terça-feira, 19 de outubro de 2010

Alunos da EBI de Barrancos recebem fruta escolar

Os alunos do 1º ciclo do ensino básico da EBI de Barrancos começaram na semana passada a receber peças fruta, para o lanche da manhã.
A distribuição da fruta, da responsabilidade da EBI, através da docente titular da turma, é promovida pelo Município de Barrancos, que aderiu ao programa Fruta Escolar.
As peças de fruta nacional a distribuir duas vezes na semana, à terça e quinta-feira, são seleccionadas em função da disponibilidade e da sazonalidade de cada produto.
O Regime da Fruta Escolar, criado pela Portaria nº 1242/2009, de 12/10, é "destinada aos alunos que frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos 2 vezes por semana, não podendo substituir programas já existentes, nomeadamente o Programa Leite Escolar, nem fazer parte de outra refeição".

4 comentários:

Anónimo disse...

Na minha altura de escola também distribuiam iogurtes :) bem bom! Marilia

romcadur disse...

Ainda bem qu estes jovens podem beneficiar desta fruta.

Dizia a comentarista, antes que, no seu tempo só havia Iogurtes, pois bem no meu só havia "REGUADAS"

Daí o pessoal nesse tempo sofrer muito mais dos dentes do que os de hoje. Já no tempo dos descobrimentos morriam milhares de marinheiros por falta de fruta que devido ao muito tempo no mar não tinham, aparecendo daí uma doença "ESCORBUTO" e dela se morria por falta da vitamina necessária, por isso gostaria que os jovens de hoje se lembrassem que a necessidade é isso mesmo COMER FRUTA , os jovens e todos nós.

Anónimo disse...

Apesar de ser nova, também conheci a "Maria das Dores"...por isso tinha fruta, iogurtes, leite e reguadas.

Marília

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Um esclarecimento adicional: no meu tempo de escola não havia refeições, nem lanche, pelo menos até à 4ª classe. Quem queria comer, levava o lanche de casa.

No 1º ou 2º anos do CPTV (equivalentes aos actuais 5º e 6º anos), começamos a receber copos de leite, fornecidos pelo Tio Máximo, que ficava junto à escola.

Ainda me lembro da professora Modesta a distribuir o leite, que um de nós tinha ido buscar numa panela grande, previamente aquecido!

Ainda bem que agora há almoços, lanches e fruta escolar, tudo praticamente grátis. Ah, e Magalhães!

Bom estudo. Boas notas.
Jacinto Saramago