quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Intervenções na rede de abastecimento público de água de Barrancos

Para conhecimento geral abaixo se publica o aviso público hoje divulgado, retirado da página oficial da CMB:

"INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO
Intervenção para melhoria de funcionamento da ETA do Bufo
Com o objectivo de melhorar a eficiência e fiabilidade do processo de tratamento de água da ETA do Bufo, a Águas Públicas do Alentejo, S.A, (AgdA), empresa que desde o inicio do mês de Julho, se encontra a explorar os sistemas de abastecimento de água e de saneamento em “alta” do Município de Barrancos, estabeleceu, em articulação com este, um conjunto de intervenções a efectuar nesta ETA, proporcionando desta forma a todos uma água de melhor qualidade.
Estas intervenções, a efectuar de forma faseada, ocorrem durante o período de Julho a Setembro deste ano, encontrando-se já consumadas algumas intervenções, com destaque para a substituição dos filtros de areia e a instalação de um sistema de produção e injecção de dióxido de cloro.
O dióxido de cloro irá substituir a utilização na estação de tratamento do tradicional hipoclorito de sódio, possuindo a vantagem, comparativamente com outras formas derivadas de cloro, de ser mais oxidativo para além de não se combinar com os precursores da formação de trihalometanos, cuja presença é desaconselhável na água para consumo humano.
Devido à sua elevada capacidade oxidativa é expectável que durante a fase de arranque da utilização deste reagente, definida para a próxima 5ª feira, dia 12 de Agosto, possam eventualmente surgir alguns cheiros e sabores desagradáveis na água que chega à torneira da população. Esta situação deve-se à oxidação que o dióxido de cloro irá provocar nas partículas e compostos orgânicos que durante os anos se foram acumulando nas tubagens da rede de distribuição, os quais se irão desprender e dissolver na água distribuída.
Assim, e independentemente de todas as medidas técnicas que irão ser tomadas para minimizar os seus efeitos, durante um período que não se prevê seja superior a três dias a AgdA e o Município de Barrancos pedem a todos compreensão para os inconvenientes que possivelmente possam ser criados por esta alteração, os quais, porém, não deverão ser entendidos de forma negativa mas sim positiva, pois a utilização do dióxido de cloro é uma melhoria significativa sendo mais segura para a produção de água de qualidade.
10 de Agosto de 2010"

8 comentários:

Anónimo disse...

(...) para a próxima 5ª feira, dia 12 de Agosto, possam eventualmente surgir alguns cheiros e sabores desagradáveis na água que chega à torneira da população. Esta situação deve-se à oxidação que o dióxido de cloro irá provocar nas partículas e compostos orgânicos que durante os anos se foram acumulando nas tubagens da rede de distribuição, os quais se irão desprender e dissolver na água distribuída (...)

É perigoso para a saude publica utilizar e consumir esta água?

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Não há perigos para a saúde pública.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Além de aumentar o preço da água a qualidade na distribuição é péssima por exemplo na rua s. joão de deus a água mal chega aos chuveiros a partir das 19 horas e nos dias de feira então não se fala água nos chuveiros só a partir das 10 ou 11 horas da noite e a câmara municipal nunca tomou medidas para resolver esta situação e acho eu que não vai tomar.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
O preço da água foi revisto, em cumprimento da Lei que estabelece os tarifários.

Entretanto, caso venham a ser aprovado os tarifários uniformes, isto é, preço único para todo o país, neste momento em discussão no regulador do sector (IRAR), o preço da água em Barrancos ainda terá de subir mais... muito mais.


F~inalmente, sugerir que mande reparar a conduta interior do prédio (habitação), que deve estar entupida. A água em Barrancos é distribuída de forma gravitacional, mantendo uma pressão constante desde há anos.

Cpts.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

A pressão da água é péssima e pelos vistos assim vai continuar e as condutas do prédio estão a funcionar devidamente. De todas formas muito obrigado pela sua informação

Anónimo disse...

Não mantém a forma gravitacional não, e prova disso é que varia consoante a hora de uso. Em minha casa acontece o mesmo, o que não é normal, pois se aumentam o preço da agua, o que percebo, sendo Barrancos um dos concelhos mais barato,também tinham que aportar mais qualidade aos serviços prestado.
Cumprimentos e bem hajam a todos...

Maria galhoz disse...

É o preço do capitalismo!!
Ainda a procissão vai no adro!!
É a lógica do sistema!!

Anónimo disse...

Sendo a Águas Públicas do Alentejo uma empresa pública, gostaria de saber, se foram abertos concursos públicos para novos funcionários é k eu gostava de ter concorrido mas nunca obtive essa informação!!
Se há alguém que possa exclarecer agradecia!!