terça-feira, 3 de novembro de 2009

Baile dos Quintos 2009 em Barrancos

O Baile dos Quintos decorre este sábado, dia 7, a partir das 23h00 no Quintalão de Festas de Barrancos. Os Quintos ou festa das Quintas estava associada à implantação do Serviço Militar Obrigatório (tropa).
A chamada à inspecção militar de todos os rapazes nascidos no mesmo ano, que tinha lugar anualmente em Outubro ou Novembro, era motivo de celebração familiar.
No caso de Barrancos, as festas constituíam motivo de celebração intracomunitária, diferenciada do calendário festivo. A sua organização apresentava-se estruturalmente como um rito clássico de passagem, com uma separação clara dos protagonistas em relação ao resto da comunidade, terminando com uma fase de reintegração onde simbolicamente o jovem “se tornava adulto” (atingia a maioridade).
Na época dos Quintos, os rapazes reuniam-se e percorriam as ruas da Vila, cantando versos em castelhano, muitas vezes dedicados às namoradas ou a outras raparigas que admiravam. Estas rondas nocturnas, praticamente diárias, tinham como local de reunião os bares e os cafés da Vila e terminavam no dia anterior à partida dos “quintos” para a Inspecção Militar com a oferta, pelos familiares, de uma festa em suas casas.
O regresso da inspecção marcava para o grupo a aquisição de um novo estatuto social. Esta transição era marcada com um baile oferecido pelas famílias à população local: O Baile dos Quintos.
Entre 1980-1992 a inspecção militar realizava-se em Setúbal. Nos últimos anos antes da extinção do SMO, os rapazes eram chamados a Lisboa. Actualmente, com a extinção do serviço militar obrigatório há quase uma década, perdeu-se o ritual da festa em casas dos rapazes, mas ainda mantemos a tradição do baile organizado pelos rapazes, ao qual seguindo uma lógica de igualdade de género se juntaram ultimamente as Quintas (as raparigas nascidas no mesmo ano)
No universo identitário de Barrancos, os Quintos provavelmente ocupavam (ocupam) um dos momentos festivos mais importantes, logo depois da Festa de Agosto.
Para que os nossos jovens Quintos e Quintas possam iniciar a Ronda das Noites a cantar "os quintos", aqui ficam (em espanholês) alguns dos versos mais emblemáticos cantados pelos Quintos de Barrancos:

Adiós calle de San Bento
Con ventanas y balcones!
Ya para my se acabaran,
Todas las conversaciones!

Vamos a subir, subir
Que nos llaman las campanas.
Que nos van a inspeccionar
A las diez de la mañana!

Adiós casa de mis padres,
Casa de mi corazón.
Quien te pudiera llevar
Sirviéndome de estación!

El uno lleva en la gorra
El doce en el pantalón.
A ti, querida del Alma
Te llevo en el corazón!

Quítate Deza ventana,
Cara de sardina frita!
Que cada vez que te veo,
Me se revuelven las tripas…

Se el Carrusca nos pregunta,
Por que estamos tan delgado?!
Como vamos a estar gordos,
Sí nos dan el pan tachado!

El uno tengo en la gorra,
El dos, en pantalón!
E a ti querida del alma,
Te llevo en el corazón!

Desde que vino la moda,
De los vestidos granate,
Se parecen las mujeres,
Papas fritas, con tomates!

Mi suegra, la Tía joya,
Ninguna nuera le gusta!
Que haga una de madera
E recoja las virutas!

De noche te vengo a ver,
Por que de día, no puedo.
Me están pariendo las cabras,
E estoy haciendo los chiqueros!

Si quieres que tu abuela
Se ponga vieja!
Ráscale la barriga
Con una teja!

Si quieres que te crezca
Morena, el pelo!?
Péinate con el peine
Que yo me peino!

Deseando estoy, que llegue,
Mañana a las diez del día!
Para que sepa mi madre,
Cual será la suerte mía!

Adiós calle del Cerro,
Que fea eres!
Lo que tienes bonito,
Son las mujeres!

Quiéreme, que yo soy rico!
Que tengo cuatro higueras,
Una pareja de mulos,
E un castañar en la sierra!

Yo no se,
Que tiene madre.
Que cuando la miro llora!
Será que voy a entrar en quinta,
En esta que viene ahora?

Anda, aquí primito hermano
Dos cosas te voy a dar!
La chaqueta e el sombrero,
Que me van a inspeccionar!

Non siento ser soldado
Ni que las balas me maten!
Lo que siento, es mi morena,
Que otros pillos la maltraten!

Una teja te quito,
Y otra te pongo!
Para que sepas niña,
Que soy cachando!

Viva los cabellos rubios!
Viva los rubios rubiales!
Viva los de mi morena,
Que son de los naturales!

Quítate Deza ventana!
Non me seas ventanera!
Que taberna de buen vino
No necesita bandera!

Adiós, que me voy, me voy
Adiós, que me quiero ir!
Ay, dame la mano (paloma)
Que me quiero despedir!

Con un pie en el estribo
E otro en la arena!
Se despide el soldado
De su morena!

Anda vete a la mierda
Con tus quereres!
Tan deprisa me olvidas
Como me quieres!

Soldadito soy, e traigo
En la gorra, dos leones!
Uno para quitar penas,
E otro para las ocasiones!

Ya se va la camioneta
y se llevan a mi hermano!
Ya no tengo quien me traiga,
Pañuelitos de la mano!

Callecita, callecita
Quantos paseos me debes!
Cuantas veces me he arrima-o
A la cal de tus paredes!

El 17 de Octubre
Ya nos van a inspeccionar!
Ay, para saber la suerte
Que Dios nos tiene guardada!

E agora, em Barranquenho, umas quadras do saudoso Leli, recordadas pelo Romão Durão:

O QUINTO

No dia da minhah quintah
Preguntem-le a mêh quintôrroh.
Ê me patiê o gôrro
E ásta l'arranquê a cinta!

Enquanto q'aqueli tio
Me dissi: - "tu báis p'á tropa"!
Me bisti a minha rôpa
E saí dando ronquioh!

Me preguntam: - como fico?
L'arrespondo: "d'acabálo"!
E en casa d'António Lálo
Me f(u)i a tirá oh picoh!


4 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Tudo quanto fosse festa,nesta terra tinha um sabor especial e tem ainda.

O saudoso Manuel Mendes (Leli) escreveu a este respeito.

O QUINTO

No dia dah minhah quintah
Preguntem-le a mêh quintôrroh
Ê me patiê o gôrro
E ásta l'arranquê a cinta

Enquanto q'aqueli tio
Me dissi:_ "tu báis p'á tropa"
Me bisti a minha rôpa
E saí dando ronquioh

Me preguntam como fico
L'arrespondo: "d'acabálo"
E en casa d'António Lálo
Me f(u)i a tirá oh picoh.

SIC

Tem mais onze quadras que não reproduzo por ser enfadonho, mas como se vê já no século passado e bem passado AS QUINTAS os mancebos eram inspecionados na casa do Povo e era sempre motivo de fezta.

Anónimo disse...

Fantástico! Parabens Saramago. Vamos ver se os nossos jovens saem, já amanhã, cantando algumas destas nossas quadras? A Escola que as aproveite e transmita aos seus alunos.
Leli, sempre o Leli.
Que saudades das minhas quintas!
Abraço.
SS

nadia mondragao disse...

o melhor baile de sempre.. vaiam vao divertir-se imenso.
nos quintos 2009 agadeçemos a vossa preçensa. obrigado

Anónimo disse...

Uma tradição como muitas outras embora que por vezes elas vaiam acabando, mas sem duvida uma tradição muito bonita e muito antiga... onde se recorda muita coisa que passaram os nossos antigos
nãon deveria acab acabar nunca...