segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Câmara de Barrancos e Universidade de Évora assinam protocolo de colaboração

Aproveitando a realização da Jornada de Falares Fronteiriços, que decorreu no dia 21 de Fevereiro de 2008, o Presidente da Camara de Barrancos e a Vice-Reitora da Universidade de Évora, assinam protocolo de cooperação.
O protocolo de cooperação assinado entre as instituições tem como objectivo a participação conjunta em projectos de investigação, em actividades nos domínios do ensino e da formação, na prestação de serviços à comunidade e na utilização de equipamentos e espaços.
Nas Jornadas de Falares Fronteiriços, participaram em representação de Barrancos e do nosso dilecto local, o presidente da câmara de Barrancos e a sua vereadora da cultura, a Prof. Maria Vitória Navas, da Universidade Complutense de Madrid, a tia Remédios Maruja e a tia Xica Maruja, que deliciaram a assistência com a sua alegria e picardia contagiantes.

1 comentário:

aeloy disse...

Há algum tempo coloquei no meu blog, questão que referi no enquadramente de pequena intervençao que fiz nesta interessantissima sessão, post que aqui, parcialmente, transcrevo.
Abraço
Antonio Eloy

(...)

Awa'ahdah.

Obrigado.
É assim que termina em Eyak artigo que acabo de ler no Guardian sobre o desaparecimento dessa língua, com a morte da sua última falante Udach'Kuqax'a'a'ch que se poderá traduzir como "som que chama as pessoas que estão longe".
Penso, já aqui referi este tema, que é um tema importantíssimo para o ambiente por corresponder à lógica de ligação cultural e à identificação social do ambiente local (por exemplo demex'ch'lda'luw, quer dizer "um buraco grande e traiçoeiro no gelo").
(...)
A linguagem é fonte, também, de mal entendidos. Mas é uma ferramenta fundamental para o conhecimento e a interpretação do mundo em que, onde vivemos.
O desaparecimento do Eiak deve ficar aqui registado, com lamento.
Porque o mundo perde também nesta área a sua diversidade.