segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Festas de Barrancos 2008 - Dia 31 (4º dia)

Durante a noite formaram-se algumas gotas de orvalho. No entanto, às 7h45 a temperatura do ar era de 19ºC. Sentia-se uma ligeira brisa.
Às 8h20 já estava o primeiro touro na rua da Igreja. Subiu ligeiro. Parou frente às grades junto à GNR. Alguma confusão; muitos tropeções; nada grave. Prontamente, acompanhado por meio dúzia corajosos (afoitos) entra na praça, onde é laçado e encerrado 20 minutos depois.
Entretanto, o barulho do foguete a avisar da largada do touro, assusta um jovem que dormia no tabuão do tabuado das “finanças” e cai à praça. Grande confusão à volta. O jovem não reagia; estava inconsciente. Uma pancada nas costas podia ser grave. Rapidamente os bombeiros imobilizam-no e, com muita dificuldade, retiram-no de debaixo dos tabuados, sendo transportado para o centro de saúde.
À tarde soube-se que nada de grave tinha sucedido. Algumas dores e hematomas, e pronto… já pode assistir à tourada de tarde.
Depois do touro, segue-se a vaca que também subiu a rua como uma raio. Já na praça algumas brincadeiras fizeram que o encerro terminasse passadas das 9h30.
A temperatura do ar estava a subir. O sol aquecia: 26ºC às 10h00.
Entre o encerro e a tourada das 18h00: pequeno-almoço, com eringos (churros ou farturas); antes do almoço umas minis ou um vinho (tinto de Barrancos, … do Chamorro, colheita 2006), acompanhados com tapas de carne de tomate (preferencialmente de touro), presunto DOP de Barrancos; a partir das 16h00, ala, que se faz tarde é preciso apanhar o lugar…
A temperatura continua a subir. Às 18h00 deve rondar os 31ºC.
Na praça alguns corpos devem estar a escaldar. Por dentro e por fora, daí aproveitarem a água da rega da praça para refrescar!
O início da corrida atrasa-se. Faz parte da tradição! Por volta das 18h45 solta-se o touro para ser “atendido”pelo novilheiro João Augusto Moura. Uns passes bons, outros assim-assim; muita gente na praça a distrair o touro. O final… à terceira!
Retirado o touro da praça pela parelha de mulas, é hora de “soltar” a vaca. Os toureiros locais e forasteiros já estão preparados. A vaca é “atiradiça”; procura o corpo, corre os paus… enfim o costume até por volta das 20h00.
Amanhã há mais! Duas vacas da responsabilidade da nova Comissão de Festas. As entradas são grátis, anuncia o alto-falante durante a corrida.
Às 22h30 começa o espectáculo na praça. António Zambujo é o artista contratado. Fados. Barrancos não está habituado, mas gosta, ouve e cante, retribui. Bom.   Uma jovem sobe ao palco, também anima a festa… A assistência aplaudia. Gostou. Às 23h30 vamos para o baile.
O portão do Quintalão abre às 23h55 e logo as pessoas correm a apanhar mesa e cadeira. Cerca de 00h30 o recinto do baile está composto. A noite promete. A orquestra “Decisiones” começa a tocar.
Sente-se um ventinho fresco. Uma camisola não ficava mal.
Amanhã é dia 32!

2 comentários:

Anónimo disse...

Já se sabe o saldo final da fêra deste ano??

Anónimo disse...

Sim sobrou 510€. E ao que parece pagaram tudo ainda ofereçeram 900 e tal euros à Igreja e compraram 2 jaulas para o transportes dos animais de lide.
Nada Mau em tempos de crise.