sábado, 10 de abril de 2010

expoBARRANCOS 2010 - 3º dia (revista e actualizada)

Dia de Sol, com temperatura de 17ºC às 9h30. Uma ligeira aragem começou a soprar por volta das 11 horas, criando a ilusão de temperatura mais freca, para a tarde. Vamos ver..
Às 10h00 abriu o Parque e entraram os primeiros visitantes. Os expositores já estavam preparados, a partir das 9h30. Um pouco antes, a equipa do Secretariado da Organização, tinha distribuído o pequeno-almoço: bolos de páscoa, esses, madalenas e lauras, tudo produtos locais.
Nesta manhã, os bares e tasquinhas, eram muito solicitados.... a pouco-e-pouco, os expositores vendiam os primeiros produtos, peças, pinturas, artesanato...
Nos stand do Lar de Barrancos, a quermesse com cerca de um milhar de prémios, começava a "dar" os primeiros brindes. 
Nas stands da Paróquia de Barrancos e da Associação de Reformados, a pescaria fazia sucesso e quase acabava com os prémios disponíveis!
Às 12h30, já com muita gente no Parque, começava a arruada com  "Los Moraos". No espaço da prova e degustação de enchidos de Barrancos, já se encontravam os apreciadores.. Os elementos da organização não tinham mãos a medir no corte e na distribuição dos pratos de enchidos, este ano acompanhado de vinho branco ou tinto da Herdade dos Arrochais.
Às 13h30 ainda havia resistentes à volta dos enchidos e do vinho (o autor desta linhas, era uma deles...)
Manhãs infantis ...

... de pinturas...

Bar do BFC: Abel, a preparar as tapas...
O início da arruada...
... o passeio e animação dos "arruaceiros"...
A prova/degustação dos enchidos de Barrancos

Depois do almoço, a Feira continuava...
O Festival Taurino, organizado pelos Bombeiros de Barrancos atriu muita gente. A praça, montada junto ao Estádio Municipal, não encheu, mas estava composta (2/3). Uma ligeira brisa, refrescava a temperatura ambiente, que hoje não passou dos 23ºC.
Às 16h10 começa o espectáculo. Nos curros seis novilhos do Couto de Fornilhos, os dois primeiros para os cavaleiros Luís Rouxinol e Francisco Cortes e os restantes quatro para os matadores/novilheiros Canales Rivera, Jairo Miguel, António João Ferreira e Nuno Casquinha. Na pega, o Grupo de Formados Amadores de Moura. Dirigiu a corrida, Sr. Fernando Farinha, um barranquenho de coração.
Por economia de tempo e espaço (que os conhecimenentos de arte são muito limitados), direi apenas que o festival correspondeu às expectativas: dos cavaleiros, Francisco Cortes, talovez pela sua alegria e espontaneidade tenha tido melhor lide; dos matadores, Canales Rivera, o nome mais conhecido, não teve muita sorte com o novilho, e menos ainda na lide; Jairo e João Ferreira tiveram dois bonitos novilhos, e deram uns passes que agradaram ao público; Nuno Casquinha foi o melhor, dos novilheiros, com uma "prestação" muito apludida.
Do festival, o grande destaque vai para o Xavier Cortegano, dos Forcados de Moura que, sob o olhar atento de toda a praça, pegou logo à primeira, agarrando e controlando o novilho, numa brilhante pega que certamente nunca irá esquecer. Parabéns Xavier. Força!
O festival terminou já passadas as 6h30 da tarde.
Ainda, na tarde, a actuação do Rancho Folclórico de Fronteira e o Grupo Coral de Baleizão, encheram o anfiteatrro, animando e encantando o público.  
Na noite, os Centelhas (no palco principal), às 23h00, quase encheu o recinto.   Na expoNoites, na tenda multi-usos, a orquestra Nueva Alborada teve o seu segundo dia de actuação.
Francisco Cortes

Xavier Cortegano (Forcado) e Francisco Cortes (Cavaleiro), os triunfadores da tarde...

... no passeilho

Canales Rivera, na estocada final...

Nuno Casquinha, o melhor matador da tarde

O Rancho Folclórico de Fronteira com a participação do público...

... e os pézinhos de dança do presidente e da vice-presidente da CM de Barrancos
O Grupo Coral de Baleizão

5 comentários:

romcadur disse...

Hoje Domingo 11, tive necessidade de zarpar de Barrancos por motivos que uma vez ponderados merecem o sacrificio de não axistir ao resto da Feira e a Flores com a familia.
Como dizia o poeta:
Que feira esta amigo
Que te põe de bem com os outro
E de bem contigo também.
não era assim o poema mas serve para o caso.
É uma feira diferente daquelo que estavamos habituados os mais velhos, mas se conseguimos parar o relógio nem por isso conseguimos parar o tempo e os tempos são de mudança.
Mas uma coisa é esta feira que não tinhamos e que tudo aponta após o seu 3º Ano para uma continuidade e outra coisa é a feira de Agosto, que também deveria ser pensada a fim de se fazer o aproveitamento com melhor acuidade de todo o potencial humano que nos visita.
Esta Feira, neste local previlegiado, bem concebido, no tempo e no espoaço é na realidade um secesso.
Não sei quem foi ou foram os seus mentores mas fosse quem fosse tiro-lhe o meu chapéu
PARABENS

Teixeira Correia disse...

GRANDE FEIRA
No sábado estive pela primeira vez e eu que estou habituado a fazer reportagens deste tipo de certames, fiquei deveras surpreendido pela POSITIVA.
Feira bem arrumada, cada espaço destinado à sua área de nogócio, animação de rua muito boa.
Almoçei na feira, espargos com ovos, cinco estrelas, fiz o meu trabalho para o Jornal de Notícias e ainda fui obsequiado com uma sarronca, pelo Mestre José Gavino. Comprei presunto e enchidos, portugueses e espanhóis.
Disse-o de boca mas escrevo-o aqui: Os senhores da OVIBEJA deveriam ver como se faz uma feira e com a "agravante" das entradas serem gratuitas. Em Beja vai-se pagar seis euros.
Autarcas, o povo, os barranquenhos estão de parabéns. Continuem.
É caso para dizer : "duas orelhas um rabo,saida em ombros com aplusos e ao som de torero ... torero"
Teixeira Correia

Jacinto Saramago disse...

Caro Teixeira Correia
Uma rectificação: não são sarroncas, mas sim Zambombas! E lê-se "ssãmbombas".
Abç.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Quero aqui deixar os meus parabéns á organização!
Mais uma vez mostraram bem aquilo que valem! 5*!

Deixo também os meus Parabéns ao Xavier!
Mais um Barranquenho a levar o nome de Barrancos pelo país fora.

E não podia deixar de agradecer ao nosso "repórter local", J.S., por nos continuar a informar, mesmo estando em festa!

Cpts,Ana Costa.

Anónimo disse...

eu kero dar os parabéns ao xavier e ao carlos sota, k também pegou um touro. cada um com a sua técnica!!!mas estiveram excelentes.
tatarata......viva o grupo de moura!!!sempre em forma....

abraços dani