sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Festas de Barrancos 2009 - 1º Dia

8h00 - O céu amanhaceu limpo, sem qualquer nuvem. 39º C é a temperatura esperada para hoje. Apesar da ligeira brisa que sopra, neste momento estão já 22º C.

10h30 - Desde as 8 horas que a Banda Filarmónica Fim de Século de Barrancos andou a percorrer as ruas da Vila, a anunciar a chegada da Festa. Soam foguetes,... Na foto, recepção na praça de Touros, depois de terminada a Alvorada.


Por volta das 10h30 os cabrestos fizeram o reconhecimento do percurso até à praça, que terão de fazer nos três dias seguintes com os touros...


Vista parcial da praça de Touros de Barrancos - Tabuados dos Correios (28082009 - 10h15)


12h30 - Na missa foi anunciada a composição da nova Comissão de Festas 2009-2010: Daniel Caçador Xibito, Carlos Alberto Saramago Marcelo, Carlos Castoeira Reganha, João Carlos Caçador Pinto e Rubem Alexandre S. Marcelo.

20h30 - Hoje, primeiro dia de Festa foi dedicado às celebrações religiosas: De manhã, por volta das 11h30 a Missa Solene. Às 18h00 a Procissão dedicada à Padroeira, Nª Srª da Conceição, percorreu as ruas da Vila, seguindo o percurso tradicional:  Sº Bento, Alto Sano, Montes Claros, Cerro, Montes Claros, Cantinho e Praça do Município.

23h00 - Numa praça cheia, onde quase não cabia um alfinete, os Zapatitos de Tacon e a Alma Raiana animaram a noite. Los Romeritos, grupo flamenco deu o ar da sua graça e ainda consegiu "por a praça a cantar", em duas oicasiões. No final, alguma desilusão: o grupo, proveniente da Amareleja  não se apresentou e muitos pensaram que vinham de Espanha... A animação da praça terminou à meia noite em ponto.


O baile começou cedo. À meia-noite e meia já tocava a Orquestra Cobaltos, de Espanha. O Quintalão de Festas, com entrada livre, rapidamente encheu. Alguma confusão no recinto do baile: as mesas/cadeiras só na parte coberta; muita gente de pé; a pista de baile, muito animada, com passodobles e bolerias, estava mal iluminada e havia zonas de sombra.
Para muitos foi uma noite longa. Às cinco horas ainda soava a música. Certamente o Quintalão ainda estava cheio! Muitos, em casa, já mudavam a roupa para os encerros; outros dormiam nos tabuados. A praça recebeu os primeiros aficionados por volta das quatro da manhã.

1 comentário:

-Nanfsky- disse...

Parabéns Jacinto.
A reportagem da feira que fizeste para o teu blogue é excelente.
Um grande trabalho.

Nuno Mira