domingo, 25 de maio de 2008

O patriotismo de Portas.

Consta que o deputado Paulo Portas foi comprar caramelos a Badajoz e, de caminho, conhecer o preço dos combustíveis do lado de lá da fronteira.

Depois do sorriso e do abraço do costume ao gasolineiro de serviço na estação de serviço, confirmou do alto da sua sabedoria que os preços são mais baratos em Espanha, entre 20 a 35 cêntimos. Será por isso, declarou, que as “bombas de gasolina de Elvas estão às moscas…”

Para não ser criticado por Sócrates, o primeiro cá do burgo, não “meteu” gasolina! Foi patriota?! Não! Foi demagógico e populista como sempre.

Eu, simples cidadão português de Barrancos, território português que entra por Espanha adentro, me confesso:

Há cerca de dois anos optei por encher o depósito do carro com gasóleo do Posto de Combustível de Encinasola, Espanha, a 9 km de Barrancos. Poupo mais de 20 euros.

Há cerca de um ano, por imposição de terceiros, fui obrigado a comprar a garrafa de gás no mesmo local. O revendedor do gás em Barrancos, sem qualquer aviso prévio, encerrou o negócio e deixou-me pendurado! Rapidamente dei conta que “há males que vêem por bem”. A mesma garrafa de gás em Encinasola, no “meu” Posto de Combustível, custava 11 euros menos! Sim, sim… 11 euros há um ano.

No passado dia 20, quarta-feira, comprei a última garrafa de gás. Preço em Espanha: 15 euros. Preço em Barrancos: 25 euros.

Não me importei nada com o enginheiro Sócrates.

Sem comentários: