quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Barrancos: temporal causa prejuízos de 650 mil euros em Barrancos

1 - Com o devido respeito, transcreve-se na íntegra a noticia divulgada on line no jornal Correio da Manhã:

"O mau tempo que atingiu Portugal nos últimos dias provocou danos materiais graves no concelho de Barrancos, no Alentejo, no valor de 650 mil euros. As fortes chuvas que se fizeram sentir destruíram pavimentos das faixas de circulação, caminhos municipais e rurais e causaram problemas de infiltração em muitos edifícios públicos, nomeadamente no Cine-teatro.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno, apelou ao apoio governamenteal para resolver aquilo que ele considera uma situação urgente, sublinhando que é muito importante o “apoio das entidades competentes do Estado para enfrentar” as consequências do temporal.

Os trabalhos de reparação já estão em curso, mas têm sido dificultados pela chuva que continua a fustigar o país. António Tereno defende que, com os deslizamentos de terras e o “desabamento de muros de suporte de terras e delimitação de propriedades”, a principal preocupação é a de reconstruir os muros para evitar “mais derrocadas e o agravamento dos danos causados". "

2 - Quase 30 dias de chuva intensa, praticamente ininterrupta, acompanhada de fortes rajadas de vento, como esta noite, têm provocado também danos e prejuízos em centenas de habitações. Consta, talvez sem exagero, que não há casa em Barrancos que não tenha goteras, faltem telhas ou estejam à espera de pedreiros...

4 comentários:

Anónimo disse...

VIVAM!
a causa maior para os estragos provocados por estas chuvadas de inverno não será a fraca qualidade de construlão dos nossos edifícios de norte a sul do país? Em évora,onde moro, o nosso prédio tb n aguentou.
Ninguém fiscaliza, ninguém é resp+onsável?
abraços de evora

Tói Guerreiro disse...

Esperamos,que o governo atenda o apelo feito pelo presidente António Tereno,de forma colmatar os prejuízos causados pela intempérie.
Pelo menos,que atendam Barrancos por esta vez,porque nunca foi um concelho subsidio dependente à semelhança de outras regiões do país,onde o oportunismo é um facto.

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Já agora que falamos do temporal e dos danos causados, porque não falar também da Ponte de Murtigão (Barrancos - Stº Aleixo) que está uma autêntica ruína?! Há pouco tempo teve uma equipa a fazer umas obras na mesma, que julgo ter sido apenas no embelezamento da parte superior, porque a lateral está num estado lastimável e no piso grandes lombas, agora imaginem por baixo como não estará…
O que acontece é que qualquer dia não temos ponte é o que é…
Dinis

Anónimo disse...

pois grande prejuizo, o caminho das mêrces ta na ultima.
Isabel Violante