segunda-feira, 19 de abril de 2010

A primavera: os ninhos e os ovos...

Estamos na primavera, em Abril, época de campos floridos, de grilos a cantar, também de espargos e  cogumelos tardios, neste caso nas umbrias.
Há alguns anos, mais de dez, depois das aulas, como não havia computadores, playstation e similares, juntavamo-nos em grupos de amigos e percorríamos os campos - currais ou ferragiais - em volta da Vila, à procura de ninhos. Um dos passatempos favoritos era "inventariar" ninhos e ovos. Como as brincadeiras eram muitas, nunca acompanhavamos as ninhadas. Ninhos de melros, de gaios, de cotovias, depois de perdiz e de rolas, eram os mais apetecíveis...
Ontem, encontrei um ninho de melro e lembrei-me disso!
Ninho de melro em laranjeira

Ovo de melroa

3 comentários:

romcadur disse...

De quantod e nós foi esse passatempo, digamos de passagem, nessa altura, violento para as av es e animais que caiam nas nossas buscas.

Não só não eraa ausencia das tecnologias, como ainda a falta de sencibilidade da rapaziada para a "inventariação" que nessa latura poucos conheciam e que no tempo do globista e por ai em diante adqueriram cultura capaz de não fazer mal aos animais, seus ninhos e ninhadas.
Eram outro tempos, sem Liceu,Piscinas,Campo de futebol era uma ameaça e o equipamento cultural, só se queriamos pertencer à MP onde eras manipilado como pássaro sem ninho.

Jacinto Saramago disse...

Caro Romão, com a idade tornamo-nos nostálgicos! É a Vida.
Já agora, antes que alguém peça expicações as siglas "MP" significam Mocidade Portuguesa, sobre a qual um dias destes falaremos.
Abç.
Jacinto Saramago

romcadur disse...

Jacinto, também podia ser Mocidade Perdida, se não pôs por extenso nãp foi por outra razão que não fosse a economia de latra, porque na minha altura havia duas obrigações imperiosas, principalmente em Barrancos, uma era ir a igreija e a catequese e outra pertencer à Mocidade Portuguesa, onde faltava tudo para um jovem ambicioso que só pode voar do ninho onde nasceu já com 17anitos e mesmo assim contra a vontade de muitos.