quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eleitos novos órgãos de gestão e direcção do Agrupamento de Escolas de Barrancos

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Barrancos deu ontem posse ao professor Bento Caldeira, no cargo de Director do Agrupamento. O director ora empossado tem um prazo de trinta dias para constituir a sua equipa de direcção, que será composta por um subdirector e um director adjunto.
Na mesma reunião, o Conselho Geral elegeu para seu presidente o Sr. José Domingos Mendes Marques, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Barrancos.
O Agrupamento de Escolas de Barrancos iniciou desta forma uma nova etapa no desenvolvimento e aprofundamento da sua autonomia, de administração e gestão, no âmbito do novo modelo aprovado pelo Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril.
De acordo com este novo regime jurídico, são órgãos de administração e gestão do Agrupamento de Escolas de Barrancos:
· O Conselho Geral;
· O Director;
· O Conselho Pedagógico;
· O Conselho Administrativo.
O Conselho Geral é órgão de direcção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da actividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa sendo, no caso de Barrancos, composto da seguinte forma:
· Quatro docentes representando cada nível de ensino do Agrupamento (Educação Pré-Escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo);
· Dois representantes do pessoal não docente;
· Três representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação;
· Dois representantes do Município de Barrancos;
· Dois representantes de entidades ou organizações locais, cujas actividades sejam de reconhecido interesse para o Agrupamento (para este mandato, a CPCJ de Barrancos e Parque Natureza de Noudar)
O Director é o órgão de administração e gestão do Agrupamento de Escolas de Barrancos, nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.
O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do agrupamento, nomeadamente nos domínios pedagógico-didáctico, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente.
O processo de transição para este novo modelo de organização e gestão do Agrupamento, iniciou-se em 30 de Setembro de 2008 com a instalação do Conselho Geral Transitório, que desenvolveu o trabalho de elaboração do Regulamento Interno e de eleição do director.

1 comentário:

Vânia Reganha disse...

Os Bombeiros de Barrancos, estão inseridos num projecto chamado pequenos gestos que salvam nas EScolas, promovido no distrito de Beja, através do CDOS (ANPC). Neste momento, temos 5 pessoas às quais lhes foram reconhecidas as competencias para poderem dar formação a docentes do pré-escolar do 2.º, 3.º ciclo e secundário. Este projecto também seria interessante de acarinhar, devido à sua importância, pois visa que os alunos, professores, e docentes adquiram conhecimentos que podem fazer a diferença entre salvar uma vida e não. Espero que os novos orgãos sejam eles pedagógicos, administrativos etc, se juntem a ele. Da nossa parte estamos prontos a entrar em acção.
Cpts,
Vânia Reganha