claro, que ao ver de alguns, de certeza que não teve os suficientes, mas ao ver de outros, teve de mais.
Bom atleta na nossa zona, mas atleta banal noutros sitios, como nos casos das captações, pois se era assim tão bom como o diz o K.B, o benfica ou sporting teriam ficado com ele, e ñ me venham com a historia da idade, pois há bastante mais novos k ele nas academias destes clubes...

Anónimo disse...

Boa noite Jacinto,

Já que estamos numa de municipio e desporto, deixo-te aqui um apelo para ver o que tu podes fazer em relação a este assunto.

O nosso pavilhão é o unico no distrito que não tem o cornómetro digital, penso que com as actividades que acontecem no mesmo daria bastante jeito, já para não falar que qualquer dia não deixam o Futsal participar no campeonato distrital.

Agradecia a tua atenção sobre este assunto.

Abraço

Tiago Raposo

Fatima Rubio disse...

já k estamos a falar de desportos, gostava também de dar a minha opinião como mãe. o meu filho mais velho não se identifica com nenhuma destas actividades desportivas k já foram mensionadas o k ele gostaria de practicar é natação, mas visto não haver piscina coberta em barrancos porque é k a CMB não faz parceria com a de Moura para pelo menos uma vez por semana poderem lá ir para a pratica desse desporto?

ass: fatima Rubio

Anónimo disse...

Boa tarde,
Na qualidade de pai do Rafael, venho dar conta que me parece de mau gosto que o anónimo/a K.B. venha trazer à praça pública assuntos pessoais de uma crinaça de 15 anos, sem para tal ter sido mandatada.

Por esse motivo, se o autor do blogue mo permitir, lanço aqui uma desafio: quem quiser informações sobre assunto, venha falar comigo pessoalmente. Terei todo o gosto em prestar as informaçóes, que achar por bem dar. Os assunto privados, são privados.

Cumprimentos a todos.
jacinto manuel mondragão