sábado, 7 de fevereiro de 2009

Salão Nobre acolhe aulas de História

O Salão Nobre dos Paços do Município de Barrancos foi o palco para uma aula de História, que tinha como tema principal: A Primeira República.

Os alunos da disciplina de História do 9º ano da EBI de Barrancos, tiveram dia 6, sexta-feira, às 8h30, uma aula diferente do habitual. No Salão Nobre (ou Sala de Sessões), a docente da disciplina tentava motivar e despertar o interesse dos seus alunos para o período conturbado que sucedeu à queda da monarquia em Portugal.

Inspirada numa assembleia do princípio do séc. XX, professora e alunos discutiam, entre outros assuntos, “a importância do voto popular e o estabelecimento da idade de voto”. Por maioria, sairia vencedora a posição que “fixava em 24 anos a idade mínima para poder votar…”

No final da aula os alunos foram saudados pelo presidente da câmara municipal, António Tereno, que fez questão de recordar a importância do conhecimento da História para a formação da identidade local dos barranquenhos.

A aula terminou já passava das 9h45 mas ficou a promessa, já acolhida pelo presidente da assembleia municipal, Emílio Domingues, de ter continuação na sessão de Fevereiro desse órgão municipal. Nesta sessão da assembleia municipal, um dos alunos, em nome da turma, terá a oportunidade de intervir e apresentar aos deputados municipais uma comunicação sobre a “implantação da República em Barrancos”, tendo como base a acta da reunião da câmara de Barrancos, de 7 de Outubro de 1910, que os alunos tiveram a ocasião de conhecer.

Nesta aula, cujos trabalhos foram secretariados por um aluno, “foi lavrada acta…”

Sem comentários: