domingo, 30 de maio de 2010

Obras do novo Quartel dos BVB

Estão a decorrer a bom ritmo as obras do novo Quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Barrancos, sob a responsabilidade do empreiteiro Obrévora.

15 comentários:

romcadur disse...

A bem da corporação.
Que seja uma coisa com pés e cabeça e que tenha aquilo que os BVB necessitam.

Anónimo disse...

nao vejo a hora de lá por os pés depois de tantos anos de tanta ajuda prestada, de tantos socorros efectuados já mereciamos uma "casa nossa".

Anónimo disse...

Será k num futuro em minha opinião bem próximo esta obra não terá sido em vão??
O Quadro de pessoal reduziu-se drasticamente e se não forem feitas alterações de fundo, esta tendência tende a manter-se.
Espero sinceramente que os reponsaveis não tenham "medos" e tomem as decisões importantes de restruturação e mesmo assim já pecam por tardias.

Anónimo disse...

Obras em vão?O corpo de bombeiros existe, trabalha 24 horas por dia, serviço de voluntário sempre, sem pedir nada em troca. Um bombeiro muitas vezes abdica da sua vida pessoal para ajudar quem precisa, faz um sorriso para alegrar quem socorre quando o proprio bombeiro esta a precisar de ajuda mas não demonstra. A eles e a elas bombeiros da minha terra desejo toda a sorte do mundo nas novas instalações. Um bem hajam

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14:23
Que o corpo de bombeiros existe e trabalha 24 horas por dia o k é de louvar, isso sei eu mas, se sairem 10 e só entrar 1 numa realidade de 40 mais ano menos ano parece que o voluntariado acaba mas contudo ficam umas instalações novas para 10 ou 15 profissionais.

Anónimo disse...

As obras nunca são em vão e os Bombeiros merecem um Quartel novo como todos os outros Bombeiros do País. Quanto ao Quadro do Pessoal estar a reduzir, não concordo. Houve, em tempos, um abandono em massa de Bombeiros, no entanto o Baleizão, mercê dum magnifico trabalho, tem sabido conduzir o Corpo de Bombeiros e hoje está estavél tanto em meios humanos com em meios materiais.
E continuamos, como sempre, disponíveis.
Um Bombeiro de Barrancos

Anónimo disse...

Não sei o que leva a pensar que cada vez há menos voluntários!!! Em tempos que já lá vão quando alguém que muito estimo, começou a "apertar os calos" a muita gente alguns e abandonaram o corpo, hoje continuamos lá mais ou menos os mesmos. Hoje em dia as exigencias são muitas, cada vez são precisos mais cursos, formações e o tempo disponivel de qq voluntário nem sempre premite frequentar. Penso que seria impossivel viver sem os voluntários por isso para bem da instituição e principalmente de Barrancos temos ter boas condições de trabalho e um quartel como manda a "lei da sapatilha".
Um bem Hajam
ass: Bombeiro

Bombeira de 1.ª,Vânia Reganha disse...

É impossível não fazer um comentário, ainda para mais quando o tema me toca no “sangue”, na pele, no corpo, nos neurónios e muitas mas muitas vezes no bolso. Obviamente este sentimento não é só meu, mas eu por mim, falo e assino.
É verdade que de ano para ano vamos perdendo um ou outro elemento por razões diversas, entre elas, o facto de as pessoas irem trabalhar para fora, casarem, namorarem terem filhos, estudar fora do Concelho e não conseguirem conciliar… enfim, muitos os motivos das saídas, mas os principais estão acima referidos.
Depois, também temos perdas, (aliás não tantas quanto seriam justa), uma vez que para ser bombeiro temos uma série de deveres e obrigações que temos que cumprir. Não, não me esqueço dos direitos, também os temos e… escrevendo certo são NENHUNS. E é nestas circunstâncias que os não cumpridores também se vão perdendo, se bem que, no caso de Barrancos (não é que sejamos todos bons mas…), não temos casos destes, ainda.
Também temos muita gente que não pertencendo ao quadro activo, mas sim enquadrados noutros quadros como o de reserva e honra estão bastantes ACTIVOS, pelo que, poderiam exercer a sua função como activos e ai seríamos muitos e muito mais felizes, pois os serviços seriam mais desfasados, aprendíamos com as experiências dos mais velhos etc, o tal convívio entre gerações que anda em moda.
Mas não, os activos são os que fazem tudo, e tudo passa desde a emergência pré-hospitalar, consultas, incêndios urbanos ou rurais/florestais, acidentes de viação, etc… passando por representações diversas da associação ou do corpo de Bombeiros numa vasta gama de cerimónias desde funerais de colegas a outras mais pomposas, mas tudo todinho são os activos que fazem e como voluntários ou seja a CUSTO ZERO.
Estamos a trabalhar para incentivar os mais jovens sobre o voluntariado através de acções de informação e sensibilização, tenho 13 miúdos dos 7 aos 12 anos inscritos para começarem como bombeirinhos um projecto de sucesso em corpos do distrito. Estou a trabalhar nisto com outros colegas há algum tempo, mas temos o problema de sempre DINHEIRO, para os equipar com o mínimo que é umas calças, botas, um boné, cinto e um pólo vermelho. Eu solicitava, apelava, suplicava que o anónimo que está preocupado com a construção nova PEÇO DESCULPAS NOVA NÃO, porque isso dá a sensação aos leitores que tínhamos uma outra, embora velha e não é esse o caso, em 29 anos de história, esta será a sua primeira casa. Portanto Sr. Anónimo ou anónima atrevia-me a pedir-lhe que se inscrevesse como bombeiro/a voluntario/a se tiver menos de 36 anos. No caso de ter passado da idade, dê um donativo no valor de 1000 euros e ajuda a comprar fardamento e seguros para os bombeirinhos, para que tenhamos continuidade e não sejamos apenas meia dúzia diz.
Ass: Bombeira de 1.ªVânia Reganha, n.º mec. 2970051 BV Barrancos

Anónimo disse...

Assim é que é, com repixuxe niña...

Anónimo disse...

Quando disse em "vão" referia-me como expliquei a seguir com a redução de pessoal que se tem vindo a verificar!! Pelo k sei o corpo ACTIVO dos BVB já teve mais de 80 elemntos hoje parece-me k ronda os 40 e com tendência a diminuir. Explicações para essa diferença?? nem todos foram para fora, nem todos casaram ( será crise de voluntariado? ), mudança de quadro indevidamente ( será má opção de quem de direito? ). São estas questões que em MINHA OPINIÃO têm de ser revistas para tirar o melhor partido dessas novas instalações e continuar cada vez mais a ajudar melhor.
Quanto á minha ajuda aos BVB já tenho ajudado conforme o que me tem sido possivel 1000 € como diz a Bombeira Vânia Secalhar!!
Mas já agora vou deixar uma sujestão á Bombeira vânia: Reveja o seu conceito de voluntariado!!

Abraços

Vânia disse...

Anónimo que ainda por cima é cobarde e nem dá o nome, pelo menos a mim podes dizer e ensinar-me o teu conceito. EU ESTOU LÀ...

Anónimo disse...

Meus Caros,
Não confundam…
…O post é sobre as obras do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barrancos. Obra essa essencial para os Bombeiros da nossa terra, tanto em acessibilidades, como em infra-estruturas adequadas e mais apropriadas. E uma mais valia, é um imóvel em nome da Associação (penso não estar enganado), coisa que não acontece actualmente.
Resumindo, é uma mais valia para todos. É uma obra importantíssima e necessária. Tal como o novo Lar de 3.ª idade.
Em relação ao voluntariado…acho que é um assunto mais minucioso, porque existem vários tipos de voluntariado…para bom entendedor meia palavra basta! E atenção, VOLUNTARIADO NO GERAL, e não só nos Bombeiros, sejam eles de que localidades forem.
E já chega de tanto protagonismo. Existem pessoas que pensam que são donas das Instituições…enganam-se! Se realmente se apelidam de VOLUNTÁRIOS, deveriam ter noção de um dos princípios básicos: HUMILDADE.
A Instituição AHBVB tem Órgãos Sociais para a defenderem e representarem, e verdade seja dita, o fazem muitíssimo bem, pelo que me apercebo. E sem protagonismos. Parabéns aos Bombeiros de Barrancos e aos seus representantes que tanto fazem por todos nós.
Bem Hajam.

Anónimo disse...

Concordo em com o comentário das 14:18, mas nas entrelinhas do protagonismos eu entendo que a sms seja para a Bombeira que dá a cara e que muito prezo. A ela hulmidade entre outras qualidades não leh faltam é um prazer te-la como colega. Ajuda a todos em todos os assuntos garanto-vos pk ja me ajudou imenso. OS órgãos sociais são fundamentais mas muitas vezes só metem o nome o trabalho é sempre do manoel bombeiro.
Espero que dos que estão não saia ninguém, porque todos fazemos falta.
Abraços a todos em especial a colega vânia que há muito não nos visita,
Não assino para evitar critiquices

Anónimo disse...

Para quando a planta do quartel e também do novo lar da 3ª idade??

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
A planta (ou melhor, todo o projecto) do Lar pode ser consultado na sede desta associação (R 1º de Dezembro 66, em Barrancos).

Para publicação da planta neste blogue, tem de ser digitalizada e convertida em jpeg. Como tem custos e não conheço ninguém que o faça a titulo gratuito (falo de plantas A0 que estão em formato autocad!).... ainda não o consegui.

No entanto, aqui fica o convite, caso esteja muito interessado/a em ver o papel, pode deslocar-se à sede do Lar e consultar o documento.

Quanto aos BVB, idem.. idem...


Cpts.
Jacinto Saramago