sábado, 28 de agosto de 2010

Festas de Barrancos 2010 - 1º dia (actualizada)

7h20: Céu muito azul. Temperatura do ar de 22ºC, com tendência para subir até aos 39ºC.
8h00: Soa o primeiro foguete a anunciar a saída (alvorada) da Banda Filarmónica Fim de Século de Barrancos (ver vídeo), que vai desfilar pelas principais ruas da Vila.
8h30: Ouço, ao longe, os primeiros acordes da música... a Banda já anda pelas ruas. Começou a Festa de Barrancos 2010!
9h00: Nos acessos à praça notam-se vestígios de uma noite bem animada e regada com cerveja.
9h30: Na praça muitas crianças aguardam ansiosas a chegada dos cabrestos. Nas duas sociedades e nos cafés sa zona, os graúdos aguardam a chegada dos cabrestos, da banda ... e do tapeu do dia.
10h00: Entra a Banda pela portada da Sociedade dos Ricos. Virada para a Igreja Matriz toca as últimas partituras desta primeira manhã de Festa. Na praça e nos tabuados, muita gente bate palmas à banda que sai pela portada do "padre".

10h15: A temperatura começa a subir. O Sol "escalda"...
10h30: Depois de alguma impaciência, seis cabrestos e respectivos campinos sobem a Rua da Igreja em direcção à praça. À frente, muitas crianças e jovens fazem o "primeiro encerro" de 2010. Na praça, à sombra da Sociedade dos Ricos, os graúdos continuam sentados a "desafiar" os animais ou a sorte. No centro da arena os cabrestos, nervosos, encostam-se um aos outros a proteger-se. Os campinos, atentos, protegem-nos também...


11h30-12h40: Missa Solene na Igreja Matriz de Barrancos. Como o costume, casa cheia.
Na praça e em todos os bares e cafés, continua o tapeu e cachondeu.
16h00: 35º de temperatura.
16h30: No Centro de Saúde de Barrancos, o Dr. Francisco Alcayde (médico) e o Enf. João conversam na rua. Tem sido um dia calmo, alguns arranhões, uma ou outra indisposição ligeira, mas nada grave. Por vezes penso, que a "as intermitência da morte", J. Saramago foram inspiradas no caso peculiar de Barrancos. Diz-se, desde há muito que, durante a fêra, ninguém adoece... as maleitas voltam no dia 1 de Setembro!
17h30: Soam os primeiros foguetes a chamar para a Procissão. Estrada acima muita gente caminha para a praça. Começa aquilo que muitas chamam o "desfile dos vestidos"!
18h00: Chega a Banda à praça pequena, por que pela porta principal estão os tabuados.
17h15: Sai a procissão, em direcção Sº Bento, para percorrer as principais ruas da vila. As duas filas estão compostas, muita gente acompanha a "santinha". No largo de Montes Claros e nas esquinas, mais gente aguarda para ver passar a procissão.

19h50: Com as duas praças apinhadas, termina a procissão...
20h00: Muitos continuam na praça; alguns já petiscam ou jantam na esplanada improvisada da Sociedade dos Ricos, outros caminham apressados procura a comida já pronta em casa.
22h30: Na praça, começa o espectáculo: Sevilhanas e grupo coral "Arraianos". Noite caseira. No intervalo, a animação esteve a cargo da pequenita "Maria Rúbio", que cantou e encantou com salero, fado (Tenho um cavalo rubio...), sevilhanas e fandangos.
24h00: No Quintalão de Festas começa a tocar a Orquestra Luna. Está aberto o baile... e as primeiros dançarinos "saltam" logo para a pista. A orquestra prometia e cumpriu. Boa orquestra e bom baile. Com entradas  grátis,  o Quintalão estava abarrotado de gente. Muitos entravam e saiam... cumpriam o ritual de andar de um lado para o outro, da praça ao baile, do baile aos cafés e ao bares. Noite quente, muito quente!
Da meia noite até à hora do encerro há animação no baile, nos bares e nas ruas...

1 comentário:

Anónimo disse...

JÁ CHEIRA!!!!!