domingo, 6 de dezembro de 2009

A recolha dos RSU em Barrancos

Em Barrancos, a recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos (vulgo RSU ou lixo doméstico) é assegurada diariamente porta-a-porta pelos serviços da Junta de Freguesia, por delegação do Município.
Para além da recolha diária, a população de Barrancos dispõe também de contentores para lixo indiferenciado, colocados em locais estratégicos pelos serviços da Freguesia. A Vila possui também, talvez em número insuficiente, os chamados Ecopontos (contentores diversificados para a recolha selectiva dos RSU), cada vez mais utilizados pelos seus habitantes, provando que somos cidadãos com consciência cívica e ambiental.
Contudo, apesar da existência de um eficiente sistema de recolha de RSU e de triagem, com alguma frequência somos confrontados com situações de falta de civismo (fotos 1 a 3). E não fique o leitor a pensar que os contentores estavam cheios. Nada disso! Estavam todos vazios, mas alguém mais criativo optou por dar a conhecer e expor publicamente os seus sacos de lixo. Outros, ainda mais criativos, preferem os postes de electricidade. Lamentável.
Em Barrancos, como acima foi dito, é da Junta de Freguesia responsabilidade da recolha dos RSU, que são depositados na Estação de Transferência (ET) das Eiras de Carrasco (foto 4). A AMALGA, com sede em Beja, é a entidade gestora desta ET e a responsável pela reciclagem e transformação dos RSU produzidos em Barrancos e em mais sete municípios do Distrito de Beja.

Foto 1 (04Dez09)


Foto 2 (04Dez09)

Foto 3 (06Dez09)

Foto 4 - Estação de Transferência dos RSU, Eiras de Carrasco, Barrancos


3 comentários:

Unknown disse...

Pois sim é verdade, esta situação vejo eu todos os dias porque algumas destas fotos é do Barrio onde passo todos os dias quando vou para o trabalho e onde tu vives Jacinto. Eu pelo lixo que vejo sempre fora do contentor sei quem é a pessoa que o deixa fora e que deveria ter um pouco mais de civismo e respeito pelos outros. Apesar de ser responsabilidade da JF a recolha acho que não custa nada por o lixo nos contentores mas claro sempre tem que haver alguém que vê as coisas ao contrário. E já agora alguns também deveriam ter um pouco mais de "consciência" e não estacionarem os carros no sitio onde estão os contentores para não dificultarem nem a colocação do lixo nem a recolha do mesmo pelos serviços da JF.

Anónimo disse...

Olhe eu não me queixo de estarem longe ou perto. Até porque quem queira reciclar mete o saco no carro ou vai dar um passeio e aproveita para reciclar. Também, se temos o contentor à porta de casa reclamamos!! Eu só queria saber: Porque retiraram o contentor da reciclagem das pilhas? Pelo menos na minha zona não há e na zona da minha mãe também não. Já tenho levado sacos com pilhas e os tenho entregado em Beja. Mas pessoas que não saiam com frequência devem deitá-las para o lixo normal, o que é péssimo para todos.
CB

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo/a: Tem razão. Ainda, a propósito do lixo não podemos esquecer que este tem de ser depositado denro do contentor em sacos fechados, o que nem sempre acontece. Há algum tempo assisti, por duas vezez, a uma cena irrealista: alguém foi ao contentor com sacos de lixo e, para surpresa geral, em vez de os depositar dentro, sucudio-os e trouxe-os de volta... provavelmente para ser utilizado mais vezes. Moral da história: era uma cidadã ambientalista!

Cpts.

Jacinto Saramago