segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O estado da educação em Barrancos - 2

Sobre o lugar/posição ocupado pela EBI de Barrancos já foram publicados dois post. O de 2008 é recente: 5 de Novembro.

Dada a importância do assunto resolvi publicar novamente o post com o título “O estado da educação em Barrancos”, com data de 3 de Novembro de 2007, que se mantém actualizado, excepto na posição/ranking que descemos mais um lugar...

___
O estado da educação em Barrancos

O Ministério da Educação disponibilizou as notas obtidas pelos alunos do 9º ano do ensino básico em 2006/07, nas disciplinas de Português e Matemática. Foi a partir desta informação que ficamos a saber que a EBI de Barrancos conseguiu a “proeza” de ficar em 1232 em 1285 possíveis! Pior impossível!


Foram realizadas 30 provas, sendo a média de notas de 2,20 (numa escala de 0-5 valores). Tudo reprovado, portanto!

Na EBI de Barrancos estudam cerca de 250 alunos, do 1º ao 9º ano. A maioria das turmas, ou quase todas, têm menos de 20 alunos, o que, na minha opinião, constitui uma enorme mais valia para a interacção professor-aluno e o consequente aproveitamento escolar deste último.

No entanto, o que falha? O que vem acontecendo ano após ano com a educação e as aprendizagens das nossas crianças?Será que as expectativas e a disponibilidade dos alunos e encarregados de educação constituem uma justificação?

Será que os alunos não têm projecto de vida?

Será… e perdoem-me a dureza das palavras, que as expectativas das nossas crianças não vão além de um POC, de ver TV, de beber uns copos (eles) e de passear na estrada (elas)?

Chegou a hora da reflexão. Escola, entidades com responsabilidade local na área da educação, professores, pais e encarregados de educação…

Com este resultado que não dignificam a escola e os alunos, o “Orgulho de ser barranquenho” e “Barrancos, Terra Única!” são slogans que vamos ter de mudar rapidamente, …para não cair no ridículo.”
03/11/2007

___
Um ano depois sabemos o resultado!

Sem comentários: