segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ainda há lobos em Barrancos?

No jornal “Público” deste domingo, dia 29, vinha uma longa reportagem sobre os lobos em Portugal, em especial na serra da Nave, onde actualmente foram “semeadas” ventoinhas eólicas.

Na infografia que acompanha o artigo (pág. P2-7), a propósito da evolução da distribuição do lobo em Portugal desde 1930, surge Barrancos, onde, alegadamente, tinham sido encontrados (contados) estes animais em 1930 (muitos), 1960 (menos) e… 1980 (alguns!). Em 2002 já não há registos de lobos na nossa região.

Tendo conhecimento de lobos em Barrancos, pelo menos, até aos finais da década de 1970 - em especial na zona da Contenda e Canto de Cima -, já a sua existência em 1980, causa alguma surpresa, parecendo-me inverosímil


Caso algum leitor tenha visto algum lobo na região de Barrancos, desde os anos 80 até hoje, que faça o favor de o comunicar (quantos e onde), e desta forma poder confirmar a informação do Grupo Lobo do ICN.

4 comentários:

Anónimo disse...

Existe algum programa ou semelhante para voltar a introduzir o lobo em Portugal? Assim como com o Lince Ibérico.

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a: Se existe, não conheço. Sei que o ICN/Grupo Lobo, que acompanha esta questão, tem como preocupação a sua preservação, lutando contra a extinção, apesar dos protestos das pessoas que são atingidos por estes predadores.

Cpts.
Jacinto Saramago

romcadur@gmail.com disse...

Tive o prazer de axistir a apresentação do Projecto para a introdução do lince em Barrancos, mais propriamente na Coitadinha- Edia.
O Projecto pareceu-me bem estructurado e com bons objectivos, pois começou há já algum tempo com o repovoamento de coelhos que serão soltos, as suas crias, logo que tenham condições para sobreviverem.
No entanto, um projecto deste requer a anuência das populações visinhas;Assim estavam também presentes as autoridades de Moura, Mourão, Valencita e Barrancos como não poderia deixar de ser.
Foi pena a pouca presença de barranquenhos.
Em questões como estas há que estar presente bem para apoiar b em para apontar os malefícios se for caso disso

Jacinto Saramago disse...

Neste domínio, os barranquenhos são muito conservadores e cépticos.
Pessoalmente acredito no projecto, apesar de ouvir alguns "senãos", em especial de quem percebe do campo/mato, tal como os caçadores (alguns dos quais tornaram-se ambientalistas).
O lince precisa de coelhos, mas ainda há muitos predadores nessa área (saca-rabos) que podem incompatibilizar-se com os novos habitantes.

Sigamos o Lince.

Cpts.
Jacinto Saramago