segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Festas de Barrancos 2010 - 3º dia

7h00: Continua o tempo quente e seco. 21º C.
7h30: Menos gente, mas muita animação, na praça e na rua da Igreja.
7h50: Os cabrestos sobem a rua e atrás deles os mais "medrosos".
8h16: O primeiro touro faz faenas na rua antes de entrar na praça. Os paus das portas são refúgios onde, à pressa, não se protegem muitos. Algumas paredes são testadas e o reboco vai abaixo... Já na praça varreu por duas vezes o chão, fazendo com que todos subissem. Com alguma confusão, o encerro continua, sendo o touro pouco depois enlaçado e encerrado,... com resistência!
8h30: O segundo touro é mais rápido e sobe a rua quase sem ligar a ninguém. Na praça, logo a seguir à entrada, um forasteiro é colhido e arrastado alguns metros, aparentemente com alguma gravidade, sendo prontamente assistido e retirado pela portada dos correios. Com o touro mais calmo, no meio dos cabrestos, o Violante e o Rúbio enlaçam-no às primeiras tentativas.
9h10: O encerro terminou. Os cabestros já não estão. É a hora da Charanga "Os Dinâmicas" que, no centro da arena, animam a multidão, que ainda permanece pela praça. Muita música e algum bailarico...

9h50: 27ºC!
18h00: Na praça, menos gente, o mesmo entusiamo, mais calor (41ºC).
18h10: Os bombeiros regam a praça.
18h40: Começa o "passeilho", onde a Comissão de 2010 apresenta aos espectadores a Quadrilha de Toureiros e a nova Comissão para 2011. Tendo em conta o dia de ontem, as expectativas estão muitas altas...
18h50: Toca e sai o primeiro touro. Como ontem, os toureiros ainda estavam nas torneiras... Finalmente um deles decide-se e enfrenta o animal. Primeiro tércio, péssimo; segundo tércio, nas banderilhas, mal; terceiro tércio, mau. Muito Mau. Sofrível.
19h25: Vamos para o segundo touro, com a esperança de melhor sorte. Afinal não, tudo na mesma, ou pior! Os toureiros retraídos, deixam o touro à solta, que varre a praça, sob o olhar do "matador". Desta vez, uma ligeira alteração: primeiro tércio, mal; banderilhas, mal; terceiro tércio, razoável nas chicuelinas e capotassos, chegando a alegrar o público, mas... mal, muito mal na(s) estocada(s) final! Para esquecer.
Salvou a tarde, o "terceiro touro"!

22h30: No palco da praça já tocam "Los Sureños". Som não estridente, como ontem. Cantigas do costume, neste tipo de grupos espanhóis (sevilhanas, rumbas, passodobles,...). Bom espectáculo.
A praça, para uma "segunda-feira", está praticamente cheia. Nas ruas, principalmente desde a Pastelaria Aventura, também. Na esplanada do café Morenho não cabe um "quique". Está completamente cheia. Dizia um casal, com um bebé no carrinho.
24h00: Abrem as portas do Quintalão e, de rompão, uma pequena multidão vinda da praça, entra e procura cadeiras. As poucas que há, esgotam logo. "La Gran Orquestra, vinda  de Sevilha, começa pouco depois a tocar. Está aberto o baile do 3º dia de festa. Enquanto a música continua, lá fora, a esplanada do restaurante Esquina, continua cheio, tal como o muro em frente. Na rua de acesso ao baile - Rua 1º de Maio, os vizinhos aproveitam o "fresco". Está uma noite muito quente (29ºC às 23h00).
À 1h30, no primeiro intervalo do baile, os casais com bebés e crianças pequenas são os primeiros a sair. Boa música, boa orquestra. Neste domínio a Comissão de Festas fez boa escolha.
.
Reflexão:
Em relação aos artistas das corridas de touro (matadores e suas quadrilhas), estamos pior que há 5, 10, 15 anos atrás. Temos de ser mais exigente nas contratações (escolhas) dos toureiros. É necessário fazer alguma coisa para acabar com estas situações degradantes que revoltam o espectador e prejudicam as nossas Festas.
Enquadradas jurídicamente desde 2002, as  Festas de Barrancos carecem de aperfeiçoamento e melhorias, sem descaracterizar ou adulterar aquilo que costumamos chamar de tradição. Estaremos a tempo de salvar as corridas de touros (espectáculo de referência), que desejamos para Barrancos? Sim, julgo que ainda é possível. Enquanto antigo membro de uma Comissão de Festas e familiar de dois festêros de 2010, estou triste, por eles e pela aficcion.
À atenção do Reinaldo, Côco, Helder, Hugo e Gonçalo (Comissão de Festas de 2011).  Ao mesmo tempo que está nas vossas mãos alterar esta situação, vão estar sob observação permanente. Do povo, mas também das autoridades locais que, estou certo, não irão ficar indiferentes. Está em causa a imagem de Barrancos.
Está aberto o debate, mas com assinatura.

14 comentários:

Juliana disse...

Olha a minha Tia Kika no meio da charanga ... não gostasse ela deste "chibarreo"!!!

Anónimo disse...

Obrigado por esta iniciativa muito positiva , assim todos os que sofrem á distancia da nossa terra poderão ir virtualmente seguindo todas as noticias IN LOCCO.. PARABENS .
este ano não deu para estar presente..divirtam-e
abraço

Anónimo disse...

Queria deixar um comentario em relação à situação da qualidade dos toureiros. Na minha opinião o problema não são os toureiros mas sim os touros. Quando falamos das touradas de Barrancos estamos a falar de um espectaculo diferente de todos os outros. Não é uma corrida Portuguesa pois mata-se o touro, nem é uma corrida à Espanhola, pois não tem picadores, a nossa é como é e assim a queremos. As caracteristicas da praça(ruedo em si) são diferentes, tem poucos refugios, gente lá no meio por vezes a atrapalhar e um piso um pouco escorregadio. Pergunto-me, que matador quer lidar um touro nestas condições?? Será dificil encontrar algum que não ponha "pitafes"... Já que alterar as condições da praça seria deixar perder um pouco da tradição que tanto defendemos, porque não trazer novilhos de média estatura?? Eu sei que os deste ano são novilhos(em idade), mas apresentavam uma desenvoltura fisica muito grande... Se calhar com um novilho mais à medida se "arrimavam" mais, maior tamanho não significa maior espectaculo, mas sim mais risco... Não sei, é a minha opinião... Cumprimentos e boa continuação de festas...

Anónimo disse...

Pois.. concordo plenamente com o descrito no remate da tourada de hoje, é pena porque estando já autorizado a morte do touro na nossa terra, EXIGE-SE melhor qualidade nos toureiros, o espectador paga e sacrifica-se 4 horas ao sol para assistir a meia hora de touros...e paga bem! quer seja Barranquenho ou não, há a imagem que se trasmite para fora do nosso povo em diversas vias de comunicação social ou não,resumidamente Barrancos está a afundar-se nas suas tão caracteristicas touradas, á nova comissão de 2011 por favor debrucem-se sobre a escolha dos artistas que até nao sao muitos...5 apenas .. BOA SORTE... BIBA BARRANCÚ... ( nao julguem este comentário como negativo mas sim como construtivo ) como Barranquenho só desejo êxito e felicidades a todos. Abraço

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Neste assunto, como aliás em todos os demais, exige-se assinatura no comentário.
Por esse motivo, tal como explicado no post, a partir desta nota, não serão publicados comentários anónimos que estejam relacionados com a questão em debate.
Cpts
Jacinto Saramago

Kiko Pulido disse...

Peço desculpa por não ter assinado o meu comentario. O meu comentário é o do dia 30 das 23:23. Cumprimentos.

romcadur disse...

Não houve tempo para comentar nestes dia, só uma pessoa dedicada como o globista assim fará, mas de uma forma redonda o comentário que por sinal de enquadra em todos os dias será antes de mais sincero.

A minha festa, não foi este ano o que costuma ser e não foi porque foi MUUUUIIIITO PIOR.

O dia 28 é um dia dedicado a Padroeira ´de Barrancos e por coencidência de portugal e ai nada h´~a a apontar de mau, mas sim de bom.
Bonitos andores, gente QP e retirando aqueles que inssistem em não mudar os carros das ruas estreitas e que obrigam a autenticos malabarismos com os andores, tudo correria muito bem até às actuações da na praça.
Há que deixar a prata da casa para outros haleo e dar ao pov o outras alegrias, começando mais cedo e acabando mais tarde, divertindo a população que nesses dias quer fvesta e musica.
Musica que por sinal é definita como "SOM AGRADÁVEL AO OUVIDO" não é ruido.
Um palco no meio da praça e não no canto, talvez fosse mais original.
com o publico ewm volta.
Não perdi pitada da festa e não gostei dos abusos que vi de pessoal que nos visita mas que não nos respeita.
Há que falar sobre como criar um coordenador da festa que discipline forasteiros e não só de forma a que haja o mínimo de respeito.

Individuos deitados no chão enquanto os pesodtoreiros trabalham, individuos que teimam em pegar os cabrestos porque lhes dá na real gana e nada disto é feito por conterraneos que sabem respeitar-se e respeitar.

Assim é urgente que a praça se construa com o objectivo de só deixar entrar pessoas com bilhete e acabar com o espectáculo degradante que de há uns anos- poucos - a esta parte se vem verificando.
Há necessidade dse repensar sem violentar a tradição respeitando aquilo que os nossos "abuengos" nos deicxaram.

Atempadamente teremos de conversar todos os Barranquenhos pois a festa de Barrancos é nossa e para nós.

A não ser pelo convívio social que me produzio, não gostei do que vi,
o toiro não é um chouriço e para ser picado daquela forma e que raio. todos os dias é demais,pagando o que se paga há que exigir o mínimo de qualidade e profissionalismo.

HÁ PESSOAS COM IDEIAS QUE AS ENTREGARÃO DE FORMA GRATUITA EM MESA REDONDA OU COLÓQUIO, VAMOS MELHORAR E SABER MANTER.

romcadur disse...

Não houve tempo para comentar nestes dia, só uma pessoa dedicada como o globista assim fará, mas de uma forma redonda o comentário que por sinal de enquadra em todos os dias será antes de mais sincero.

A minha festa, não foi este ano o que costuma ser e não foi porque foi MUUUUIIIITO PIOR.

O dia 28 é um dia dedicado a Padroeira ´de Barrancos e por coencidência de portugal e ai nada h´~a a apontar de mau, mas sim de bom.
Bonitos andores, gente QP e retirando aqueles que inssistem em não mudar os carros das ruas estreitas e que obrigam a autenticos malabarismos com os andores, tudo correria muito bem até às actuações da na praça.
Há que deixar a prata da casa para outros haleo e dar ao pov o outras alegrias, começando mais cedo e acabando mais tarde, divertindo a população que nesses dias quer fvesta e musica.
Musica que por sinal é definita como "SOM AGRADÁVEL AO OUVIDO" não é ruido.
Um palco no meio da praça e não no canto, talvez fosse mais original.
com o publico ewm volta.
Não perdi pitada da festa e não gostei dos abusos que vi de pessoal que nos visita mas que não nos respeita.
Há que falar sobre como criar um coordenador da festa que discipline forasteiros e não só de forma a que haja o mínimo de respeito.

Individuos deitados no chão enquanto os pesodtoreiros trabalham, individuos que teimam em pegar os cabrestos porque lhes dá na real gana e nada disto é feito por conterraneos que sabem respeitar-se e respeitar.

Assim é urgente que a praça se construa com o objectivo de só deixar entrar pessoas com bilhete e acabar com o espectáculo degradante que de há uns anos- poucos - a esta parte se vem verificando.
Há necessidade dse repensar sem violentar a tradição respeitando aquilo que os nossos "abuengos" nos deicxaram.

Atempadamente teremos de conversar todos os Barranquenhos pois a festa de Barrancos é nossa e para nós.

A não ser pelo convívio social que me produzio, não gostei do que vi,
o toiro não é um chouriço e para ser picado daquela forma e que raio. todos os dias é demais,pagando o que se paga há que exigir o mínimo de qualidade e profissionalismo.

HÁ PESSOAS COM IDEIAS QUE AS ENTREGARÃO DE FORMA GRATUITA EM MESA REDONDA OU COLÓQUIO, VAMOS MELHORAR E SABER MANTER.

Juliana disse...

Não estive este ano na nossa Fêra, mas segui os acontecimentos pelos meus familiares e por este blog, muito valorizado por quem está fora. Parabéns antes de mais a este senhor (que penso não conhecer ....) , está uma ideia e concretização excelente.
Quanto ao que se está a passar com a nossa Tradição, preocupa-me.
Já em anos anteriores isto sucedeu e chamou-se a atenção para a selecção de toureiros ou toiros (discute-se as duas opiniões realmente) .O que é um facto real, é que o que às vezes se passa na praça é um massacre do qual nenhum barranquenho se orgulha (penso eu).
Vá lá que a tv este ano não estava lá, senão seriamos já motivo de crítica, o que não é bom de ver!
Vamos lá Comissão de Festas (sem terem a batata quente só na vossa mã, pois não seria justo) ver a melhor opção para que a Festa de 2011 não tenha este ponto de conversa negativo.

romcadur disse...

Com a possibilidade de me repetir, porque o meu primeiro comentário não tenho a certesa de ter seguido, vou remeter um segundo.

A minha "fêra" já não é o que era, não é só porque os meus anos também já o não são.

Isto não é desculpa para um barranquenho como eu, não tenha acompanhado tudo e de tudo um bocadinho.

Começando por emglobar este comentário num conjunto dos dias festivos.

NÂO, NÂO GOSTEI e como dizia o Lely ".... por isso mesmo vos digo, nos estragaram a festa, a embarraram amigos" a festa é de e para Barranquenhos e seus convidados e o que se viu e vê nos últimos anos?

Individuos que lhe dá na gana de apanhar uma vaca manssa (Cabresto) e ai vai ele sem que ninguém se lhe oponha.

Individuos deitados nos chão em atitude degradante, enquantos os toureiros ou lá o que sejam tenta fazer o seu trabalho.

Individuos a fazerem as suas nessecidades em publico sem respeito mínimo por ninguém; Eu vi...

Não há espetáculos dignos culturalmente e muito menos desempenhos toureiro ou respeito por aquilo que os nossoa av´~os nos deixaram.

È tempo de repensar e festa e de dar a volta a praça e nesta praça, fazendo com que só aqui entre durante as corridas, quem tiver um lugar.

Temos, os barranquenhos capacidades para dar a volta a isto? Sim temos... e devemos urgentemente fazê-lo.

Assim com estas atitudes não vamos lá.

Vamos falar.. a festa não é só os festeiros, somos todos.

Anónimo disse...

bem uma vez que ja vi muitos comentarios agora aqui vai o meu. quase todos os anos ou quase todos os anos os touros vieram da ganaderia aonde o meu pai e o meu padrinho estão a trabalhar que por acaso é o ganadeiro, o que eu vi este ano não foi o mal dos touros mas sim dos toureiros porque aquilo foi uma desgraça se viram um banderilheiro que foi por uma banderilha na cabeça do touro( novilhos)isso é o que? no dia 30 o segundo touro (novilho) o toureiro o que fez foi fazer macacadas porque so fazia coisas de um palhaço aquelas moriquetas era para quê? aquilo nem se chama matar um touro mas sim picar um chouriço. tenho muita pena dos festeiros porque eles fizeram-se caso de 2 pessoas e nunca pensaram que ia a ser o que foi. para os festeiros novos falem com pessoas que percebam alguma coisa nao com pessoas que so vem os touros e os toureiros na fêra de resto nao vem mais nada.
Abraço Isabel Violante

romcadur disse...

Não me passou pela cabeça dizer mal, só por dizer e muito menos de alguma coisa de que sempre gostei.
Manuel Fernando Violande, homem dedicado não só aos touros como a ajuda da festas sobre todos os aspectos, tiro o meu chapeu ao Manuel Fernando, ao Rúbio que vai ficando um pouco cansado, mas que continua com a sua dedicação plena, aos músicos que me encantam e a quem daqui dou os meus parabens,a muitos anónimos que com devoção e sem interesse ajudam de a festa com o espirito de ajuda desinteressada.

Ou seja, lenha temos e da boa o necessário é sabermos atiar a fogueira de forma cabal e que todos possamos aquecernos sem ser necessário empurrar ninguém.

Por isso digo que há necessidade de repensar a forma de fazer a festa, assim como já o disseram outros comentaristas e bem há que ALTERAR PARA MELHOR e deixar o que está bem.

Aproveitem enquanto é tempo, pois se nada se fizer em pouco tempo desaparecerá a "fêra de Barrancos" tal como ela deve ser e foi durante séculos.
Temos a abrigação de a manter, mais não seja pela memória dos que a fizeram para nós.

Kiko Pulido disse...

Queria dizer só, que quando falo nos touros e não nos toureiros estou a referir me ao tamanho, não à qualidade. E digo mais, acredito que para uma comissão de festas seja dificil saber de entre centenas deles qual escolher e quais podem dar um bom espectaculo, já que a nossa festa não dá para trazer matadores de renome. Cumprimentos

ccm disse...

Adorei este ano foi o melhoor ano de sempre diverti me imenso sai bebi fiz varias coisas divertidas e muitas mais adoro-te Barrancos