segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Seis trabalhadores despedidos da Contenda regressam ao trabalho

Em finais de 2008 a Direcção-Regional de Agricultura do Alentejo, em nome do ministro da tutela, despediu todos os trabalhadores do Perímetro Florestal da Contenda, que asseguravam a gestão daquela herdade.

Cerca de um ano depois o Município de Moura que se prepara para, “progressivamente”, assumir a gestão daquela propriedade até 2011, resolveu chamar ao trabalho seis dos trabalhadores despedidos, entre os quais um barranquenho.

Haja sensatez num caso de pura incompetência/negligência ministerial.

2 comentários:

Tói Guerreiro disse...

Ao Executivo da Câmara de Moura um grande bem haja,pela coragem da gestão e pela esperança,que irá trazer aos trabalhadores e suas famílias da Contenda.
Certamente que a história de Moura e da nossa região,registará a contribuição deste Executivo para o desenvolvimento socioeconómico do concelho.
São com estas iniciativas,presumo, com algumas dificuldades,que se combate a incompetência e negligência dos governantes deste país.Com constantes atropelos à dignidade e aos direitos elementares dos trabalhadores,sem que estes indivíduos sejam punidos.
Portanto ser governante neste país, é fácil é barato e dá milhões...face á impunidade desta escumalha.

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Notícia na Rádio Voz da planície (Beja)

Herdade da Contenda: Câmara de Moura apresenta Plano e readmite trabalhadores

Câmara Municipal de Moura apresentou Plano de Gestão do Perímetro Florestal da Contenda. Seis dos onze trabalhadores em situação de mobilidade regressaram à actividade operacional.

Seis dos onze trabalhadores da Herdade da Contenda, situada no concelho de Moura, regressaram à actividade operacional, recrutados pela Câmara Municipal, entidade que em parceria com a Direcção Geral dos Recursos Florestais, gere aquele espaço. Em Dezembro de 2008, esses trabalhadores que integravam um grupo de treze, pertencentes aos quadros do Ministério da Agricultura, passaram ao regime de mobilidade especial interna.

Em 24 de Março do corrente ano, a Câmara e a Direcção Geral rubricaram um protocolo que previa a passagem em 1 de Janeiro de 2012 , que a gestão da Contenda passe a ser gerido pelo proprietário, a autarquia mourense.

Para além da readmissão dos seis trabalhadores, a edilidade apresentou ontem “o Plano de Gestão Florestal”, como revela o presidente da Câmara, José Maria Pós de Mina.

De salientar o território da Contenda ocupa uma área superior a 12 mil hectares, abrangendo o concelho Moura e os municípios espanhóis de Aroche e Encinasola, na província de Huelva.