sábado, 19 de junho de 2010

A José Saramago (1922-2010)

Em homenagem a José Saramago (1922-2010), um Homem condenado à eternidade.

Conheci José Saramago através da Jangada de Pedra, o primeiro livro do escritor que tive o prazer de ler. Não foi uma leitura fácil! Pela oralidade da escrita, mas sobretudo porque coincidiu com os meses da recruta no Serviço Militar Obrigatório (SMO). Estávamos em Maio de 1987. Num daqueles impulsos sem explicação, meti na mochila  o livro que tinha adquirido havia pouco tempo. À noite, na caserna do 2º pelotão do RIBE, enquanto alguns camaradas iam à cidade, eu abria o livro e “navegava” com a Joana, o Joaquim, o José, o Pedro, a Maria, o cão …, com o bando de estorninhos. Muitas vezes, tendo como única companhia o Manuel C., camarada de recruta e grande amigo. Enquanto a península Ibérica andava à deriva, à procura de porto, eu cumpria o meu dever cívico e prestava o SMO, de 15 meses à época!

Entretanto, outros livros se seguiram… e o último, Caim, ainda está a meio.

2 comentários:

romcadur disse...

Será sempre mau dividir um homem mesmo até depois de morto.

José Saranago, comeu a sopa que o diabo amassou, subio a escada não pelos degraus comus, m,as a pulso.

Dos seus livros, daqueles que li de uma forma geral gostei de todos mesmo até "A viagem do elefante", não li os trinta e cinco mas devo ter lido pelo menos seis, gosto do estilo

O Prémio Nobel foi como todos os bons artistas uma pessoa original na vida e será sempre recordado entre os grandes escritores.

Espero que não se lembrem de dizer,à semelhança de outros grandes,como Colombo,Cabrilho Magalhães, que este também não era Portugues.

Anónimo disse...

eu foi através do Memorial do Convento. faz parte do programa do 12º ano. foi o unico.lol
para aqueles que vão fazer a segunda fase dos exames nacionais tenham atenção, pode vir algo sobre este livro, ou então só mesmo para o ano que vem. :)

cumprimentos kiko bergano