segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Bairro das Canas em Barrancos

O Bairro das Canas, é um bairro social de cinco moradias geminadas, construído pelo Município de Barrancos em 1984/85. Na construção das casas, a custos económicos, foram aplicadas telhas de canudo, canas da ribeira nos telhados e xisto para os pavimentos, numa lógica de aproveitamento dos recursos locais.
Bairro das Canas, Barrancos, Março 2010
Para quem não se recorda, as telhas de canudo eram produzidas por operários municipais no forno do Tio Fernando Godinho (Charco Frio), que esteve em actividade, sob a responsabilidade Município de Barrancos, entre 1979/80 e princípios da década de 90 do séc. XX. O forno, que funcionava quase todo o ano, em especial nos meses secos, tinha como função o fabrico de telhas de canudo, tijolos de burro, baldosas e adobos, que depois eram utilizadas nas obras municipais.
Para complementar a produção do forno, a Câmara de Barrancos tinha também um grupo de dois/três operários que, anualmente, se dedicavam ao corte e à limpeza de canas, nos canaviais do rio Múrtega.
Os excedentes da produção do forno e as "sobras" das canas eram vendidos a particulares, constituindo  uma forma de negócio e fonte de receita para o Município.
Nota: Um lapso, já corrigido, trocou o nome dos Bairros.

Sem comentários: