sábado, 28 de fevereiro de 2009

expoBARRANCOS 2009






Falta um mês para a expoBARRANCOS - Feira do Presunto e dos Enchidos - 2009

este ano sob o lema "A grande Feira da Raia".

O programa definitivo estará disponível brevemente.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Alunos do 9º ano (EBI) participaram na assembleia municipal de Barrancos

A assembleia municipal de Barrancos acolheu calorosamente a proposta apresentada pelos alunos do 9º ano (História) da EBI de colocação de uma “lápide de comemoração e homenagem ao povo de Barrancos no Edifício dos Paços do Município no centenário da comemoração da Implantação da República (05/10/2010)” sendo a mesma inaugurada pelos próprios, “juntamente com a turma do 9º ano daquela data, aqui reunidos novamente…”

O texto, lido pela aluna Beatriz Gaspar, em representação da turma, falava sobre a forma como o Povo de Barrancos tinha acolhido a notícia de Proclamação da República e a maneira como a tinha celebrado “em festa e a toque da filarmónica pelas ruas da Vila”.

Ainda, durante a intervenção da Beatriz, a assembleia municipal, sob proposta dos alunos, guardou um minuto de silêncio em homenagem a todos “aqueles que participaram na reunião da câmara municipal de Barrancos, de 7 de Outubro de 1910 e, através deles, o povo barranquenho”.

No final da intervenção, os alunos pediam aos representantes políticos de Barrancos e ao presidente da câmara, que continuem a “preservar as nossas singularidades: identidade, cultura e dialecto barranquenho”.

Alunos de Barrancos à espera do Magalhães

Para satisfazer a curiosidade de dois "anónimos", informo que os alunos do 1º ciclo de Barrancos continuam à espera do Magalhães. Esta informação, oficiosa, foi confirmada junto de quatro encarregados de educação que formalizaram o pedido em Novembro de 2008.

Entretanto, segundo notícias na comunicação social, o ministério da Educação pretende concluir o processo de entrega dos computadores pessoais às crianças do 1º ciclo, até à Páscoa (de 2009).

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Rota do Contrabando - Passeio TT

Os Bombeiros Voluntários de Barrancos organizam no dia 22 de Março de 2009 o 1º Passeio TT "Rota do Contrabando", uma iniciativa destinada a angariação de fundos.

Para os potenciais interessados aqui fica o REGULAMENTO:

1 – Cumprir integralmente o Código da Estrada;
2 – A cada participante do Passeio TT “ Rota do Contrabando” será atribuído um cartão de identificação de participante ou acompanhante, que deverá ser exibido sempre que solicitado e sem o qual não será possível a entrada em locais destinados à parte social;
3 – Ter a máxima prudência nas travessias de asfalto, montes e localidades;
4 – Os percursos escolhidos não estão exclusivamente destinados a este passeio, pelo que poderão encontrar (mesmo sentido/sentido inverso) máquinas agrícolas, animais domésticos e selvagens, pessoas, etc. Seja prudente e facilite a passagem destes;
5 – Neste passeio não existem prémios de classificação. Por esta razão tente desfrutar da riqueza natural deste percurso. Não force ultrapassagens mas facilite-as;
6 – A Organização não se responsabiliza por nenhum tipo de acidentes ou infracções, assim como avarias que se venham a verificar, prestando no entanto toda a assistência que esteja ao seu alcance;
7 – Pratique todo o terreno de uma forma amiga da natureza, guarde todo o lixo dentro da viatura para no final o deitar dentro do contentor, não pise terrenos de cultivo e se alguém necessitar de ajuda não hesite em ajudar;
8 – A Organização reserva a possibilidade de exclusão dos participantes que, no decurso do passeio comprovem desrespeitar os princípios de boa convivência com os demais ou as disposições legais e regulamentares aplicáveis;
9 – Por último, agradecemos a sua participação e contamos com a sua colaboração para que este passeio seja um sucesso. Só com a união de esforços entre a Organização e os Participantes, conseguiremos alcançar a satisfação de todos.

Para inscrições e informação complementar deverão entrar em contacto com os BVB.

Telf. 96 511 2375;
Fax: 285 950 609
Mail: bombeiros.barrancos@gmail.com

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Assembleia Municipal de Barrancos recebe alunos do Agrupamento de Escolas

A assembleia municipal de Barrancos, que reune no próximo dia 25, quarta-feira, vai receber os alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos.

A 1ª sessão ordinária de 2009 deste órgão deliberativo municipal, que vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Município, com início às 21h30, tem a seguinte

Ordem de Trabalhos

– Apreciação e Aprovação da Acta da Sessão Ordinária de 15/12/2008.

- Apreciação e Expediente Diverso e Prestação de Informações ou Esclarecimentos.

- Apreciação da Informação Escrita do Presidente da CMB e Análise da Situação Financeira do Município.

- Intervenção do Representante da Turma 9º Ano (História) da EBI de Barrancos sobre a "Implantação da República em Barrancos”.

O último ponto da OT constitui um verdadeiro acto de cidadania por parte dos alunos da EBI (9º ano) e da professora de História, Mónica Silva, que aceitaram o desafio de "explicar aos actuais membros dos órgãos políticos do Município como foi declarada a implantação da República em Barrancos nos idos de 1910".

A assembleia municipal de Barrancos é composta por 15 membros eleitos directamente no colégio eleitoral do município - no mandato 2005/2009 são sete do PS e oito da CDU - mais o presidente da junta de freguesia de Barrancos.

__________
Rectificação:
Contrariamente ao que tinha afirmado na primeira versão desta notícia, que agora corrijo, esta será a segunda vez que os alunos da EBI participam numa sessão da assembleia municipal de Barrancos. A primeira vez foi a 27 de Fevereiro de 1997, com os alunos do 4ºano (1º ciclo).

Acompanhados da Profª Celeste de Sousa, a turma do 4º ano assistiu à sessão da assembleia municipal e também teve a oportunidade, no espaço dado à intervenção do público, de colocar algumas questões.

"Uma verdadeira aula de Educação para a Cidadania" no dizer da professora Celeste, responsável por este lembrete.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Lar de Barrancos celebra o Carnaval

Os técnicos e funcionárias do Lar Nossa Senhora da Conceição com o apoio de alguns técnicos da Rede Social de Barrancos, organizaram esta tarde uma festa-convívio de Carnaval para os residentes e beneficiários do Lar.

A tarde foi animada na Sala de Estar do Lar com a brilhante actuação das “sevilhanas”, Marta Mondragão (Psicóloga) e Ana Jesus (animadora cultural), não faltando as máscaras e enfeites de carnaval que foram sendo produzidos ao longo da semana pela equipa da “camilha”, a tia Mª Rosa e a tia Isabel Agudo, com os apoios morais da tia Águeda, da tia Antónia Sanches, da Paula e da Leonor, da Encarnacion e da Maria Tavares, entre outras.

Está de parabéns o grupo que dinamizou esta iniciativa. Foi animada, sem ser invasiva.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Novo Quartel para o Corpo de Bombeiros de Barrancos

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barrancos abriu concurso público para a construção do novo quartel/sede da Associação.

O preço base para apresentação das propostas é de € 820.411, sendo o prazo de execução da obra de 350 dias.

As propostas deverão ser apresentadas até ao 40º dia seguinte ao da publicação do anúncio no Diário da República, que ocorreu em 20/02/2009.

A obra (se for aprovado o financiamento) será edificada num terreno cedido pelo Município de Barrancos, à entrada da Vila, na zona da Agarrocha (onde há uns anos esteve para ser construída uma fábrica dos queijos).

O concurso público ora aberto é uma condição para a apresentação da candidatura ao financiamento do “Programa Operacional Valorização do Território (POVT) - eixo prioritário III – Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos Naturais e Tecnológicos (Prevenção e Gestão de Riscos)”

Em relação ao actual edifício a situação é ainda incerta pois uma parte é da segurança social (das antigas Casas do Povo) e a outra é da CMB, existindo o compromisso que o mesmo poderá ser cedida aos BVB para financiamento da obra na componente não elegível.


Fonte:
Diário da República, 2.ª série - N.º 36 - 20 de Fevereiro de 2009 - Anúncio de procedimento n.º 650/2009 - Página n.º 2

Ser Voluntário em Barrancos

Numa altura em que os ministérios da Saúde e da Educação discutem a possibilidade do regresso ao trabalho, em regime de voluntariado, de médicos, enfermeiros e professores, é bom lembrar que em Barrancos, para além dos Bombeiros, há outra instituição local capaz de acolher voluntários: o Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos.

Se está disponível, se acha que tem competências, vontade e está interessado(a) em prestar um serviço à comunidade, não hesite, contacte a IPSS e ofereça-se para fazer parte duma "casa" que tem como objecto social a prestação de cuidados e de assistência aos seus residentes e aos beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Quem é o Voluntário?

"É o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora. A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei." (art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)

O regime jurídico do Voluntariado está previsto no Decreto-Lei nº 389/99, de 30/9, que regulamenta a Lei nº 71/98, de 3/11.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Carnaval ... do BCP Milennium: Capítulo I

Imagine que recebe uma carta de um banco…
Imagine que a carta o notifica para, no prazo de 5 dias, regularizar uma dívida de mais de mil euros…
Imagine que, nessa carta, é tratado por fiador de R..
Imagine que esse R. celebrou um contrato de crédito hipotecário…
Imagine que R. não pagou uma prestação…
Imagine que, sendo fiador, vai ter que pagar a prestação de R….

Fica surpreendido!? Sim, então liga para o banco…
Imagine que o banco confirma a dívida…
Imagine que o banco confirma os seus dados: BI, NIF, morada, telefone de casa, do emprego, telemóvel…
Imagine que o banco confirma a data de celebração de escritura: 25/12/2005…
Imagine que essa escritura foi celebrada em Abrantes…
Imagine que participou na escritura, juntamente com mais cinco pessoas (4 fiadores e 2 compradores)…

Continua surpreendido?!
Imagine que, na sequência dos contactos descobre o cartório notarial onde foi celebrada a escritura…
Imagine que fala com a Notária…
Imagine que fica a saber quem são os titulares do crédito hipotecário …
Imagine que fala pessoalmente com um dos titulares do crédito…

Confuso?!
Agora os factos:
Não conhece os mutuários….
Não assinou nenhuma procuração…
Não participou na escritura de compra-venda de casa… em Abrantes…
Não conhece Abrantes...
Não é cliente do banco…

Continua confuso?!
Eu também! E transtornado!

(Continua...)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Desfile de Carnaval - Escolas de Barrancos

O Agrupamento de Escolas de Barrancos promoveu esta manhã o desfile de Carnaval pelas ruas da Vila de Barrancos, com actuação "especial" na Praça da Liberdade.

Participaram no desfile os alunos, os professores, as animadoras e as auxiliares de educação do jardim-de-infância de Barrancos.

A abrir o desfile, vinham os "ratinhos, ratos e ratazanas" numa alusão ao conto do Flautista de Hamelin dos Irmãos Grimm.

Para que a memória não se apague.

Guerra y Património en el frente Extremenho – 70º aniversario del cierre de la “Bolsa de la Serena”

O Grupo de Estudos sobre História Contemporânea de Extremadura espanhola (GEHCEx) e o Centro de Desarrolho Rural de la Serena, promovem no próximo dia 26 de Fevereiro, quinta-feira, o lançamento do livro em título.

A apresentação do livro decorrerá em Mérida, no Centro Cultural Alcazaba, pelas 20h00 locais, prevendo-se as intervenções de Manuel Fernandez, presidente do CEDER/Serena, José Hinojosa, Victor M. Gibello e António Lopez, investigadores e autores de diversos livros sobre o assunto.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

LAR - Novo equipamento social

Termina na próxima quarta-feira, dia 25, o prazo para apresentação das propostas para a empreitada da obra de Construção de Equipamento Social com Valências de Lar de Idosos, Centro de Dia, SAD e Creche, que tem como preço base € 1.741.786,00, e o prazo de execução de 420 dias.

A obra, financiada pelo programa PARES (70%) e pelo Município de Barrancos (30%) é promovida pela associação Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos.

Se não houver qualquer contra-tempo, a obra deverá estar iniciada em finais de Abril de 2009 e concluída em Agosto de 2010.

Com a entrada em funcionamento do novo edifício será encerrado o actual "lar" e devolvido o imóvel ao seu proprietário, neste caso, o Município de Barrancos.

V Convívio Internacional de Futebol 5 - Escolinhas

A câmara de Barrancos, através do seu Serviço de Desporto, promove este sábado, dia 21, a 5ª edição do Convívio Internacional de Futebol 5 de Escolinhas.

Participam no convívio uma centena de crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, provenientes das seguintes localidades/equipas:

- Barrancos (Barrancos Futebol Clube);
- Évora (Lusitano de Évora;
- Moura (Moura Atléctico Clube);
- Aroche;
- Encinasola;
- Oliva de la Frontera.

O convívio tem como objectivo geral a promoção e a dinamização da actividade física e desportiva, para crianças e jovens interessados na modalidade, numa vertente lúdica, recreativa e formativa.

O convívio decorre em simultâneo no Pavilhão Gimnodesportivo Paulo Guerra e no Polidesportivo da EBI, com início às 10 horas.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ordenamento do trânsito: A nova sinalética

Para quem não está lembrado recordo que há cerca de um ano o Município de Barrancos aprovou um novo regulamento de trânsito. O regulamento, que foi precedido de apreciação pública (Aviso nº 909/2008, DR, 2ª série, nº 7, de 10/01), tem por "objecto o ordenamento da utilização da via pública por peões, veículos motorizados e veículos não motorizados na vila de Barrancos."

As alterações ao ordenamento do trânsito começaram agora a ter alguma visibilidade. A nova sinalética já está colocada nalgumas zonas da Vila, em especial nas imediações da EBI.

Dada a sua complexidade e para evitar as normais confusões em automobilistas e peões, talvez seja aconselhável que a sua aplicação seja progressiva e faseada, com um período de adaptação para melhor conhecer as inovações.

Para quem quiser familiarizar-se com estas alterações, poderá consultar o regulamento do trânsito no site da CMB (www.cm-barrancos.pt) ou na página electrónica do Diário da República (http://dre.pt/pdf2sdip/2008/01/007000000/0123901241.pdf).

Espera-se que este regulamento venha ordenar o estacionamento - Praças da Liberdade e do Município (estacionamento caótico) e Rua 1º de Dezembro (estacionamento e paragens abusivas ) - facilitando a fluidez do trânsito e garantindo a segurança dos peões.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Barrancos Futebol Clube

O Barrancos Futebol Clube é uma associação “cultural de intervenção social” criada em 27 de Abril de 1982, tendo como objecto social:

a) Fomentar a educação física e a prática desportiva através do desenvolvimento das mais variadas actividades, designadamente, a formação de classes de ginástica e a implementação das diversas modalidades desportivas;
b) Promover a apoiar iniciativas de dinamização cultural e recreativa e de bem estar social por si ou em colaboração com os outros locais para o mesmo fim vocacionados.
(Cfr. art. 1º e 3º dos estatutos).

Listagem dos Órgãos Sociais – Biénio 2007/2008

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Reinaldo Sabino Caçador;
Secretário – Félix Porta Caçador;
Vice-secretário – António Eduardo Ramos Monteiro.

DIRECÇÃO
Presidente – Mário José Garcia Ruivo.
Vice-presidente – Jacinto Manuel Jeramilho Mondragão.
Secretário – Emílio Manuel Rúbio Domingues.
Vice-secretário – Manuel Maria Ramos Monteiro.
Tesoureiro – Francisco Alfredo Jorge Cuecas.

CONSELHO FISCAL
Secretário – João António C. Gonçalves
Vice-secretário – Dinis Alexandre Caçador Garcia

O Barrancos Futebol Clube, tem sede actualmente na Rua de S. Sebestião, nºs 2-4, em Barrancos.

Para informação complementar, em especial quanto ao curriculum desportivo deste clube, aconselha-se a visita site a seguir indicado, que serviu de fonte para esta notícia: http://barrancosfc.com.sapo.pt/index.html

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

As estradas para Barrancos: A incúria, a ausência de Estado e a falta de responsabilidades.

A questão das ligações rodoviárias a Barrancos constitui um dos assuntos mais debatidos a nível local: câmara e assembleia municipal, junta e assembleia de freguesia, população em geral. Todos vimos sofrendo com esta situação, desde há mais de duas décadas, para não dizer desde sempre…

Até hoje nada resolvido!

As EENN 258 (Santo Aleixo/Barrancos) e 386 (Amareleja/Barrancos) apresentam traçado e pavimento tão degradados que a simples circulação pedonal coloca em risco a segurança de qualquer pessoa. Circular de carro, mesmo a 20 Km/hora, é tão perigoso que devia ser proibido.

Estas estradas não têm buracos, na maioria dos casos são crateras.
Estas estradas não têm poças de água, nalguns casos são mini-alquevas;
Estas estradas não têm lombas, nalguns casos são montanhas.

Neste momento, a questão é a seguinte: Onde ficam as responsabilidades do Estado?
O que é feito do Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias, vulgo InIR, organismo que, entre outras, tem como atribuições:

-Superintender a segurança e qualidade da infra-estrutura rodoviária;- Promover a definição e aplicação de normas relativas à qualidade e segurança das infra-estruturas rodoviárias; - Definir as normas regulamentares aplicáveis ao sector e os níveis de desempenho das infra-estruturas rodoviárias;
- Assegurar e monitorizar a defesa dos direitos e interesses dos utentes;

Enquanto utilizador exijo ao InIR que proceda com urgência à elaboração de um relatório para verificação e confirmação do estado de degradação das EN 258 e 386 e da falta da condições mínimas de segurança dos utilizadores, notificando com urgência a entidade gestora (Estradas de Portugal) para a resolução e reposição dos parâmetros de qualidade legalmente admissíveis a esta categoria de estradas.

Para continuar a indignação, aqui fica o nome/contacto do responsável:
InIR - Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias, I.P.Rua dos Lusíadas, 9 - 4º F - 1300-364 LISBOA. Tel.: 213 643 116 - Fax: 213 643 119 - Mail: inir@inir.pt

Câmara Municipal atribui louvor ao Padre Manuel Alves

A câmara municipal de Barrancos atribuiu um voto de louvor e de reconhecimento ao padre Manuel Alves, “pelo seu breve mas intenso magistério sacerdotal na Vila de Barrancos…”.

De acordo com a proposta subscrita pelo seu presidente, aprovada por unanimidade na reunião de 28 de Janeiro passado, a câmara de Barrancos, destaca também o “entusiasmo, a sua dinâmica e o seu trabalho em prol da Comunidade Barranquenha, junto das associações… dos jovens e das camadas mais desfavorecidas da população”. Para a câmara municipal, o padre Manuel Alves “constitui um verdadeiro exemplo de abnegação e espírito cristão”.

Entretanto, o abaixo-assinado a favor do regresso do padre Manuel Alves, que em poucos dias foi subscrito por cerca de um milhar de barranquenhos e amigos, foi entregue pessoalmente ao Bispo de Beja, na primeira semana de Fevereiro. Segundo o relato dos portadores da mensagem, o bispo mostrou-se “sensibilizado e emocionado por ter na sua diocese um padre tão acarinhado e desejado”, prometendo dar notícias para breve.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Viaturas abandonadas para os Bombeiros

Qualquer cidade ou vila que se "preze" tem de ter carros abandonados ou em estacionamento abusivo a degradar e a ocupar os passeios e outros lugares da via pública.

Barrancos não podia ser excepção! A constatação desta realidade levou os Bombeiros Voluntários de Barrancos a disponibilizar-se para receber essas viaturas no Quartel-Sede, para que possam ser reutilizadas nas aulas práticas de desencarceramento habitualmente realizadas pelos corpos de bombeiros.

Esperamos que o apelo seja ouvido e os carros sejam "oferecidos" aos bombeiros ou retirados da vía pública.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Sociedade União Barranquense

Em Barrancos existem duas colectividades locais que, em tempos, presumiam de alguma rivalidade fruto de uma época ainda na memória.
A Sociedade Recreativa Artística Barranquense (SRAB), ou sociedade dos Rapazes, também conhecida por sociedade dos Pobres e a Sociedade União Barranquense (SUB) ou sociedade dos Ricos.

De acordo com os estatutos de 10 de Outubro de 1942, data da sua fundação, a Sociedade União Barranquense tem como fins (objecto social) a “honesta e decente instrução e recreação dos sócios e de suas famílias”, disponibilizando para recreio dos seus associados “sala de conversação, de bilhar, de jogo da vasa e outros lícitos e poderá haver, acidentalmente, bailes, saraus literários e musicais”, para além de “gabinete de leitura com jornais, ilustrações, etc;…”

Os actuais corpos sociais têm a seguinte composição:

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:

Presidente: Jorge Manuel Ventinhas Túribio
Vice – Presidente: António Fernando Lopes Bergano Campos
Secretário: Marcelino Rico Veríssimo
Vice – Secretário: Francisco Fialho Pereira Janeiro

DIRECÇÃO:

Presidente: José Francisco Martins Rico
Vice – Presidente: José Gavino Garcia
Tesoureiro: Luís Manuel Baleizão Pica
Secretário: Dinis Alexandre Caçador Garcia
Vice – Secretário: Cândido Manuel Garcia Bergano

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Manuel Jacinto Jorge Rúbio
Secretário: Mamede Branquinho Guerreiro
Vogal: Francisco Oliveira Carvalho

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Associação de Reformados de Barrancos celebra aniversário

A Associação de Reformados de Barrancos comemora dia 14 de Fevereiro, sábado, o 2º aniversário da sua fundação. Para o celebrar convidou os seus associados para um lanche-convívio a realizar no Quintalão de Festas, pelas 16h00.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sociedade Filarmónica Barranquense: Órgãos Sociais 2009/2010

Para conhecimento geral, abaixo se publica a composição dos órgãos sociais da Sociedade Filarmónica Barranquense (mandato 2009/2010):

Mesa da Assembleia Geral
Presidente – José Manuel Coco Rodrigues;
Vice – Presidente – Vera Maria Cuecas Cortegano;
Secretário – Alexandrino Branquinho Gonçalves;

Direcção
Presidente – Emílio Carvalho Domingues;
Vice – Presidente – José Domingos Mendes Marques;
Tesoureiro – Francelino Barrocal Domingues;
1º Secretário – Mário Francisco Àlvares Cavaco;
2º Secretário – Domingos Maria Ruivo Pica.

Conselho Fiscal
Presidente – António José Baleizão Segão;
Secretário – Marisa da Conceição Gonçalves Ramos;
Relator – Paulo Jorge Lema Nazaré.

A Sociedade Filarmónica Barranquense (SFB) é das mais antigas associações barranquenhas. Foi fundada em 1990, tendo a sua origem na Banda Filarmónica Fim de Século, criada em 1899.

Da história da Sociedade ou da Banda, como é mais conhecida, que fica para outro post, fazem parte os seus componentes e maestros aos longo dos tempos.

Desde Agosto de 2006 a Banda é dirigida pelo Maestro Francisco Manuel Roque Nunes (Roque, para o amigos), músico saxofonista da "casa" desde 1984.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Salão Nobre acolhe aulas de História

O Salão Nobre dos Paços do Município de Barrancos foi o palco para uma aula de História, que tinha como tema principal: A Primeira República.

Os alunos da disciplina de História do 9º ano da EBI de Barrancos, tiveram dia 6, sexta-feira, às 8h30, uma aula diferente do habitual. No Salão Nobre (ou Sala de Sessões), a docente da disciplina tentava motivar e despertar o interesse dos seus alunos para o período conturbado que sucedeu à queda da monarquia em Portugal.

Inspirada numa assembleia do princípio do séc. XX, professora e alunos discutiam, entre outros assuntos, “a importância do voto popular e o estabelecimento da idade de voto”. Por maioria, sairia vencedora a posição que “fixava em 24 anos a idade mínima para poder votar…”

No final da aula os alunos foram saudados pelo presidente da câmara municipal, António Tereno, que fez questão de recordar a importância do conhecimento da História para a formação da identidade local dos barranquenhos.

A aula terminou já passava das 9h45 mas ficou a promessa, já acolhida pelo presidente da assembleia municipal, Emílio Domingues, de ter continuação na sessão de Fevereiro desse órgão municipal. Nesta sessão da assembleia municipal, um dos alunos, em nome da turma, terá a oportunidade de intervir e apresentar aos deputados municipais uma comunicação sobre a “implantação da República em Barrancos”, tendo como base a acta da reunião da câmara de Barrancos, de 7 de Outubro de 1910, que os alunos tiveram a ocasião de conhecer.

Nesta aula, cujos trabalhos foram secretariados por um aluno, “foi lavrada acta…”

A Sociedade dos Rapazes

A Sociedade Recreativa Artística Barranquense (SRAB), também conhecida como "Sociedade dos Rapazes" ou "Sociedade dos Pobres", está a atravessar momentos de alguma instabilidade.

A falta de comparência ao acto de posse da totalidade dos membros eleitos para os órgãos sociais (mandato 2009) no dia 23/01/2009, levou a direcção cessante a emitir o comunicado que abaixo se reproduz:

"COMUNICADO

Em resultado da AG Extraordinária realizada em 23 de Janeiro último, foi eleita uma lista para os Órgãos Sociais da SRAB (mandato de 2009), a qual foi aprovada por larga maioria dos sócios presentes.
Acto seguido, o Presidente da Mesa da AG convocou todos os elementos que constituíam a lista, para tomarem posse no dia 2 de Fevereiro.
Na sequência de dita convocatória, não compareceu qualquer elemento da referida lista à tomada de posse, tendo ficado, por conseguinte, os lugares vagos.
Assim, e por que o tempo não se compadece com mais demoras, os Órgãos cessantes desta Colectividade (Assembleia, Direcção) decidiram em conjunto:
1 – Avançar com a marcação de uma nova AG para Eleição dos Órgãos Sociais, mandato de 2009, no período máximo de entre 30 a 60 dias, a contar da presente data;
2- Iniciar de forma imediata o processo de emissão e cobrança de quotas, por forma a garantir as necessárias receitas para fazer face aos encargos correntes que a Sociedade possa vir a ter durante o período acima referido.
3- Por último, e uma vez que as decisões acima enunciadas podem ser contrárias à vontade de alguns sócios, solicitar a todos os que não concordam com a presente decisão o favor de reunirem 10 associados e, num prazo máximo de oito dias, apresentar uma petição para a marcação de uma AG Extraordinária de forma imediata, a fim de resolver a situação atrás relatada.

Barrancos, 03/02/2009
Os corpos sociais cessantes
(sem assinatura)"

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Notícias sobre Barrancos:

Com alguma frequência sou confrontado com pedidos de divulgação de informação/notícias de diferentes domínios e áreas, provenientes de barranquenhos ou amigos de Barrancos que residem pelo País fora ou no estrangeiro.

Apesar de ser um interlocutor privilegiado, nem sempre tenho conhecimento, disponibilidade ou informação do que "se vai passando em Barrancos".

Muita da informação/notícias que os leitores esperam ver neste blogue deveria, na minha opinião, estar disponível nas páginas electrónicas de outras entidades locais (ex: Município, Freguesia, escola, associações locais, clubes, etc;). Compreendo que nem todas as entidades locais têm capacidade para dar resposta a este desafio! Outras já possuem página, carecem apenas de actualização de conteúdos.

De qualquer forma, a partir desta data estarei "alerta" e tentarei publicar mais informação.

Brevemente: A recusa de posse dos novos órgãos sociais da Sociedade dos Rapazes.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Núcleo dos Amigos do Concelho de Barrancos - Assembleia Anual

O Núcleo dos Amigos do Concelho de Barrancos (NACB) realiza a assembleia-geral no próximo dia 7, sábado, pelas 15h00, no Quintalão de Festas de Barrancos.

A AG tem como finalidade, entre outros assuntos, a apreciação do relatório e Contas de 2008 e a eleição dos novos Corpos Sociais, para o biénio 2009/2010.

O Núcleo de Amigos do Concelho de Barrancos é “uma associação regionalista, sem fins lucrativos, fundada em 30 de Maio de 1985, por conterrâneos, na sua maioria residente fora do município de Barrancos. O NACB, com sede provisória na Casa do Alentejo, em Lisboa, tem como objecto principal o incremento do intercâmbio humano entre barranquenhos residentes e ausentes bem como o desenvolvimento sócio-cultural em geral e da comunidade barranquenha em particular.”(in estatutos)

O NACB foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal concedida pelo Município de Barrancos, em Agosto de 2005.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O blogue de uma jovem Psicóloga

Barrancos online. Eis o nome de um novo blogue de uma jovem Psicóloga que exerce em Barrancos, Marta Mondragão.

De acordo com a sua apresentação, o blogue "pretende esclarecer as dúvidas acerca de: sexualidade, métodos contraceptivos, relações amorosas, doenças sexualmente transmissíveis, violência de género/violência doméstica, bullying... "

Porque vale a pena fazer uma visita, aqui fica o endereço: http://barrancos-online.blogspot.com