quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O ranking das escolas - o lugar de Barrancos

O ministério da Educação divulgou os resultados dos exames nacionais dos ensinos básicos e secundário do ano lectivo 2007/2008.
Numa lista de 1292 escolas do ensino básico, a EBI de Barrancos ficou posicionada em 1233, com uma média de 2,56 valores (numa escala de 0-5)! No ano lectivo 2006/2007 "ficou" em 1232 (2,20 valores)!
O "ranking da escolas" é um instrumento que permite comparar o desempenho dos alunos das escolas, com base unicamente nos resultados do exames nacionais (básico ou secundário). De uma forma grosseira são aqui "comparadas" realidades sociais, culturais, educacionais e económicas muito diferenciadas.
Para o bem ou para o mal, o chamado "ranking das escolas" veio para ficar. Estou convencido que os pais e encarregados de educação não deixarão de ter em conta esta realidade no momento de nova matrícula dos seus filhos/educandos, sendo que tentação à mudança de escola poderá não ser viável.
No caso da EBI de Barrancos, a posição do ranking foi determinada com base na média aritmética simples dos resultados dos 18 exames efectuados nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, do 9º ano de escolaridade.
A divulgação pelo segundo ano consecutivo do mau desempenho escolar dos nossos alunos deverá ser objecto de reflexão por parte dos pais/encarregados de educação, escola, docentes e comunidade em geral.
No início de um novo ano lectivo ainda estaremos a tempo evitar uma terceira humilhação? A EBI tem os recursos, assim o queiramos aproveitar...

1 comentário:

Anónimo disse...

exames nacionais do 9º ano??? por essa altura as crianças de barrancos já se tornaram pequenos homens e mulheres que gostam de sair e beber copos, com o agravante consentimentos dos ditos encarregados de educação.
a ebi é uma escola com potencialidades inequívocas, pelo menos ao nível de esquipamentos, cabe apenas saber cativar os alunos da melhor forma para se poderem alterar estes resultados, sem esquecer que serão estes os que dentro de alguns anos serão a população activa do concelho.