sexta-feira, 7 de maio de 2010

A torre dos telemóveis em Barrancos

Imagem do Cerro do Calvário, Barrancos, com as  torres de telecomunicações (TMN e Optimus), instaladas em 1999. A terceira antena (Vodafone) está instalada em Sº Bento, junto aos depósitos da água. 
O Cerro do Calvário é um local com história: foi aqui que o General Prim, fugido das tropas espanholas, entregou as armas, cavalos e arreios ao Administrador do Concelho de Barrancos, Manuel Cláudio Pulido, em 21 de Janeiro de 1866.

3 comentários:

Anónimo disse...

É lindo, não conseguias arranjar uma foto sem antenas?
Para ver as asneiras que se fazem autorizando "mamarrachos" desses em sitios históricos.
CB

Antónia disse...

Caro Jacinto,
Se o teu blog não existisse tinha de ser inventado.
Em relação ao general Prim, fiz a ligação à mensagem publicada em 26 de Outubro de 2006, e acrescentei mais qualquer coisa ao meu fraco saber.
Em criança ouvia a minha avó dizer “isto já parece a guerra de Prim”, e eu pensava que era um nome inventado. Claro que mais tarde soube quem era o General Prim, mas não sabia que tinha estado em Barrancos.
Só que isto, fez-me lembrar outra história que a minha avó contava e fiquei cheia de curiosidade.
A história que ela contava, tinha a ver com uma invasão em Barrancos pelos Calatravas, toda a gente que pôde fugiu, e uma minha antepassada, que morava na casa onde é agora a sociedade dos pobres (a minha avó foi a última pessoa a lá morar antes de ser a sociedade), encontrava-se já muito velhinha e quase cega e ficou em casa. Quando chegaram as tropas, foram arrasando tudo, e com um machado tentaram arrombar-lhe a porta, então ela abriu-lhes a porta pediu para não lhe fazerem mal dizendo que se servissem da casa como muito bem lhes apetecesse. Eles fizeram da casa o quartel-general e quando se foram embora deram-lhe uma carteira com moedas.
Se isto aconteceu, deve ter sido muito antes deste episódio do general Prim.
Só por pura curiosidade, haverá alguma possibilidade de tirar a limpo alguma verdade desta história?
Até breve,
Antónia

Jacinto Saramago disse...

Olá Antónia.
Há alguma verdade na história da sua avó, mas é anteiror ao Prim.
Neste caso em concreto, não houve invasão. O Gen Prim, perseguido pelas tropas leais ao governo espanhol "entregou-se" ao Administrador do Concelho. Provavelmente esa entrega tinha sido previamente acordada, dado o prestígio do militar rebelde, que pouco tempo depois chegou a presidente do governo de Espanha.
Tentarei dar mais informação sobre esta histórico acontecimento,pouco conhecido entre nós.

Cpts.
Jacinto Saramago