quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O IUC (selo do carro) pode ficar em casa

Automóvel Clube de Portugal (ACP) alertou os seus associados para a não obrigatoriedade de circular com o documento comprovativo do Imposto Único de Circulação (IUC).

Este entendimento, sancionado pela Circular nº 7/2008 da DGCI, foi agora divulgado na revista ACP, de Novembro 2009 (pág. 4). De acordo com a DGCI, “os proprietários dos veículos não são obrigados a circular com o IUC”, por inexistência de norma legal que obrigue, à semelhança do que sucedia com o antigo Imposto Municipal sobre Veículos (vulgo selo na foto).


Entende a DGCI que a ser levantado auto de notícia pela não apresentação do documento comprovativo do IUC ou da sua isenção, deve o mesmo ser anulado por insubsistência, quer o contribuinte tenha ou não a situação tributária regularizada.

Mas atenção, não sendo obrigatório “andar” com o IUC, nem a sua apresentação às autoridades de fiscalização (GNR ou PSP), não deixa de ser obrigatório o seu pagamento, sob pena de levantamento de auto de notícia pelo respectivo chefe do serviço de finanças, que servirá de base ao processo contra-ordenacional.

Sem comentários: