domingo, 8 de agosto de 2010

Aparcamentos de Gado de Barrancos

Com fundamentos na Portaria nº 247/2001, de 22/3, a Autoridade Florestal Nacional procedeu à renovação, até 31 de Maio de 2011, dos aparcamentos de gado das “unidades de produção pecuária” abaixo indicadas:
     - Planície sem Fim, Lda, instalada na Herdade da Baixa Comenda, Barrancos, numa área de 95,9 ha, com um efectivo pecuário mínimo de 51 cabeças de gado bovino (Cfr. Edital nº 24/BA, de 14/07/2010);
     - Gestgado – Serviços Pecuária, Lda, instalada na Herdade da Alta Comenda, Barrancos, numa área de 95,68 ha, com um efectivo pecuário mínimo de 18 cabeças de gado bovino (cfr. Edital nº 569/DRAAL, de 14/07/2010);
     - Maria Margarida Tereno Marques Bossa, instalada na Herdade das Courelas (parte), numa área de 43 ha, com um efectivo pecuário mínimo de 54 cabeças de gado (Cfr. Edital nº 1079/DRAAL, de 14/07/2010);
Podem ser criados «Aparcamentos de gado» em explorações pecuárias que pratiquem processos de pastoreio ordenado em áreas compartimentadas.
Os editais citados encontram-se afixados nos locais do costume da Vila de Barrancos.

1 comentário:

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor de esclarecimento em relação ao presente post:

Alguém, não gostando dum comentário anónimo que comparava os montantes pagos pelo IFAP a três beneficiários (agricultores) em 2007, 2008 e 2009 com o valor do salário mínimo nacional, entendeu interpelar o autor do blogue sobre a pertinência do assunto.

Sem querer entrar em pormenores sobre explicação dada, é importante aqui adiantar o seguinte:

- não gostei das insinuações de carácter. Os elementos enviados e publicados, apesar de anónimos, são verdadeiros e estão publicitados nos termos da Lei.

- o conteúdo do comentário anónimo, cuja divulgação autorizei, limitava-se a dar conta de elementos que são públicos e estão devidamente publicitados no site do IFAP http://www.ifap.min-agricultura.pt/portal/page/portal/ifap_publico/GC_pagamentos/GC_benef onde podem se encontrados todos os pagamentos efectuados desde 2007 aos agricultores nacionais, incluindo os de Barrancos.

- de acordo com a informação disponível no site “Os pagamentos indicados referem-se ao saldo líquido dos pagamentos e devoluções referentes a cada Beneficiário”.

- para não ferir susceptibilidades resolvi remover o comentário anónimo, podendo os interessados consultar o site do IFAP acima citado onde poderão conhecer os valores recebidos pelos agricultores barranquenhos;

- sobre este post foram recebidos mais quatro comentários, os quais, seguindo a praxis estabelecida para estes casos, foram “apagados” por utilizarem termos grosseiros e até ofensivos para um dos visados, nalguns casos sem relação directa com o assunto, chamando a atenção para as alegadas modalidades (!) de captação de fundos comunitários.

- a publicação neste blogue dos aparcamentos de gado, cujas autorizações tinham sido renovadas (editais datados de 14/07/2010), foi precedido de divulgação do Calendário Venatório para 2010, numa época de caça;

- recordo também que neste mesmo blogue já tinha publicitado as Zonas de Caça de Barrancos (cfr: http://estadodebarrancos.blogspot.com/2009/04/zonas-de-caca-em-barrancos.html ) que também podem ser consultadas no site da Autoridade Florestal nacional (http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/Caca.qry?Distrito=2&Concelho=204&Circunscricao=5&Nucleo=5&TipoZona=&template%3Amethod=Pesquisar )

- o estado de Barrancos não é um blogue vocacionado ou exclusivo para divulgação de acontecimentos sociais, sendo as opções “editoriais” e a sua pertinência de publicitação da responsabilidade do autor.

- os aparcamentos de gado, tal como as zonas de caça, constituem assunto de relevante interesse para os barranquenhos e os leitores do blogue. Igualmente, poderá ser equacionada a divulgação das listagens dos subsídios pagos pelo IFAP aos agricultores locais, que um comentarista anónimo teve a amabilidade de compilar e enviar, cuja publicação está já disponível e pode ser consultada no site daquele organismo.

- matérias conexas ou relacionadas com os post serão publicadas, reservando-me no direito de rejeitar textos (comentários) com linguagem ofensiva ou obscena, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional, etc;

Cpts.
Jacinto Saramago