sexta-feira, 21 de maio de 2010

Barrancos associou-se à apresentação da "Prótoiro"

O Campo Pequeno foi o palco escolhido para a apresentação pública da PRÓTOIRO, na noite do passado dia 18, terça-feira. Entre as inúmeras personalidades presentes que se associaram à iniciativa, destaque para o presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal de Barrancos, António Tereno e Isabel Sabino, respectivamente.

"A PRÓTOIRO – Federação Portuguesa das Associações Taurinas, é uma associação na qual estão representados todos os intervenientes da Festa de Toiros em Portugal e cujo objectivo é promover, divulgar, dignificar e defender esse património imaterial das artes e da cultura portuguesa que é a tauromaquia, procurando, também, apoiar o mundo rural e a sua economia, intrínsecamente ligados à Festa Brava
QUEM É A PRÓTOIRO?
A maior preocupação das associações constituintes da PRÓTOIRO foi que esta fosse verdadeiramente representativa da Festa de Toiros em Portugal. Como tal, nela deverão estar representados aqueles que fazem da Festa a sua profissão, como os Toureiros ou os Empresários Tauromáquicos, aqueles que não fazendo da Festa profissão, são dela um elemento essencial, como os Ganadeiros ou os Forcados, aqueles a quem cabe supervisionar a Festa, como os Médicos Veterinários, os Directores de Corrida ou os Poderes Político e Legislativo e, sobretudo, aqueles para quem a Festa existe: os aficionados e os espectadores.
Com este objectivo de representatividade em mente, poderão associar-se à PRÓTOIRO todas as associações que representem qualquer uma das categorias de intervenientes referidas. Para além destas, a PRÓTOIRO acolherá igualmente outras entidades que se identifiquem com o seu objecto social.
COMO É A PRÓTOIRO?
Antes de mais, a PRÓTOIRO tem como objectivo fundamental ser a plataforma de discussão e organização da Festa de Toiros em Portugal, da qual sairá a voz unida de quem gosta de toiros.
De seguida, a PRÓTOIRO pretende ser uma fonte completa e fidedigna de informação, esclarecendo a opinião pública acerca da importância histórica, cultural, artística, económica, social e ambiental da tauromaquia, bem como dos costumes, regras, intervenientes e inúmeras curiosidades que a tornam, nas palavras de García Lorca, “A festa mais culta do mundo”.
A PRÓTOIRO estará, igualmente, sempre presente para apoiar e promover todos os eventos que contribuam para promoção e para o progresso da tauromaquia.
Por fim, a PRÓTOIRO estará na linha da frente, pronta a defender, de forma esclarecida, intensa, convicta e intransigente, o direito de todos os portugueses de gostarem e de irem aos toiros. Fá-lo-á onde e sempre que tal for necessário, seja intervindo junto da opinião pública, da comunicação social, do poder político ou do poder judicial recorrendo, para tanto, a todos os meios legais ao seu dispor."
(Fonte: texto e fotos de http://barreiradesombra.blogs.sapo.pt/23615.html )

3 comentários:

romcadur disse...

È sempre bom ver como as pessoas sentem necessidade de se associarem e neste caso tão bem arquitectada ou seja bem organizada.

Cuidar de um toiro que leva séculos de sofisticação é uma obra enorme e que merece ser saudada na medida em que anda por ai muita publicidade (barulho) com o objectivo de denegrir e acabar com esta raça.

Os meus desejos de muitas vitórias para a PROTOIRO.

Anónimo disse...

oxalá tenha mais sucesso e impacto que a CMCVT - Confederação Munidal das Cidades e Vilas Taurinas, que só serviu para "xular" dinheiro às entidades associadas...

Anónimo disse...

Essas associações sao aquelas que nascem por uma causa, lutam por ela enquanto estão na "moda", têm grandes lucros monetários e quando começam a dar menos nas vistas desaparecem...
E para onde vai esse dinheiro?
Ha entidades que as patrocinam, dão-lhe publicidade, mas de um momento para o outro deixam de existir... Esse dinheiro ja ninguem o vê, parvos são aqueles que dão dinheiro para isso... Para quando menos dão contas estão de Férias no Brasil...