segunda-feira, 25 de maio de 2009

As Ganadarias de Barrancos

Nas singularidades da cultura barranquenha destacam-se as tradicionais corridas de touros, que decorrem anualmente de 29 a 31 de Agosto. Sobre estas já muito se conhece e se tem falado. O que muita gente talvez não saiba é que em Barrancos, para além de Terra Única pelas suas Festas, também é Terra de Ganadarias, e não falemos só da Couto de Fornilhos, nas Mercês.

Certamente, muitos barranquenhos ainda se lembram da ganadaria Irmãos Fialho, na Herdade das Russianas, que existiu até 1969, quando o ferro foi vendido à Casa Agrícola Teixeira, de Coruche.

Actualmente, só existe a ganadaria Couto de Fornilhos, na Herdade das Mercês, donde têm vindo a maioria dos touros corridos nas nossas Festas de Agosto, cujas características são as seguintes:

Orelha Esquerda: Fendida;
Orelha Direita: Porta
Sigla Livro Genealógico: 8AP.023-PDT
Divisa: Azul-marinho e Amarela
Antiguidade: 14/10/1976 (Lisboa)
Proprietário: Sociedade Agrícola Couto de Fornilhos
Maioral: Manuel Fernandes
Procedência: Visconde Garci Grande
Encaste Actual: Coimbra (Tamaron - Alves do Rio)

Esboço Historiográfico: Foi esta ganadaria iniciada em 1971, através da compra a José Moro do efectivo com ferro de Visconde Garci Grande. Alterado este, é aumentada com vacas e sementais de Assunção Coimbra (Tamaron - Alves do Rio), sendo ultimamente introduzidos sementais de Vasconcellos d'Andrade, Los Bayones e João Moura.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma "achega". Há anos, não posso precisar quantos, pastavam, em simultâneo, 3 ganadarias nos campos de Barrancos: na Herdade das Mercês(Couto Fornilhos), na Herdade da Fausta (não me recordo o nome da ganadaria) e na Matança (José Brito Limpo).

Vânia Reganha disse...

Adorei este post, pois, informou-me sobre um assunto sobre o qual não fazia "ni puta ideia", aos mais sensíveis as sinceras desculas pela expressão.
Mas é óptimo descobrir coisas novas sobre a nossa Terra.
Vânia Reganha

Anónimo disse...

Alguém sabe qual a ganadaria que pastava na herdade da fausta? Obrigado