domingo, 4 de abril de 2010

Moinhos do Múrtega - Moinho do Tio Elvira

Ao longo da ribeira do Múrtega encontram-se vários moinhos que vale a pena conhecer. Começo esta espécie de roteiro, apresentado o moinho da Volta dos Nogais, Barrancos, conhecido como "moinho do Tio Elvira":
Fotos: Domingas Segão
Moinho de alvenaria de pedra e tijolo burro, situado na margem esquerda da ribeira de Múrtega, com apenas uma porta orientada a SW. É um moinho de Rodízio de roda horizontal apenas com um cabouco.
Como pode verificar-se na foto* de baixo, esta estrutura está em bom estado de conservação, tem forma semi-quadrada, com arestas vincadas provavelmente devido ao facto de estar implantado a uma cota bastante superior do nível das águas do rio. Isto não implica que fique por vezes submerso, como se pode verificar in loco o seu interior está cheio de aluvião.
No que respeita ao açude, está praticamente destruído, podendo verificar-se de quando em quando, vestígios por entre a abundante vegetação.
O canal de desvio do caudal, ou seja a levada, apresenta melhor estado de conservação. No entanto, as silvas e outras espécies arbóreas, dificultam a visibilidade.

Sem comentários: