domingo, 13 de setembro de 2009

O regresso a Noudar

O Castelo de Noudar, a cerca de 10 Km de Barrancos, é um dos locais mais visitados desta Vila. Tem mais de mil visitantes/turistas por mês.
.
Neste fim-de-semana, regressei a Noudar, onde desfrutei da tranquilidade e da paisagem sempre bela, apesar do castanho da secura da terra. É sempre um prazer conversar com o Carlos Caçador (Guarda do Castelo) e ouvir as suas histórias que nos transportam para outra dimensão.  Tomar conhecimento do ambicioso programa de requalificação e revitalização do Castelo, projecto conjunto da Câmara de Barrancos e da EDIA, ... a reconstrução das casas, das ruas de Noudar e do Ardila, ... de trazer vida ao... passado, ao berço de Barrancos. Ouvir, do Carlos, uma palestra sobre o Parque Natureza de Noudar, a sua génese, a sua fauna e flora, a chegada para breve do Lince,... os seus predadores, etc...,.
.
No caminho, uma paragem no Monte da Coitadinha, para beber um chá de lúcia-lima ou erva cidreira na esplanada com o Castelo de Noudar como testemunha e a companhia da Lina e da Débora, sempre disponíveis e prestáveis para conversar e falar "da vida", do Parque, da horta biológica frente monte,...

A porta de entrada, onde, em tempos, a serpente com cabeça penteava o longo cabelo louro, à espera do seu amado...
A Torre de Menagem e a Capela de Nossa Senhora de Entre-as-Águas
.
Pormenor da Torre de Menagem, lado nascente
Casas de Noudar
Painéis expostos no Núcleo Museológico
Esplana do Monte da Coitadinha (PNN)

1 comentário:

Unknown disse...

a lúcia-lima e o encantamento da paisagem são apelos irresistiveis para uma tarde bem passada em Noudar. Obrigada pela preferência!
Bárbara