domingo, 9 de novembro de 2008

A Comenda de Noudar

Com a devida autorização da Drª Domingas Segão, que adquiriu as cópias à Torre do Tombo, abaixo se publica o "Tombo da Comenda de Noudar, de 1607".
A comenda, ou “encomenda” era um benefício (ex. terras), das Ordens Militares, concedido a título provisório aos cavaleiros da Ordem.
A doação de territórios em zonas de fronteiras às Ordens Militares tinha como pressuposto a sua defesa. Deste modo, eram concedidas comendas aos frades, para com as rendas suportar gastos com as milícias. Após a anexação das Ordens Militares à coroa, as comendas eram dadas como mercê, com o objectivo de o monarca recompensar serviços e sustentar os nobres.
_____
1607, Noudar

(ANTT, Papeis diversos e Tombo das Comendas, nº 373, Tombo da Comenda de Noudar 1607, fls. 18 v., 19)

Confrontações de toda a Comenda asim defesas como Campo de Gamos

Achou o dito Juis do tombo segundo a imformacam que tomou de muitos homens velhos e por a andar toda a comenda comiguo escrivam como atras fiqua dito que parte toda esta comenda de Noudar asim defesas como Campo de Gamos emcorporada com tudo o que lhe pertemce e se tem dito atras como o dito Juis tambem vio per escreturas e papeis autos emformações desde os curaes dos Ladinos emdireitamdo com o cerro do molham de Pero Miguel e o ribeiro abaxo ate a Volta do Torno a donde esta o malham e dahi por a canaheja a cair ao malham do Cadaval que esta na vega da cevada e dahi a malhoeira adiante a dar as Adelfilhas por a malhoeira o ribeiro acima e dahi emdireitamdo agoas vertentes a dar no charquo de Paschoal Martins a dar ao ribeiro de Val Covo e o ribeiro abaxo ate se meter na ribeira da Ardilla e Ardilla abaxo ate domde se junta Mortigam com Ardilla e Mortigam acima ate as juntas do ribeiro de Gamos e do ribeiro de Gamos acima ate os curraes de Nadinos as quaes confronta como vem todas medidas as varas conforme atras fiqua dito por os medidores ajuramentados em presemsa do dito Juis e procurador do comendador e comiguo escrivam Amdre de Matos escrivão deste tombo o escrevy.
___
Regras de transcrição: opção pela norma que estabelece um rigor “intermédio” em relação à grafia da época:
a) actualizou-se o emprego das maiúsculas e minúsculas, quer no interior, quer no início da palavra;
b) desenvolveram-se as abreviaturas assinalando em itálico o desenvolvimento;
c) manteve-se a ortografia e a pontuação;
d) actualizou-se o “u” com valor consonântico.

_____
Nota:
Da leitura do Tombo facilmente se verifica que há locais e sítios que não conservam os topónimos da época, por desuso, por actualização (corruptela), por alteração ou quiças por lapso do escrivão.

Sem comentários: