domingo, 27 de julho de 2008

O cluster do Presunto de Barrancos (DOP)

A Embraer, empresa brasileira de aeronáutica, vai investir 148 M€ na construção de duas fábricas em Évora, que poderão criar até 578 postos de trabalho em 2012, quando estiverem operacionais.
Só faltam 110Km para que a “direcção comercial de luxo” do ministro Manuel Pinho, o da Economia, se lembre de Barrancos, que está a concluir um Parque Empresarial.
Pode ser que daqui a uns anos, depois do cluster da aeronáutica de Évora/Ponte Sor, do cluster da refinarias/polímeros de Sines, etc… venha a ser uma realidade o cluster da indústria agro-pecuária associado aos produtos tradicionais de elevada qualidade, tendo como referência o Presunto de Barrancos, única DOP nacional de presunto.
O Parque Empresarial de Barrancos (PEB) é um sonho com cerca de 20 anos, desde a construção da primeira zona industrial na Agarrocha, que só foi possível concretizar em 2002 com a elaboração do seu Plano de Pormenor.
De acordo com a “newsLetter” nº1 do PEB/CMB, a Zona de Intervenção do Parque Empresarial de Barrancos, abrange uma área total de 123 mil m2, dos quais cerca de 40 mil são destinados a unidades agro-industriais, 16 mil a outras actividades e 3 mil a equipamentos colectivos. (NewsLetter nº 1, Junho de 2008, http://www.cm-barrancos.pt/)
O PEB, a construir até finais de Agosto próximo, contará “com diversos serviços comuns e equipamentos colectivos. Haverá, ainda, um espaço reservado para a criação do Centro de Desenvolvimento de Iniciativas Empresariais (CIE) e o Centro de Estudos do Presunto de Barrancos”.

Sem comentários: